"Se perguntarmos às mais de 50 milhões de pessoas que votaram em Bolsonaro o porquê de sua decisão, a maioria responderá que o fez em defesa da família, da igreja, pelo fim do comunismo, gayzismo e afins.
São milhões de pessoas empobrecidas, que não tiveram nenhuma melhoria de fato em suas condições de trabalho, nem no acesso à saúde, educação e moradia.
Então por que defendem esse governo?
A força da moral fundamentalista cristã é o que as move.
Se perguntarmos: em qual ideologia LGBTS são condenados ao inferno? Em qual mulheres devem ser submissas aos maridos? Em qual ideologia o mundo e toda a natureza foram feitos para o humano dominar e controlar? Em qual ideologia a fome é sanada se você "tem fé"? Que ideologia inspira seus fiéis a destruírem casas de reza indígenas e terreiros porque creem que seu deus é o único verdadeiro e todos os demais devem ser destruídos? E que acha que só existe 1 jeito de exercer a sexualidade (o seu)? E que faz tudo isso em nome do amor, do bem e da salvação?
Machismo, lgbtfobia, violência ambiental, racismo religioso, tudo isso tem a mesma raiz colonial em nosso contexto.
Todo o bolsonarismo nada mais é que o mesmo fundamentalismo cristão que desde 1500 impõe sua monocultura pelo planeta.
Essa defesa do bem, do amor, da família é o que sangra nossas vidas.
Infelizmente boa parte da esquerda institucional também é cristã e apesar de toda a violência intrínseca a ela, continuam a defendê-la.
De certa forma, a saída para o bolsonarismo é simples, mas ao mesmo tempo complexa.
Bolsonaro não garante eleitores por suas propostas trabalhistas, mas por sua proposição moral e isso tem mais força que qualquer argumento concreto.
Portanto é aí que devemos nos direcionar, refrear o crescimento da monocultura da fé é urgente.
Isso envolve o exercício de deixarmos de defender, de procurar lado bom e bonito na ideologia cristã colonial e contracolonizar sua monocultura. Quem está disposto?"
Geni Núñez - @genipapos
Assista a live completa "Descatequizar para descolonizar" com Geni Núñez em meu canal no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=mhtXVH-kO3I&t=2152s
Nenhum comentário:
Postar um comentário