quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Em terra estrangeira

Chegada em Tete

“Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.”

Salmo 119:30

Graça e paz sejam multiplicadas em sua vida, bem como na vida da Igreja moçambicana!

Glória a Deus por Sua fidelidade e cuidado em cada passo dessa jornada que me trouxe de volta a Moçambique.

Ainda em São Paulo, na segunda-feira, logo após de ter enviado notícias pela internet, do aeroporto, encontrei duas irmãs da Igreja Menonita de São Paulo, que passaram o dia comigo em Guarulhos, tornando aqueles momentos, antes tão cansativos, em um tempo abençoado e edificante. Que o Senhor abençoe a vida de Sua Igreja em Saão Paulo, tornando-a próspera nEle.

Na terça-feira cedo desembarquei em Johanesburgo, África do Sul, onde passei toda a manhã até após o almoço. De lá fui para Maputo, onde fui calorosamente recepcionada por meus queridos amigos e irmãos missionários com quem trabalhei no ano de 2003. Com eles passei verdadeiros momentos de alegria, propícios para matar as saudades e me preparar para, no dia seguinte, pegar o último vôo a fim de chegar em meu destino. Fica aqui meu muito obrigada pela vida desses queridos que têm um lugar em meu coração.

Ainda em Maputo, consegui colocar um chip de uma companhia telefônica moçambicana em meu aparelho de celular, por isso peço que os irmãos desconsiderem meu antigo número e o substituam por meu novo número de celular. Apenas quero acrescentar que a telefonia celular é poderoso instrumento de trabalho no que diz respeito ao contato entre a liderança das Igrejas, portanto não terei como passar muito tempo ao telefone, mas me alegrarei muito com mensagens de encorajamento.

Nesta quarta-feira cheguei ao Tete com todas as minhas bagagens e muita expectativa. Apesar de meu nome não constar na lista de passageiros do vôo e eu só conseguir embarcar na terceira vez que tentei fazer o check in, no Tete fui recepcionada pelo Pr. E., líder da Igreja Menonita no Tete e pela missionária M., que me recebeu em sua casa até que eu conseguisse mobiliar o apartamento previamente alugado.

Como cheguei em época de inverno, o clima está quente, mas agradável. Na quinta-feira já enfrentamos em torno dos 30 graus logo às 9 horas da manhã, sem sabermos até que temperatura chegou a parte mais quente do dia. Foram três dias com muita exposição ao ar condicionado (quatro aviões e aeroportos em Curitiba, São Paulo e África do Sul), o que me causou incômodos no ouvido e crises alérgicas fortes (rinite), principalmente à noite. Mesmo assim sinto melhora a cada dia, glória a Deus por isso.

Foi na quinta-feira que conheci o apartamento onde morarei assim que conseguir mobiliá-lo com o básico. São quatro peças (quarto, sala, cozinha e banheiro) e com localização bem no centro da cidade do Tete. Só precisa de alguns reparos (troca de fechaduras, telas mosquiteiros cobrindo o buraco do antigo ar condicionado (que não tem) e consertos em geral.

A missionária M. ficará no Tete até setembro, mas nesses dias já saímos e conseguimos comprar um fogão elétrico de duas bocas para meu apartamento. Estamos para comprar a geladeira, uma mesa e cadeiras e dormirei num colchão no chão até M. se mudar, pois consegui comprar dela um colchão já com base por um bom preço. Agora faltam coisas pequenas, mas básicas, como louça, panelas, panos de prato, lixeiras, etc. São momentos que parecem ótimos, mas a luta aqui é por mnha cor, que faz com que os preços subam assustadora e repentinamente prá mim. A missionária M., que passa por boa moçambicana nesse sentido, tem me ajudado muito.

Ainda na quinta já tive contato com mais alguns irmãos e já marcamos de conversar no sábado, para eu começar a me inteirar da real situação desse campo de trabalho. Além disso, ainda não consegui descobrir nada sobre um plano de saúde na cidade, algo muito importante e que preciso logo resolver.

Nesses dias de grandes desafios o Senhor tem nos chamado para o Vale da Decisão[1], onde precisamos tomar atitudes e assumir posturas baseadas na Palavra de Deus e naquilo que Ele é, e não mais motivados por nossas emoções. O Vale da Decisão também é o lugar onde os perdidos precisam escolher entre a vida e a morte, a benção e maldição. Para eles, essa é a única escolha possível, para nós, há muitas outras. Hoje eu decidi pelo caminho da fidelidade ao Senhor e ao chamado que Ele me confiou. Hoje eu decidi não me deixar levar pelo medo do desconhecido e também do conhecido. Hoje eu decidi ser julgada pelo Senhor para não ser julgada junto com os homens. Jesus é a nossa justiça, a Ele devo a minha vida, a Ele eu dedico a minha vida. Essa é a minha decisão hoje. Vamos decidir, e decidir com sabedoria; pelo sangue do Cordeiro e pela palavra de nosso testemunho somos vencedores.

Prossigamos em nossa decisão e glorifiquemos o Amado de nossas almas: o Senhor Jesus!

Muito obrigada por suas orações e seu apoio, que são fundamentais nesse trabalho. Um grande abraço.

Missionária A.

• Pelo novo número de celular;
  • Pelo novo fogão;
  • Pelos missionários que me receberam em Maputo;
  • Pela irmã M. que tem me acolhido provisoriamente em sua casa e tem me ajudado com as coisas para o apartamento;

Motivos de oração:

• por mais intercessores e mantenedores para esse trabalho;
  • pela vida, sustento e saúde dos missionários em Maputo;
  • por provisão mensal para aluguel, água, luz e despesas gerais;
  • por sabedoria, cuidado e atenção no trato com a liderança moçambicana;
  • Pelo fim dessas crises de rinite e desse incômodo no ouvido;
  • Pela mobília e demais apetrechos, além dos reparos para o apartamento;
  • Por imunidade contra a malária;
  • Pela documentação e processo de entrada no DIRE (visto definitivo de residência aqui no Tete);
  • por alguém de confiança para ajudar na limpeza do apartamento;
  • Pelo curso que a APEC estará realizando aqui em Moçambique em agosto, e para que possamos enviar alguém daqui para fazê-lo;
  • Pelo processo de despedida e mudança da missionária Maria do Tete para Maputo;
  • Por proteção e segurança para todos os equipamentos que trouxe comigo;

[1] Cf: Joel 3:14.

Em terra estrangeira

Chegada em Tete

“Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos.”