quinta-feira, 19 de novembro de 2009

13a Carta - Moçambique (7/11/03)


"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus
preparou para aqueles que O amam." (1 Coríntios 2:9)

Grandes e numerosas vitórias seguem aqueles que amam a Deus de todo o coração, por isso é que nós somos chamados de "mais do que vencedores" (cf. Romanos 8:37).

Nestes últimos 11 meses da minha vida tenho experimentado o tratar profundo e cuidadoso do Pai em meio a lutas, desânimos, preocupações, trabalho (muito trabalho) e responsabilidades. Mas em todas as coisas somos, como Corpo de Cristo, mais do que vencedores. Sinto-me chegando a uma reta final de uma corrida, mas o combate está apenas começando. A Palavra de Deus nos garante isso: "Olho nenhum viu,." o que Deus preparou para nós, o melhor ainda está por vir!

Dou graças a Deus pela vida de cada um de vocês que me sustentou em oração, nas finanças e com todo o carinho através de cartas e e-mails durante todo esse tempo. O Senhor é testemunha do zelo de vocês para com a minha vida, e esta semeadura retornará em forma de grande colheita na vida e no ministério de cada um dos irmãos. Procurei administrar tudo buscando a sabedoria de Deus e, apesar de minha pouca experiência na área de finanças, Deus foi fiel em multiplicar nos momentos de maior necessidade. Em todas essas coisas glorifico o nome do Senhor Jesus por Sua fidelidade e amor.

Caminhamos para o fim da Escola Bíblica de 2003. Tivemos na metade do mês de
outubro uma nova reunião de professores, mas desta vez com Heide Baker, a fim de tomar decisões mais efetivas no melhoramento do ensino da Palavra de Deus. Foi um tempo muito abençoado e produtivo. Muitos alunos foram orientados no sentido de desenvolver diferentes ministérios (não apenas o pastoral) e isso tirou-lhes um grande peso de responsabilidades que eles não precisavam carregar. Ministrei aulas sobre os cinco ministérios e foi tremendo o impacto que isso teve na vida dos alunos. Os irmãos precisavam ver a alegria deles ao serem desafiados a trabalhar dentro da multiforme
atuação do Espírito Santo através dos ministérios Apostólico, Profético, Evangelístico, Pastoral e de Ensino. Eu mesma fui muito ministrada nesse tempo. Glória a Deus!

Dia 25 de outubro fui convidada a participar de uma reunião de oração com
senhoras moçambicanas de uma fraternidade conhecida pelo nome de Aglow. É um
ministério semelhante ao que conhecemos no Brasil como "Desperta Débora", um grupo de mulheres intercessoras e dispostas a buscar o mover de Deus entre suas famílias, Igrejas e em sua nação. Foi uma manhã tremenda de oração e ministração da Palavra de Deus, em que a identidade da mulher cristã africana foi o centro. Com isso pude testemunhar da graça do Senhor em levantar um povo aqui em Moçambique, que se humilha, que ora, que busca a face de Deus e se afasta dos seus maus caminhos. Deus há de ouvir a oração desse povo, perdoar os seus pecados, e curará essa terra! Com certeza "ouvido nenhum ouviu,." o que Deus vai fazer por Moçambique! Aleluia!

Pude também compartilhar uma palavra de encorajamento com aquelas mulheres que mandaram saudações em nome de Jesus a todos os irmãos no Brasil. Além de tudo isso, com a graça de Deus, estou auxiliando I. (missionária brasileira) nos discipulados com os educadores das crianças, utilizando o livro que eu escrevi em março deste ano. Até a nossa última semana aqui (minha e de Iara, pois viajaremos juntas para o Brasil) ainda estaremos finalizando esse trabalho que, esperamos, produza muito fruto nos corações
deste povo.

Na manhã do dia 30 de outubro recebi o telefonema inesperado de um dos ex alunos da Escola Bíblica do trimestre passado, que mora em Chimoio, no centro de Moçambique. Ele me convidou para visitar as Igrejas mais ao centro e pediu muito que eu pudesse ir ministrar em outras partes do país. Meu coração apertou sabendo que as possibilidades são remotas disso acontecer nos dias que antecedem meu retorno ao Brasil. A necessidade ainda é muito grande de trabalhadores dispostos a dar suas vidas para levar a ministração e
o ensino da Palavra de Deus aos povos famintos dela. Muitos são os convites, mas mesmo aqui ainda precisamos escolher pelas prioridades e maiores necessidades, além de nosso compromisso com a Escola aqui em Maputo. Orem para o envio de mais trabalhadores para a Seara do nosso Deus!

O mês de novembro chegou, e com ele também a festa de aniversário para os meninos abrigados aqui; o trabalho foi muito, mas a alegria compensadora. Ganhamos muitos brinquedos de doações vindas de inúmeras partes do mundo, empacotamos tudo, encomendamos bolo e enchemos bexigas. No final vieram 110 das 130 crianças que tínhamos em nossa lista (algumas tinham ido visitar suas famílias). Foi um tempo para abençoar os meninos de 9 a 20 anos, muitos dos quais nunca tiveram uma festa de aniversário antes.

No dia seguinte, com as coisas que sobraram da festa, pudemos abençoar a casa de bebês com uma pequena festa, quando cantamos com eles, distribuímos bolos, balões e doces, além de muito carinho. Reencontrei Paulo, um menino que acompanhei desde minha chegada aqui, e ele está muito diferente. Engordou e já está quase andando. Quando ele chegou aqui "mente nenhuma imaginou." que ele conseguiria firmar aquelas pernas tão frágeis, mas hoje podemos me regozijar por mais esse milagre de Deus!

Também acabei me envolvendo com mais duas missionárias brasileiras (I. e
M.) num programa para aproveitar o tempo das quartas feiras à noite, quando todos aqui desfrutam de um grupo familiar (células), a fim de passar o desenho bíblico sobre a morte e a ressurreição de Jesus, ministrarmos a Palavra de Deus e orarmos com as crianças, e no final distribuímos pirulitos. Cada quarta feira fizemos isso em um dormitório com
aproximadamente 50 crianças por sessão, e cada semana uma de nós três levou a Palavra e ministrou as crianças. Mais uma das alegrias que tivemos em participar da obra de Deus na vida dessas crianças.

Acabei conhecendo Antonio, um menino que aparenta ter 10 anos, e que fala pouco português. Ele conversa mais com outras crianças em changana, perdeu seus pais ainda muito pequeno e foi pego para ser criado por uma senhora muito idosa e muito pobre que não falava português. A única maneira dele sobreviver era mamando numa vaca que a senhora tinha. Ele cresceu assim, até que HB o encontrou e o trouxe para cá. Ele é um menino lindo e estava na festa de aniversário. Os seus olhos brilhavam com os doces, os presentes, os balões. É uma criança linda, mas muito tímida, e estava aprendendo a falar algumas palavras em português. No final da festa ele veio nos dizer "obrigado". Com
histórias como esta nosso coração fica mais encorajado a permanecer no amor pelos necessitados. É isso "o que Deus preparou para aqueles que O amam."

Na última reunião professores da escola Bíblica deste ano, no dia 03 de novembro, todos os professores oraram pela minha vida e me incentivaram a retornar para Moçambique assim que me formar na faculdade. Os convites são muitos e a emoção da despedida é forte, mas os planos de Deus são certos e tudo está em Sua poderosa mão. Guardo no meu coração a Palavra de Deus e assim posso descansar que os Seus planos para a minha vida são de paz.

Agora o trabalho está concentrado na Conferência que teremos semana que vem, e que receberá em torno de 3 mil pessoas, com a presença de John e Carol Arnott, pastores da Igreja em Toronto, Marc Dupont e os líderes das Igrejas em Moçambique. Estamos com o coração cheio de expectativas e nos empenhando muito nos preparativos, pois teremos a Graduação dos alunos da Escola Bíblica e batismo durante a Conferência. Orem por esse tempo que teremos aqui. Deus há de realizar muito mais do que imaginamos! A Conferência terminará com os batismos no dia 16, e no dia 18 à noite será nossa
despedida em Moçambique.

Em tudo, o que deve nos impulsionar é o amor por Jesus! Se O amarmos, vamos
obedecê-lO, vamos honrá-lO, vamos amar nosso próximo. Vale a pena, irmãos, seguirmos no amor, pois "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam." (1 Coríntios 2:9)
Deus os abençoe.
No amor de Cristo.

16 comentários:

Anônimo disse...

I'm impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that's both educative and interesting, and without a doubt, you've hit the nail on the head. The issue is something which too few people are speaking intelligently about. I am very happy I came across this during my hunt for something concerning this.
my webpage - http://3eda.ir/index.php?do=/profile-1357/info/

Anônimo disse...

I really like reading through an article that will make people think.
Also, thank you for allowing for me to comment!
Here is my web-site : Cash loan 720

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. It if truth be told was a amusement account it.
Glance complicated to more brought agreeable from you! By the way,
how can we be in contact?
Here is my page samedayloan

Anônimo disse...

A fascinating discussion is worth comment.
I believe that you should write more on this topic,
it may not be a taboo matter but typically people
don't discuss these subjects. To the next! Kind regards!!
Feel free to visit my webpage :: International-Nutraceutical.Com

Anônimo disse...

It's amazing to pay a quick visit this site and reading the views of all colleagues regarding this piece of writing, while I am also eager of getting familiarity.
Feel free to visit my weblog - Quickpaydayloan

Anônimo disse...

Wonderful post but I was wanting to know if you could write a litte more on this topic?
I'd be very thankful if you could elaborate a little bit more. Kudos!
my site - quick loans 560

Anônimo disse...

We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
Your website provided us with valuable info to work on.

You have done an impressive job and our whole community will be thankful to you.
my website > QuickCashLoans

Anônimo disse...

Outstanding story there. What occurred after? Good luck!
Here is my web site ... Fast Loan

Anônimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!
I'll go ahead and bookmark your site to come back later. All the best
Also visit my blog post dollarstorearticle.com

Anônimo disse...

Admiring the time and energy you put into your blog and in depth information you provide.
It's awesome to come across a blog every once in a while that isn't the same out of date
rehashed material. Fantastic read! I've saved your site and I'm including your RSS feeds to my
Google account.
Also visit my web page - cash loan 720

Anônimo disse...

Definitely consider that that you said. Your favorite
justification seemed to be at the internet the easiest thing
to keep in mind of. I say to you, I certainly
get annoyed at the same time as other people consider worries that they just do
not realize about. You managed to hit the nail upon the highest and
outlined out the whole thing with no need side effect , other people could take a signal.
Will probably be again to get more. Thank you
Feel free to visit my blog - http://phpfox.123Flashchat.com

Anônimo disse...

Superb blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
I'm planning to start my own website soon but I'm a little lost on everything.
Would you advise starting with a free platform like Wordpress or go
for a paid option? There are so many options out there that I'm totally confused .. Any tips? Kudos!
Here is my webpage ... asece.Org

Anônimo disse...

You're so awesome! I don't believe I've read a single thing like that before. So wonderful to discover somebody with original thoughts on this issue. Really.. thanks for starting this up. This web site is one thing that's needed on the web, someone with some originality!
Look into my web blog ; http://bdportuguesa.com/

Anônimo disse...

I think the admin of this site is truly working hard in
favor of his web site, since here every information is quality
based information.
Review my blog post ... Www.Dlresearch.Cn

Anônimo disse...

Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you finding the time and effort to
put this information together. I once again find myself personally spending a
lot of time both reading and leaving comments. But so what,
it was still worthwhile!
Feel free to visit my site : http://Moodlequebec.org/tiki-index.php?page=userpagestephaniak

Anônimo disse...

The other day, while I was at work, my cousin stole my apple ipad and
tested to see if it can survive a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation.
My iPad is now destroyed and she has 83 views.
I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!



Also visit my weblog - buy real youtube views review

13a Carta - Moçambique (7/11/03)


"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus
preparou para aqueles que O amam." (1 Coríntios 2:9)

Grandes e numerosas vitórias seguem aqueles que amam a Deus de todo o coração, por isso é que nós somos chamados de "mais do que vencedores" (cf. Romanos 8:37).

Nestes últimos 11 meses da minha vida tenho experimentado o tratar profundo e cuidadoso do Pai em meio a lutas, desânimos, preocupações, trabalho (muito trabalho) e responsabilidades. Mas em todas as coisas somos, como Corpo de Cristo, mais do que vencedores. Sinto-me chegando a uma reta final de uma corrida, mas o combate está apenas começando. A Palavra de Deus nos garante isso: "Olho nenhum viu,." o que Deus preparou para nós, o melhor ainda está por vir!

Dou graças a Deus pela vida de cada um de vocês que me sustentou em oração, nas finanças e com todo o carinho através de cartas e e-mails durante todo esse tempo. O Senhor é testemunha do zelo de vocês para com a minha vida, e esta semeadura retornará em forma de grande colheita na vida e no ministério de cada um dos irmãos. Procurei administrar tudo buscando a sabedoria de Deus e, apesar de minha pouca experiência na área de finanças, Deus foi fiel em multiplicar nos momentos de maior necessidade. Em todas essas coisas glorifico o nome do Senhor Jesus por Sua fidelidade e amor.

Caminhamos para o fim da Escola Bíblica de 2003. Tivemos na metade do mês de
outubro uma nova reunião de professores, mas desta vez com Heide Baker, a fim de tomar decisões mais efetivas no melhoramento do ensino da Palavra de Deus. Foi um tempo muito abençoado e produtivo. Muitos alunos foram orientados no sentido de desenvolver diferentes ministérios (não apenas o pastoral) e isso tirou-lhes um grande peso de responsabilidades que eles não precisavam carregar. Ministrei aulas sobre os cinco ministérios e foi tremendo o impacto que isso teve na vida dos alunos. Os irmãos precisavam ver a alegria deles ao serem desafiados a trabalhar dentro da multiforme
atuação do Espírito Santo através dos ministérios Apostólico, Profético, Evangelístico, Pastoral e de Ensino. Eu mesma fui muito ministrada nesse tempo. Glória a Deus!

Dia 25 de outubro fui convidada a participar de uma reunião de oração com
senhoras moçambicanas de uma fraternidade conhecida pelo nome de Aglow. É um
ministério semelhante ao que conhecemos no Brasil como "Desperta Débora", um grupo de mulheres intercessoras e dispostas a buscar o mover de Deus entre suas famílias, Igrejas e em sua nação. Foi uma manhã tremenda de oração e ministração da Palavra de Deus, em que a identidade da mulher cristã africana foi o centro. Com isso pude testemunhar da graça do Senhor em levantar um povo aqui em Moçambique, que se humilha, que ora, que busca a face de Deus e se afasta dos seus maus caminhos. Deus há de ouvir a oração desse povo, perdoar os seus pecados, e curará essa terra! Com certeza "ouvido nenhum ouviu,." o que Deus vai fazer por Moçambique! Aleluia!

Pude também compartilhar uma palavra de encorajamento com aquelas mulheres que mandaram saudações em nome de Jesus a todos os irmãos no Brasil. Além de tudo isso, com a graça de Deus, estou auxiliando I. (missionária brasileira) nos discipulados com os educadores das crianças, utilizando o livro que eu escrevi em março deste ano. Até a nossa última semana aqui (minha e de Iara, pois viajaremos juntas para o Brasil) ainda estaremos finalizando esse trabalho que, esperamos, produza muito fruto nos corações
deste povo.

Na manhã do dia 30 de outubro recebi o telefonema inesperado de um dos ex alunos da Escola Bíblica do trimestre passado, que mora em Chimoio, no centro de Moçambique. Ele me convidou para visitar as Igrejas mais ao centro e pediu muito que eu pudesse ir ministrar em outras partes do país. Meu coração apertou sabendo que as possibilidades são remotas disso acontecer nos dias que antecedem meu retorno ao Brasil. A necessidade ainda é muito grande de trabalhadores dispostos a dar suas vidas para levar a ministração e
o ensino da Palavra de Deus aos povos famintos dela. Muitos são os convites, mas mesmo aqui ainda precisamos escolher pelas prioridades e maiores necessidades, além de nosso compromisso com a Escola aqui em Maputo. Orem para o envio de mais trabalhadores para a Seara do nosso Deus!

O mês de novembro chegou, e com ele também a festa de aniversário para os meninos abrigados aqui; o trabalho foi muito, mas a alegria compensadora. Ganhamos muitos brinquedos de doações vindas de inúmeras partes do mundo, empacotamos tudo, encomendamos bolo e enchemos bexigas. No final vieram 110 das 130 crianças que tínhamos em nossa lista (algumas tinham ido visitar suas famílias). Foi um tempo para abençoar os meninos de 9 a 20 anos, muitos dos quais nunca tiveram uma festa de aniversário antes.

No dia seguinte, com as coisas que sobraram da festa, pudemos abençoar a casa de bebês com uma pequena festa, quando cantamos com eles, distribuímos bolos, balões e doces, além de muito carinho. Reencontrei Paulo, um menino que acompanhei desde minha chegada aqui, e ele está muito diferente. Engordou e já está quase andando. Quando ele chegou aqui "mente nenhuma imaginou." que ele conseguiria firmar aquelas pernas tão frágeis, mas hoje podemos me regozijar por mais esse milagre de Deus!

Também acabei me envolvendo com mais duas missionárias brasileiras (I. e
M.) num programa para aproveitar o tempo das quartas feiras à noite, quando todos aqui desfrutam de um grupo familiar (células), a fim de passar o desenho bíblico sobre a morte e a ressurreição de Jesus, ministrarmos a Palavra de Deus e orarmos com as crianças, e no final distribuímos pirulitos. Cada quarta feira fizemos isso em um dormitório com
aproximadamente 50 crianças por sessão, e cada semana uma de nós três levou a Palavra e ministrou as crianças. Mais uma das alegrias que tivemos em participar da obra de Deus na vida dessas crianças.

Acabei conhecendo Antonio, um menino que aparenta ter 10 anos, e que fala pouco português. Ele conversa mais com outras crianças em changana, perdeu seus pais ainda muito pequeno e foi pego para ser criado por uma senhora muito idosa e muito pobre que não falava português. A única maneira dele sobreviver era mamando numa vaca que a senhora tinha. Ele cresceu assim, até que HB o encontrou e o trouxe para cá. Ele é um menino lindo e estava na festa de aniversário. Os seus olhos brilhavam com os doces, os presentes, os balões. É uma criança linda, mas muito tímida, e estava aprendendo a falar algumas palavras em português. No final da festa ele veio nos dizer "obrigado". Com
histórias como esta nosso coração fica mais encorajado a permanecer no amor pelos necessitados. É isso "o que Deus preparou para aqueles que O amam."

Na última reunião professores da escola Bíblica deste ano, no dia 03 de novembro, todos os professores oraram pela minha vida e me incentivaram a retornar para Moçambique assim que me formar na faculdade. Os convites são muitos e a emoção da despedida é forte, mas os planos de Deus são certos e tudo está em Sua poderosa mão. Guardo no meu coração a Palavra de Deus e assim posso descansar que os Seus planos para a minha vida são de paz.

Agora o trabalho está concentrado na Conferência que teremos semana que vem, e que receberá em torno de 3 mil pessoas, com a presença de John e Carol Arnott, pastores da Igreja em Toronto, Marc Dupont e os líderes das Igrejas em Moçambique. Estamos com o coração cheio de expectativas e nos empenhando muito nos preparativos, pois teremos a Graduação dos alunos da Escola Bíblica e batismo durante a Conferência. Orem por esse tempo que teremos aqui. Deus há de realizar muito mais do que imaginamos! A Conferência terminará com os batismos no dia 16, e no dia 18 à noite será nossa
despedida em Moçambique.

Em tudo, o que deve nos impulsionar é o amor por Jesus! Se O amarmos, vamos
obedecê-lO, vamos honrá-lO, vamos amar nosso próximo. Vale a pena, irmãos, seguirmos no amor, pois "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam." (1 Coríntios 2:9)
Deus os abençoe.
No amor de Cristo.