“O Jesus paz e amor de alguns grupos/pessoas progressistas não está presente nos textos do Novo testamento. Em Apocalipse, Jesus pode ser visto como um adepto da machosfera! O cara do machonaria tem um modelo a seguir: Um Jesus violento, guerreiro que destrona Roma.
Daí a associação quase que direta de grupos evangélicos que tendem a uma leitura mais literal dos textos com figuras tipo "macho man" na política. Ser evangélico/cristão e ter um discurso violento não é tão desconexo da realidade textual/histórica do Novo Testamento.”
Wellington Barbosa via Twitter
Entender o que os textos bíblicos significam no contexto em que eles foram produzidos é fundamental para perceber a diferença entre o que está nos textos e o que ensinam que está nos textos. A questão aqui é sobre desonestidade, enfiando no texto o que não está lá, mantendo o povo na ignorância e reféns das diversas lentes ideológicas que distanciam as pessoas de terem informações e, com isso, autonomia e liberdade para decidir por si mesmas.
Se o discurso é libertador, então por que se vale de mentiras? Se o propósito é autonomia e liberdade das pessoas, por que se utilizar da mesma instrumentalização enganosa dos textos e do mesmo modus operandi abusivo de construir coletividades reféns e fãs de seus líderes, acriticamente?
Quando falamos de abuso religioso, muitas vezes somos depreciados como se apenas fundamentados em empirismo, por pessoas que não conhecem nossas pesquisas e nossa jornada metodológica. Confundem plataforma de trabalho com linguagem acessível com rede social, confundem professores com influenciadores.
Quem quiser aprender, aprende. Quem quiser apenas defender seus gurus, líderes, figuras de grande projeção sem questionar, apenas preciso avisar que isso é característica de sistema religioso, há muita pesquisa relacionada para embasar essas afirmações. Repetir o que ouve e aceitar apenas o que te faz sentido não é saber, não é pesquisa, não é honestidade intelectual.
Portanto, aviso que sou professora, não influencer, esse é meu trabalho.
Para quem quiser se aprofundar, acesse o link a seguir e aproveite tudo o que está à sua disposição. - https://linktr.ee/angelanatel
Mensagens proselitistas, raivosas, de fãs que consideram tudo como ataque pessoal, serão deletadas. Ninguém é obrigado a acessar o que produzo, e eu não sou obrigada a ser desrespeitada pelo trabalho que faço.
Obrigada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário