Engana-se quem pensa que ajuda o próximo evitando falar-lhe pessoalmente, diretamente e em ambiente privado. A intimidade é assustadora, mas quando buscada, todos saem ganhando.
Engana-se quem pensa que faz justiça ao forçar o outro a agir conforme sua vontade. Mesmo que esteja com a razão, o modo como se age também requer ética e respeito.
Engana-se quem pensa que pode dizer o que quer, como quer. Palavras permanecem, ainda que momentaneamente ignoradas. Elas machucam, mesmo que passem sem nenhum tipo de justificativa.
Engana-se quem pensa que pode se ausentar de repente da história de alguém e achar que isso não terá efeito algum no coração de ambos.
Engana-se.
Engana-se quem pensa que pode utilizar do outro para o que lhe interessa e, com a mesma facilidade, descartá-lo, quando lhe aprouver, sem que isso também traga sérias consequências, seja exterior, seja interiormente, em alguém.
Engana-se quem não se coloca no lugar do outro antes de tentar defender seus direitos.
Engana-se quem coloca coisas à frente de pessoas, é egoísta, tem a intenção de machucar.
Engana-se quem pensa que minha missão é ensinar... vivo de aprender e de mudar. Sou constantemente desafiada a me deixar transformar: seja pelo bem, seja pelo mal que me sucede.
Engana-se quem pensa que não posso mudar de opinião, traçar o caminho em outra direção, delimitar minhas escolhas. Uma notícia não significa um futuro cristalizado... não passa de mais uma possibilidade...
Angela Natel - set/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário