"Toda fé deve ser respeitada?
Se essa fé se vê como única verdadeira no mundo, se orienta seus fiéis a converterem todos a si, então ela é um solvente químico de outras espiritualidades.
O perigo dessa universalização divina é que seu exercício nunca é individual.
Pra você dizer que apenas seu deus é verdadeiro você necessariamente precisa invadir a fé alheia e descredibilizá-la. A única maneira de ter uma fé saudável desse tipo é desobedecendo a seus princípios elementares.
Quando um homofóbico diz: "não sou eu que condeno homossexuais ao inferno, é Deus!" vemos que há um exercício de transcendência.
Ou seja, haveria a verdade humana e a verdade divina, essa seria incontestável, afinal esse deus estaria acima de tudo e de todos.
Muitos tentam driblar esse fundamentalismo dizendo que na verdade esse Deus é de amor, portanto não condenaria quem o desobedece ao inferno (se assim fosse, nem inferno existiria).
Enquanto existir a noção de céu existirá a de inferno, a de pecado, de culpa, de salvação e condenação: a estrutura moral permanecerá a mesma.
Ressignificar o conteúdo da Bíblia é um caminho paliativo, mas o grande exercício de contracolonização está, a meu ver, em dizer: independente do que a Bíblia diz ou não, seu conteúdo não deve pautar a vida de todos.
Embora toda religião tenha sua proposição de valores, a maioria não tem como pressuposto a conversão planetária à sua visão.
E vejam, não importa se essa imposição global se diz em nome do amor, da família ou do que for, o fato de ser uma imposição já é em si, a própria violência.
Ninguém deveria ter o direito de exercer uma fé machista, racista, lgbtfóbica.
Nenhuma política coletiva deveria ser moralista. E moral não é só sobre mal e ódio, é sobretudo sobre o bem e o amor.
Política deveria ir além do bem e do mal, inclusive o direito à alimentação, saúde, moradia deveria ser de todos, inclusive dos que "votam mal".
A monocultura da fé jamais diz "deuses acima de todos", pois não admite a concomitância, só vê a si como legítima.
"Só deus pode julgar", não, nem ele."
Geni Núñez - @genipapos
Assista a live completa "Descatequizar para descolonizar" com Geni Núñez em https://www.youtube.com/watch?v=mhtXVH-kO3I&t=2152s
Nenhum comentário:
Postar um comentário