segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência”.

 


Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência”.

com Angela Natel
Carga horária: 10 horas com certificação
6, 13 e 20 de novembro de 2022 – aulas gravadas para assistir quando quiser.
Conteúdo
Neste curso iremos examinar, capítulo a capítulo, o livro de Jó, da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento), sob uma perspectiva sócio-histórico-crítica indiciária, com ênfase na análise das duas principais vozes por trás da elaboração desses textos: a voz da elite dominante e a voz da resistência popular, bem como o imaginário mitológico por trás das elaborações de vários de seus textos
Trabalharemos as simbologias, personagens, elementos linguísticos, com apoio da análise historiográfica a respeito dos conflitos sociais no contexto da redação do livro de Jó e seu uso inadequado pelas diversas vertentes teológicas. Além disso, serão trabalhadas as mitologias que circundam as narrativas e que, por vezes, são desconhecidas dos leitores que acessam apenas traduções dos textos que foram escritos, a princípio, em língua hebraica (Satan, Beemote, Leviatã, Raabe e muitos outros).
Métodos de ensino e aprendizagem
- 9 horas de aulas ao vivo (que serão gravadas para acesso dos alunos) distribuídas em 3 momentos de 3 horas cada em estilo de conferência ao vivo, mais orientação de leitura e análise dos textos para atividades entre as aulas, mais discussão em grupo.
- Plataforma online com material de leitura, aulas gravadas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido.
O curso inclui:
- Atendimento personalizado.
- Certificado de conclusão.
Pré-requisitos:
Ter acesso à internet.
Garanta já seu ingresso e venha para o Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência” - pelo link

Tem uma coisa que precisa ser dita sobre o que chamamos de Bolsonarismo.

 


Tem uma coisa que precisa ser dita sobre o que chamamos de Bolsonarismo.
Bolsonaro foi Deputado Federal por 28 anos. Em todos esses anos ele teve que responder sobre suas falas na Comissão de Ética da Câmara Federal. Isso quer dizer que ele sempre teve tentativas de ter seu mandato caçado por coisas que falou ou fez.
Homens em todas as vezes passaram pano para ele. Relativizaram suas falas e ações preconceituosas. Ele sempre recorreu a imunidade parlamentar para falar, e a liberdade de Expressão para se defender.
Foi eleito presidente, teve inúmeros processos de impeachment arquivados ou ignorados, por homens.
Bolsonaro como Deputado Federal foi um parlamentar medíocre. Não tem nenhum projeto de relevância nacional aprovado. A projeção nacional que ele tem, não é pelos feitos políticos em pró da sociedade, é basicamente pelos absurdos que ele fala e principalmente pela passada de pano que seus companheiros fazem.
O Bolsonarismo é sobretudo a aceitação da atuação do homem medíocre na administração pública. É a aceitação e não só aceitação é o apoio a irresponsabilidade masculina. Ao projeto político masculino de tratar a política pública, a administração dos recursos públicos como bagunça, com desdém, com farra, vesta, moto e jet ski. É a lacração hetero top.
O Bolsonarismo é a manutenção do poder masculino corrupto, violento, preconceituoso e medíocre.
É a síntese do que há de pior na administração pública e não é de hoje. É de sempre. É de antes do Bolsonaro.
O Brasil desde a criação do Estado, da criação das instituições do Estado é feita e construida na história por homens como Bolsonaro. Muito discurso, muita responsabilização no outro, pouca ação e seriedade no gasto público.
Vencer o Bolsonarismo é diminuir em pelo menos 50% o nº de homens eleitos. Sem isso, sem tirar seus iguais de lá, o Brasil seguirá sendo administrado por homens medíocres.

Jussara Cardoso -cientista política


Assista a live "Palavra de homem: Mapeando o Imaginário sobre o Feminino", com Jussara Cardoso - https://www.youtube.com/watch?v=X_Mb9damkSk&t=922s

Pentateuco Aula 11 - Quando Yahweh exigiu sacrifícios humanos


Só para avisar, estou postando o curso que lecionei em janeiro, de pentateuco, editado, em partes, diariamente no meu canal do youtube, de graça. Cada dia postarei mais um pedaço, até o curso estar inteiro à disposição. A playlist é https://www.youtube.com/watch?v=RLwzQVYx3wI&list=PLRrzcVW8BygH7oDR04eaEoKEmdr631LjT

Ríton representando, possivelmente, uma Deusa sassânida associada ao culto de Deus indiano Shiva.

 


Ríton representando, possivelmente, uma Deusa sassânida associada ao culto de Deus indiano Shiva. Conhecida na Índia como Durga, esposa de Shiva, e no Irã como Nana, ela decapitou um demônio que apareceu em forma de búfalo. Feito em prata, com douradura de mercúrio, incrustado com vidro medindo 19,1 cm (7 1/2 pol.). Datado entre 700 e 800 EC. Período Sassânida (o último Império Persa pré-islâmico). Foi encontrado esmagado em tumba (sua reconstrução levou meses para ser concluída) - Irã.

Os rítons eram recipientes no qual fluidos eram bebidos ou despejados durante cerimônias como libações. Eles eram muito comuns na Pérsia antiga, onde eram conhecidos como takuk.

Cleveland Museum of Art




Seja bem vinda à nossa festa à fantasia de dia das bruxas online só para mulheres.

 


Seja bem vinda à nossa festa à fantasia de dia das bruxas online só para mulheres.

Traga seu poema, seu trecho de livro favorito, música ou o talento que tiver e quiser compartilhar. Aqui somos diversas e temos muito a celebrar.
Inscreva-se gratuitamente enviando nome completo e seu talento e tempo necessário para compartilhá-lo para eetown@gmail.com
Prepare sua bebida favorita e vamos brindar e nos divertir!
Dia 31/10 às 20h online.

sábado, 29 de outubro de 2022

Palavra de cientista política sobre as eleições:

 


Tudo indica que Lula ira ganhar no Domingo. E isso traz um alivio de alguma forma para muitas pessoas. Principalmente para quem não aguenta mais ter que lidar com o cotidiano que é a irresponsabilidade do governo atual.
Quem acompanha a política institucional, ou quem vivencia a política institucional sabe o quanto esse governo foi e é irresponsável na administração publica.
Os escândalos desde o inicio do mandato não dão conta de explicar o quanto o Estado Brasileiro foi desmontado, vendido, leiloado, minado de todos os lados.
O orçamento secreto é pra mim a coisa mais horrorosa que homens fizeram nesse governo. Porque foi "graças" a pandemia e a morte de quase 700 mil pessoas que surfaram na roubalheira de dinheiro público.
O atual presidente vive dizendo "dentro das 4 linhas da constituição". Uma frase de efeito ridícula e ordinária, Bolsonaro e seus filhos, assim como outros políticos iguais a ele roubam o Brasil no limite da lei.
Como assim no limite da Lei Jussara?
Explico, política institucional tem regras. Regras que podem ser alteradas conforme necessidades e interesses. Roubar dinheiro publico dentro da lei é conhecer muito bem as regras.
Verba parlamentar, verba de gabinete, diárias e outros gastos é direito garantido de mandatos políticos. É fácil desviar esses recursos com notas fiscais frias, notas superfaturadas. E é possível fazer isso de uma forma que fica difícil comprovar que teve desvio.
Bolsonaro e sua família é especialista, assim como muitos políticos brasileiros em fazer isso. Superfaturar notas, contratar serviços fantasmas, desviar recursos dentro do que a lei e a regra do jogo garante.
Quem entender a corrupção no Brasil? Pesquise o quanto os vereadores e prefeito da sua cidade gastam com diárias, só pra começar. É chocante perceber que do município, ao govenos estaduais e ao Estado Brasileiro a pratica é sempre muito parecida. E eles dialogam entre si para roubar mais.
Esses 4 anos que se encerram dia 31/12/2022 foram os anos sem duvida de maior desvio de verbas. A pandemia ajudou nisso. Ouso dizer que o País nunca foi tão saqueado em todas as esferas administrativas.
No governo PT isso não acontecia? Oh, acontecia sim, a diferença é que os governos do PT deixou a Polícia Federal investigar. Diferente do Atual governo que lembrem, Moro saiu por não concordar com as Inferferências na PF.
Muita, mas muita investigação foi barrada.
Tenho inúmeras criticas ao PT. Em especial suas escolhas que chama de conciliação de classe que na verdade é desmobilização social, e o passar pano para elite econômicas. Sim, o PT é o principal partido que articula desmobilização social nesse país.
Se a esquerda radical não consegue avançar deem parabéns ao PT. Se o Brasil nunca nem chegou perto do que é uma idia de socialismo quem dirá comunismo, deem parabéns ao PT. Ele desmobiliza lutas sociais dizendo que ta dialogando com a classe. Não é um partido de essencia Esquerda, é como o Lula gosta de dizer, reformista. E quem determina a reforma é quem paga mais.
A diferença fundamental entre o Bolsonaro, essa famílicia e o PT, é que o PT tem a decência de aparentar defender uma certa democracia e permite que as instituções de fiscalização minimamente agam. Enquanto os Bolsonaros e sua turma, enquanto fazem discursos morais, roubam na cara dura, e taca sigilo de 100 anos (regra do jogo) e interfere na PF (regra do jogo).
Um é especialista em roubar dentro da regra do jogo e tem a cara de pau de mudar a regra do jogo em benefico próprio. O outro é o que se coloca como conciliador de classe, o desmobilizador de lutas sociais.
Fato é, Lula nem o PT são salvadores da pátria. Muito menos do Brasil. Da pra dizer que nó minimo um governo PT não vai ter uma roubalheira tão escabrosa como tá.
Não vai ter aborto legalizado, não vai ter drogas regulamentada. Não vai ter comunismo. Não vai ter ideologia de gênero nas escolas, nem banheiro unissex, nem kit gay, muito menos mamadeira de piroca.
Vai ter um governo liberal com menos gente passando fome.
Mulheres, crianças, pessoas não brancas, pessoas não-hétero continuaram sendo mortas, assediadas, violentadas, abusadas. a saúde mental continuará horrível porque simplesmente homens seguiram sendo maioria.
Homens egocêntricos. Interessados em ou serem vistos como mitos, ou serem vistos como pai. E de figuras paternas no Brasil homens sempre falham.

Jussara Cardoso -cientista política


Assista a live "Palavra de homem: Mapeando o Imaginário sobre o Feminino", com Jussara Cardoso - https://www.youtube.com/watch?v=X_Mb9damkSk&t=922s


Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...

Eu já sei quem vai ganhar as eleições 2022 no Brasil!

Pulseira com as representações de Agathodaimon, Isis-Tyche, Afrodite e Terenouthis.

 


Pulseira com as representações de Agathodaimon, Isis-Tyche, Afrodite e Terenouthis. Confeccionada em ouro (4 x 5,5 cm). Datada entre o século I AEC. e o século I EC. - Período Romano.

Metropolitan Museum of Art.


sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...

Não vou me contentar

 

Não vou me contentar com o chão raso das redes sociais,
com as respostas e explicações simplistas,
com o acalento do ego.
Não vou alimentar Narciso, muito menos sossegar com as curtidas, os seguidores, os aplausos.
Se eu estivesse aqui para agradar, não seria pesquisadora,
não me aventuraria a ter um diagnóstico,
nem a aprender a me aceitar e me amar,
não escolheria o caminho mais difícil, o de ser fiel à própria consciência,
muito menos mostraria quem sou.
Se estivesse em busca de seguidores,
de dinheiro,
poder,
acataria às palavras dos inúmeros palestrinhas
sem pestanejar,
e ainda agradeceria "a contribuição",
sem nunca me posicionar contra os preconceitos,
os estereótipos,
contra a superficialidade do saber,
contra os "sabe-tudo" da internet,
que apenas repetem as lacrações que ouvem
e se acham o máximo,
se acham no direito de vir tomar satisfações
quando algo que posto desafia o que supostamente sabem,
acham que tenho obrigação de explicar o que posto, gratuitamente.
Não, não estou aqui pra te agradar.
Principalmente porque decidi pôr à prova tudo o que tinha aprendido e fui mais fundo,
porque vivi décadas colocando panos quentes sobre relacionamentos fundamentados na mentira, no abuso, na conveniência, no agradar e sempre sorrir, ainda que situações me deixassem desconfortável, ainda que ultrapassassem limites do respeito, do meu espaço, da minha vontade.
Não vou mais fingir concordar, não vou mais me calar.
E tudo o que ensinei com tanta veemência por décadas, repetindo discursos, dogmas e doutrinas, hoje provoco, ensino, questiono, numa constante desconstrução de mim mesma, com base em pesquisa.
E pesquisa não é um ponto final, absoluto.
É um constante desafiar-se,
uma constante elaboração de tese e antítese,
"até que se prove o contrário".
Estou cansada da superficialidade dessas interações, que se contenta com respostas simplistas, interpretações rasas e condicionadas.
Quero ir mais fundo,
pra poder mudar,
mudar a mim,
a mim somente.
Angela Natel

Selo cilíndrico no estilo Uruk

 






Selo cilíndrico no estilo Uruk, gravado com uma "história em desenho", usado para rolar uma impressão numa superfície bidimensional, geralmente argila molhada. Ele é dedicado a um Deus considerado menor, Ninishkun, que é mostrado intercedendo em nome de seu dono, junto à grande Deusa Ishtar. Ela coloca seu pé sobre um leão, que é segurado com uma coleira. A espada na sua mão esquerda e as armas aparecendo sobre as suas costas mostram o caráter bélico da Deusa. Feito em calcário preto (4,2 x 2,5 cm). Datado entre 2350 e 2150 AEC. Os nomes para esta fase do desenvolvimento da Mesopotâmia é "Antigo Império de Ágade", "Período Acádico" ou "Período Sargônico". Atual Iraque.


Museu do Instituto Oriental de Chicago - EUA.






quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Leitura da semana: trecho de " Bruxas, parteiras e enfermeiras: uma hist...

Escultura de uma Deusa representada sentada

 

Escultura de uma Deusa representada sentada, com as mãos nos quadris e os seios descobertos. Feita de terracota (20 cm de altura x 10 cm de largura) com a cabeça e as características faciais modeladas de maneira exagerada, com algumas partes destacadas com tinta vermelha. Cultura de Vinca. Datada entre 5700 e 4500 AEC. Período Neolítico (Pré-Histórico). Sudeste da Europa, na atual Sérvia e em pequenas partes da Bulgária e Romênia (particularmente Transilvânia).


OLHAR INQUIETO - Convidada: Kristin Kobes Du Mez. Tema - Livro: JESUS E ...

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A violência religiosa dos tradutores da Bíblia Hebraica para com o culto...

Sessão de Comunicação 3


Tem comunicação minha aqui!

A elite sacerdotal redigindo a Bíblia Hebraica.

 


A elite sacerdotal redigindo a Bíblia Hebraica.
Saiba mais no Curso: “Saul e o usurpador Davi: os livros de Samuel”.

10 horas com certificação - aulas gravadas para assistir quando quiser.
Conteúdo
Neste curso iremos examinar as narrativas, tradições e personagens dos livros de Samuel, do Antigo Testamento (Bíblia Hebraica), em perspectiva sócio literária dentro da metodologia histórico-crítica indiciária.
Trabalharemos os elementos linguísticos dos textos em língua hebraica, com análise de como são caracterizadas as personagens, aprofundamento da sua complexidade moral e como a interpretação destas personagens influencia na compreensão dos textos dentro do contexto de sua redação, bem como as construções em torno das tradições a respeito das figuras de Saul e Davi, as diferenças textuais, inserções redacionais e intenções sócio-históricas nessas narrativas.

Métodos de ensino e aprendizagem
- 9 horas de aulas gravadas para acesso dos alunos, distribuídas em 3 momentos de 3 horas cada em estilo de conferência, mais orientação de leitura e análise dos textos para atividades entre as aulas, mais discussão em grupo.
- Plataforma online com material de leitura, aulas gravadas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido.

O curso inclui:
- Atendimento personalizado.
- Certificado de conclusão.

Pré-requisitos:
Ter acesso à internet.

PARA RECEBER O ACESSO AO PACOTE COMPLETO EM SEU E-MAIL: efetue o pagamento de R$ 104,00 e colocar seu nome completo e endereço de e-mail na descrição do pagamento (ou enviar comprovante por e-mail).

Formas de pagamento:
1. Pix: eetown@gmail.com
2. PicPay: @angelanatel
3. Mercado Pago: link.mercadopago.com.br/angelanatel (nesse caso acrescentando 5 reais ao valor total do curso)
4. PayPal - eetown@gmail.com (nesse caso acrescentando 7 reais ao valor total do curso).
Ao adquirir qualquer um de meus cursos você está contribuindo para meu sustento pessoal, meu tratamento médico e acompanhamento terapêutico. Muito obrigada!

Conjunto figurativo, indígena, descrevendo duas mulheres, uma dando à luz e outra participando do parto.

 





Conjunto figurativo, indígena, descrevendo duas mulheres, uma dando à luz e outra participando do parto. Feito de tumbaga, uma liga com 33% de ouro, prata, cobre (medidas: Comprimento 16 cm, Altura 9,50 cm, Largura 7 cm. Peso: 201 gramas). Cultura Quimbaya - Data entre 500 e 1500 EC. - Colômbia.


terça-feira, 25 de outubro de 2022

Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...


Seja muito bem vinde a fazer parte do 'espaço da Deusas' tornando -se membro de meu canal na YouTube escolhendo sua modalidade. Todos os meses tem sorteio de livros e/ou de cursos para os membros - https://www.youtube.com/channel/UC8OOyoQ5vZO-ip9ipz07UDw/join

Contribua com o http://apoia.se/angelanatel com o valor de sua escolha e terá 50% de desconto em quatro de meus cursos.

De todas essas maneiras você contribui para meu sustento, tratamento médico e acompanhamento terapêutico, e ainda concorre a livros maravilhosos e ganha ou concorre a cursos.

Adquirindo qualquer um de meus cursos, você já está automaticamente concorrendo de tempos em tempos, a livros. Quanto mais cursos adquirir, de mais sorteios participará - https://linktr.ee/angelanatel

Sessão de Comunicação 1

Vaso com pictografia descrevendo a figura de uma mulher

 


Vaso com pictografia descrevendo a figura de uma mulher. Cerâmica medindo 37,00 x 41.50 x 28.50 cm. Cultura de Nazca - Período datável entre 100 AEC. e 800 EC. Região sul da costa do Peru.

Museu de Fowler na UCLA



segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Mesa 2: Gênero e Mulheres: entre a Grécia e o Egito


Para consultar a programação completa e o caderno de resumos com os resumos das sessões de comunicação, acesse: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1PdsFvU0qK0Lvo-w8-pIBjIsGsgLk4xp_?fbclid=IwAR1H0pH3ZLNGZWYt8F9NqJVCFJ8ZNRbEBD5Ix99NVvGu1kyKsXtRoficmt4 
- Quarta de manhã apresentarei uma comunicação neste Congresso - na sessão de Comunicações 3 - ative o lembrete para não perder: https://www.youtube.com/watch?v=a4AkI-76BuU

Congresso online do Messalinas

 


O nosso evento começa hoje, às 14h, e será inteiramente transmitido pelo Canal do Youtube do Messsalinas USP. Para consultar a programação completa e o caderno de resumos com os resumos das sessões de comunicação, acesse: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1PdsFvU0qK0Lvo-w8-pIBjIsGsgLk4xp_?fbclid=IwAR1H0pH3ZLNGZWYt8F9NqJVCFJ8ZNRbEBD5Ix99NVvGu1kyKsXtRoficmt4

- Quarta de manhã apresentarei uma comunicação neste Congresso - na sessão de Comunicações 3 - ative o lembrete para não perder: https://www.youtube.com/watch?v=a4AkI-76BuU

Homens se preparando para cortar ao meio uma mulher da etnia Cinta-Largas

 


Homens se preparando para cortar ao meio uma mulher da etnia Cinta-Largas, em um território indígena, na região entre o Mato Grosso e Rondônia, em 1963.
Essa imagem faz parte do vergonhoso episódio conhecido como Massacre do Paralelo Onze:
O Governo do Brasil desenvolveu políticas de ocupação do centro e norte do país, permitindo a expansão de fronteiras agrícolas, fato que consequentemente intensificou o processo de grilagem de terras, favorecendo o aumento de poder dos grandes latifundiários e incentivando um massacre.
Nessa catástrofe, mais de 3.500 indígenas foram dizimados. A maioria envenenados por arsênico, colocado em suas comidas de forma proposital, com ajuda de agentes do Estado.
Autor da Foto: Der Spiegel/ O Globo
Texto - 
@joelpaviotti

Principais Referências:
https://pib.socioambiental.org/en/noticias?id=17879
http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Encontrado_documento_que_comprova_massacre_de_indigenas_durante_a_ditadura_militar&id=7419
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cintas-largas
http://www.taquiprati.com.br/cronica/1159-a-universidade-e-os-crimes-contra-os-indios

Relatório feito na época, na íntegra:
https://pt.scribd.com/doc/142787746/Relatorio-Figueiredo
Repost 
@midiaindiaoficial
#genocidioindigena #agronegocio #demarcaçãojá


Estatueta antropomorfa feminina

 


Estatueta antropomorfa feminina com nariz em forma de bico, possivelmente uma Divindade. Moldada em argila (seca ao sol). Cultura Sesklo. Datada entre 6.000 e 5.500 AEC. Período Neolítico. Encontrada na aldeia Nea Nikomedeia, Tessália, Grécia Antiga (a planície da Tessália, que fica entre o Monte Oeta / Othrys e o Monte Olimpo, foi o local da batalha entre os Titãs e os Olimpianos).


domingo, 23 de outubro de 2022

Sobre minhas unhas e minha deficiência invisível.


Muito obrigada, @dudu.hair e @lethyvilar (Instagram), por todo o carinho, respeito e preocupação. Para saber mais, acesse a playlist "Autismo e outras deficiências" em meu canal no Youtube (Angela Natel). - https://www.youtube.com/watch?v=wdGa_ZUJCxk&list=PLRrzcVW8BygGZVA74TniQmVgX13pliQYy Siga Dudu Hair - https://www.instagram.com/dudu.hair/ Siga Leticia Vilar - https://www.instagram.com/lethyvilar/ Seja muito bem vinde a fazer parte do 'espaço da Deusas' tornando -se membro de meu canal na YouTube escolhendo sua modalidade. Todos os meses tem sorteio de livros e/ou de cursos para os membros - https://www.youtube.com/channel/UC8OOyoQ5vZO-ip9ipz07UDw/join Contribua com o http://apoia.se/angelanatel com o valor de sua escolha e terá 50% de desconto em quatro de meus cursos. De todas essas maneiras você contribui para meu sustento, tratamento médico e acompanhamento terapêutico, e ainda concorre a livros maravilhosos e ganha ou concorre a cursos. Adquirindo qualquer um de meus cursos, você já está automaticamente concorrendo de tempos em tempos, a livros. Quanto mais cursos adquirir, de mais sorteios participará - https://linktr.ee/angelanatel

Estatueta votiva de uma mulher

 


Estatueta votiva de uma mulher segurando um prato com 2 pares de elementos comestíveis, representando uma adoradora e suas oferendas (a natureza exata da escultura permanece enigmática). Na maioria das vezes, são ex-votos dedicados em um templo ou santuário (também foram encontradas em tumbas). Feita de bronze - Cultura Nurágica (fruto da cultura megalítica). Datada entre 800 e 700 AEC. Encontrada na ilha da Sardenha (Mar Mediterrâneo), Itália.



sábado, 22 de outubro de 2022

"Pintou um clima": a culpabilização das vítimas é a base do fundamentalismo cristão

 


É raro que alguém diga, de forma aberta, que é a favor de estupradores, que concorda com machistas, pedófilos, que apoia racistas.

Em vez disso, o que ocorre é a negação dessas violências.

E se diz: "sim, sou contra tudo isso, mas o que aconteceu ali não foi uma violência, a vítima mentiu, exagerou ou então provocou isso".

Por vezes até mesmo vítimas dessas violências anunciam esse tipo de discurso, o que a meu ver pode ser uma forma de se proteger do reconhecimento de que ali ocorreu um trauma.

Responsabilizar as vítimas pelas violências que lhes acontecem é uma maneira de ainda tentar dar sentido à defesa de um mundo justo e perfeito, de um ser divino bondoso e poderoso que ordena tudo.

No desespero de defender esse mundo supostamente justo, em que toda ação teria uma reação equilibrada, por vezes se apela para outras vidas. Ex: se um bebê sofreu uma violência, fica mais difícil dizer que ele "provocou" ou "pediu" por aquilo, então se diz que ele teria um débito de outra vida a ser quitado nessa.

A culpabilização das vítimas é a principal forma de manter essa ilusão de que haveria uma justiça maior no mundo. Isso porque no cristianismo há a ideia de que nada acontece sem a permissão do deus e que portanto haveria no mundo uma grande justiça, um grande motivo por trás de tudo.

Diante da constatação de que no mundo há muitas violências e injustiças, essa ideologia aciona o "livre-arbítrio", de maneira que todo o mal que sucede a alguém é justificado por sua própria ação. Quem "não pediu com fé" não alcançou o mérito de ser "salvo" por milagre da fome, do estupro, das demais violências.

Abandonar essa ideologia é fundamental para que se possa reconhecer a concretude das violências e ter a radicalidade de afirmar que nenhuma ação da vítima justifica violência alguma. Nem a roupa, nem o horário, nada.

É preciso sustentar essa falta de um sentido único de justiça transcendental na vida para que a gente possa, de fato, vivê-la com saúde, enfrentando seus problemas sem apelar para nenhum livre-arbítrio.

Descatequizar para descolonizar é fundamental para o reflorestamento do mundo.”

Geni Núñez - @genipapos no Instagram

Assista a live completa "Descatequizar para descolonizar" com Geni Núñez em https://www.youtube.com/watch?v=mhtXVH-kO3I&t=2152s


Nem Deus perdoa

 


Você quer saber o que os textos gregos do Novo Testamento dizem? Quer entendê-los? Não perca o curso "Leituras do Novo Testamento: os quatro Evangelhos e a literatura".


Neste curso iremos examinar linguística e literariamente os principais textos dos quatro evangelhos canônicos: Mateus, Marcos, Lucas e João (Novo Testamento).

Neste curso a concentração será na análise de termos gregos chaves para a compreensão das principais narrativas de cada Evangelho, suas relações com a literatura da época de sua redação e contextualização autoral. Além disso serão fornecidos materiais para aprofundamento interdisciplinar, bem como dicas de compreensão das narrativas.


Conteúdo do curso

Introdução à narratologia e figuras de linguagem importantes nos Evangelhos.

Trabalho sobre narrativas específicas de cada Evangelho canônico.


Métodos de ensino e aprendizagem

– 12 horas distribuídas em 4 gravações de 3 horas cada – uma para cada Evangelho – breves conferências, leitura de textos.

1 aula extra gravada para aprofundamento.

– Plataforma online com material de leitura e perguntas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido, acesso a todas as aulas gravadas para assistir quando quiser.


O curso inclui:

– Atendimento personalizado.

– Certificado de conclusão de 15 horas.


Pré-requisitos:

Ter acesso à internet.

Não é necessário um conhecimento prévio.


PARA ADQUIRIR:

Envie 120 reais com seu nome completo e endereço de e-mail na descrição do pagamento (ou enviar comprovante por e-mail).


FORMAS DE PAGAMENTO:

1. Pix: eetown@gmail.com

2. PicPay: @angelanatel

3. Mercado Pago: link.mercadopago.com.br/angelanatel (nesse caso acrescentando 5 reais ao valor total)

4. PayPal - eetown@gmail.com (nesse caso acrescentando 7 reais ao valor total).


Ao adquirir qualquer um de meus cursos você está contribuindo para meu sustento pessoal, meu tratamento médico e acompanhamento terapêutico. Muito obrigada!

Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência”.

 


Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência”.

com Angela Natel
Carga horária: 10 horas com certificação
6, 13 e 20 de novembro de 2022 – aulas gravadas para assistir quando quiser.
Conteúdo
Neste curso iremos examinar, capítulo a capítulo, o livro de Jó, da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento), sob uma perspectiva sócio-histórico-crítica indiciária, com ênfase na análise das duas principais vozes por trás da elaboração desses textos: a voz da elite dominante e a voz da resistência popular, bem como o imaginário mitológico por trás das elaborações de vários de seus textos
Trabalharemos as simbologias, personagens, elementos linguísticos, com apoio da análise historiográfica a respeito dos conflitos sociais no contexto da redação do livro de Jó e seu uso inadequado pelas diversas vertentes teológicas. Além disso, serão trabalhadas as mitologias que circundam as narrativas e que, por vezes, são desconhecidas dos leitores que acessam apenas traduções dos textos que foram escritos, a princípio, em língua hebraica (Satan, Beemote, Leviatã, Raabe e muitos outros).
Métodos de ensino e aprendizagem
- 9 horas de aulas ao vivo (que serão gravadas para acesso dos alunos) distribuídas em 3 momentos de 3 horas cada em estilo de conferência ao vivo, mais orientação de leitura e análise dos textos para atividades entre as aulas, mais discussão em grupo.
- Plataforma online com material de leitura, aulas gravadas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido.
O curso inclui:
- Atendimento personalizado.
- Certificado de conclusão.
Pré-requisitos:
Ter acesso à internet.
Garanta já seu ingresso e venha para o Curso: “O livro de Jó: submissão X resistência” - pelo link

Tem uma coisa que precisa ser dita sobre o que chamamos de Bolsonarismo.

 


Tem uma coisa que precisa ser dita sobre o que chamamos de Bolsonarismo.
Bolsonaro foi Deputado Federal por 28 anos. Em todos esses anos ele teve que responder sobre suas falas na Comissão de Ética da Câmara Federal. Isso quer dizer que ele sempre teve tentativas de ter seu mandato caçado por coisas que falou ou fez.
Homens em todas as vezes passaram pano para ele. Relativizaram suas falas e ações preconceituosas. Ele sempre recorreu a imunidade parlamentar para falar, e a liberdade de Expressão para se defender.
Foi eleito presidente, teve inúmeros processos de impeachment arquivados ou ignorados, por homens.
Bolsonaro como Deputado Federal foi um parlamentar medíocre. Não tem nenhum projeto de relevância nacional aprovado. A projeção nacional que ele tem, não é pelos feitos políticos em pró da sociedade, é basicamente pelos absurdos que ele fala e principalmente pela passada de pano que seus companheiros fazem.
O Bolsonarismo é sobretudo a aceitação da atuação do homem medíocre na administração pública. É a aceitação e não só aceitação é o apoio a irresponsabilidade masculina. Ao projeto político masculino de tratar a política pública, a administração dos recursos públicos como bagunça, com desdém, com farra, vesta, moto e jet ski. É a lacração hetero top.
O Bolsonarismo é a manutenção do poder masculino corrupto, violento, preconceituoso e medíocre.
É a síntese do que há de pior na administração pública e não é de hoje. É de sempre. É de antes do Bolsonaro.
O Brasil desde a criação do Estado, da criação das instituições do Estado é feita e construida na história por homens como Bolsonaro. Muito discurso, muita responsabilização no outro, pouca ação e seriedade no gasto público.
Vencer o Bolsonarismo é diminuir em pelo menos 50% o nº de homens eleitos. Sem isso, sem tirar seus iguais de lá, o Brasil seguirá sendo administrado por homens medíocres.

Jussara Cardoso -cientista política


Assista a live "Palavra de homem: Mapeando o Imaginário sobre o Feminino", com Jussara Cardoso - https://www.youtube.com/watch?v=X_Mb9damkSk&t=922s

Pentateuco Aula 11 - Quando Yahweh exigiu sacrifícios humanos


Só para avisar, estou postando o curso que lecionei em janeiro, de pentateuco, editado, em partes, diariamente no meu canal do youtube, de graça. Cada dia postarei mais um pedaço, até o curso estar inteiro à disposição. A playlist é https://www.youtube.com/watch?v=RLwzQVYx3wI&list=PLRrzcVW8BygH7oDR04eaEoKEmdr631LjT

Ríton representando, possivelmente, uma Deusa sassânida associada ao culto de Deus indiano Shiva.

 


Ríton representando, possivelmente, uma Deusa sassânida associada ao culto de Deus indiano Shiva. Conhecida na Índia como Durga, esposa de Shiva, e no Irã como Nana, ela decapitou um demônio que apareceu em forma de búfalo. Feito em prata, com douradura de mercúrio, incrustado com vidro medindo 19,1 cm (7 1/2 pol.). Datado entre 700 e 800 EC. Período Sassânida (o último Império Persa pré-islâmico). Foi encontrado esmagado em tumba (sua reconstrução levou meses para ser concluída) - Irã.

Os rítons eram recipientes no qual fluidos eram bebidos ou despejados durante cerimônias como libações. Eles eram muito comuns na Pérsia antiga, onde eram conhecidos como takuk.

Cleveland Museum of Art




Seja bem vinda à nossa festa à fantasia de dia das bruxas online só para mulheres.

 


Seja bem vinda à nossa festa à fantasia de dia das bruxas online só para mulheres.

Traga seu poema, seu trecho de livro favorito, música ou o talento que tiver e quiser compartilhar. Aqui somos diversas e temos muito a celebrar.
Inscreva-se gratuitamente enviando nome completo e seu talento e tempo necessário para compartilhá-lo para eetown@gmail.com
Prepare sua bebida favorita e vamos brindar e nos divertir!
Dia 31/10 às 20h online.

Sorteio de livros de outubro!

Angela Davis - trecho de resposta na entrevista de Mano Brown.

Estátua representando a parte superior de uma imagem feminina

 


Estátua representando a parte superior de uma imagem feminina. Cerâmica polida medindo 18,8 cm de altura. Cultura Amlash. Datada entre 1000 e 800 AEC. Encontrada no norte do Irã.


Palavra de cientista política sobre as eleições:

 


Tudo indica que Lula ira ganhar no Domingo. E isso traz um alivio de alguma forma para muitas pessoas. Principalmente para quem não aguenta mais ter que lidar com o cotidiano que é a irresponsabilidade do governo atual.
Quem acompanha a política institucional, ou quem vivencia a política institucional sabe o quanto esse governo foi e é irresponsável na administração publica.
Os escândalos desde o inicio do mandato não dão conta de explicar o quanto o Estado Brasileiro foi desmontado, vendido, leiloado, minado de todos os lados.
O orçamento secreto é pra mim a coisa mais horrorosa que homens fizeram nesse governo. Porque foi "graças" a pandemia e a morte de quase 700 mil pessoas que surfaram na roubalheira de dinheiro público.
O atual presidente vive dizendo "dentro das 4 linhas da constituição". Uma frase de efeito ridícula e ordinária, Bolsonaro e seus filhos, assim como outros políticos iguais a ele roubam o Brasil no limite da lei.
Como assim no limite da Lei Jussara?
Explico, política institucional tem regras. Regras que podem ser alteradas conforme necessidades e interesses. Roubar dinheiro publico dentro da lei é conhecer muito bem as regras.
Verba parlamentar, verba de gabinete, diárias e outros gastos é direito garantido de mandatos políticos. É fácil desviar esses recursos com notas fiscais frias, notas superfaturadas. E é possível fazer isso de uma forma que fica difícil comprovar que teve desvio.
Bolsonaro e sua família é especialista, assim como muitos políticos brasileiros em fazer isso. Superfaturar notas, contratar serviços fantasmas, desviar recursos dentro do que a lei e a regra do jogo garante.
Quem entender a corrupção no Brasil? Pesquise o quanto os vereadores e prefeito da sua cidade gastam com diárias, só pra começar. É chocante perceber que do município, ao govenos estaduais e ao Estado Brasileiro a pratica é sempre muito parecida. E eles dialogam entre si para roubar mais.
Esses 4 anos que se encerram dia 31/12/2022 foram os anos sem duvida de maior desvio de verbas. A pandemia ajudou nisso. Ouso dizer que o País nunca foi tão saqueado em todas as esferas administrativas.
No governo PT isso não acontecia? Oh, acontecia sim, a diferença é que os governos do PT deixou a Polícia Federal investigar. Diferente do Atual governo que lembrem, Moro saiu por não concordar com as Inferferências na PF.
Muita, mas muita investigação foi barrada.
Tenho inúmeras criticas ao PT. Em especial suas escolhas que chama de conciliação de classe que na verdade é desmobilização social, e o passar pano para elite econômicas. Sim, o PT é o principal partido que articula desmobilização social nesse país.
Se a esquerda radical não consegue avançar deem parabéns ao PT. Se o Brasil nunca nem chegou perto do que é uma idia de socialismo quem dirá comunismo, deem parabéns ao PT. Ele desmobiliza lutas sociais dizendo que ta dialogando com a classe. Não é um partido de essencia Esquerda, é como o Lula gosta de dizer, reformista. E quem determina a reforma é quem paga mais.
A diferença fundamental entre o Bolsonaro, essa famílicia e o PT, é que o PT tem a decência de aparentar defender uma certa democracia e permite que as instituções de fiscalização minimamente agam. Enquanto os Bolsonaros e sua turma, enquanto fazem discursos morais, roubam na cara dura, e taca sigilo de 100 anos (regra do jogo) e interfere na PF (regra do jogo).
Um é especialista em roubar dentro da regra do jogo e tem a cara de pau de mudar a regra do jogo em benefico próprio. O outro é o que se coloca como conciliador de classe, o desmobilizador de lutas sociais.
Fato é, Lula nem o PT são salvadores da pátria. Muito menos do Brasil. Da pra dizer que nó minimo um governo PT não vai ter uma roubalheira tão escabrosa como tá.
Não vai ter aborto legalizado, não vai ter drogas regulamentada. Não vai ter comunismo. Não vai ter ideologia de gênero nas escolas, nem banheiro unissex, nem kit gay, muito menos mamadeira de piroca.
Vai ter um governo liberal com menos gente passando fome.
Mulheres, crianças, pessoas não brancas, pessoas não-hétero continuaram sendo mortas, assediadas, violentadas, abusadas. a saúde mental continuará horrível porque simplesmente homens seguiram sendo maioria.
Homens egocêntricos. Interessados em ou serem vistos como mitos, ou serem vistos como pai. E de figuras paternas no Brasil homens sempre falham.

Jussara Cardoso -cientista política


Assista a live "Palavra de homem: Mapeando o Imaginário sobre o Feminino", com Jussara Cardoso - https://www.youtube.com/watch?v=X_Mb9damkSk&t=922s


Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...

Eu já sei quem vai ganhar as eleições 2022 no Brasil!

Pulseira com as representações de Agathodaimon, Isis-Tyche, Afrodite e Terenouthis.

 


Pulseira com as representações de Agathodaimon, Isis-Tyche, Afrodite e Terenouthis. Confeccionada em ouro (4 x 5,5 cm). Datada entre o século I AEC. e o século I EC. - Período Romano.

Metropolitan Museum of Art.


Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...

Não vou me contentar

 

Não vou me contentar com o chão raso das redes sociais,
com as respostas e explicações simplistas,
com o acalento do ego.
Não vou alimentar Narciso, muito menos sossegar com as curtidas, os seguidores, os aplausos.
Se eu estivesse aqui para agradar, não seria pesquisadora,
não me aventuraria a ter um diagnóstico,
nem a aprender a me aceitar e me amar,
não escolheria o caminho mais difícil, o de ser fiel à própria consciência,
muito menos mostraria quem sou.
Se estivesse em busca de seguidores,
de dinheiro,
poder,
acataria às palavras dos inúmeros palestrinhas
sem pestanejar,
e ainda agradeceria "a contribuição",
sem nunca me posicionar contra os preconceitos,
os estereótipos,
contra a superficialidade do saber,
contra os "sabe-tudo" da internet,
que apenas repetem as lacrações que ouvem
e se acham o máximo,
se acham no direito de vir tomar satisfações
quando algo que posto desafia o que supostamente sabem,
acham que tenho obrigação de explicar o que posto, gratuitamente.
Não, não estou aqui pra te agradar.
Principalmente porque decidi pôr à prova tudo o que tinha aprendido e fui mais fundo,
porque vivi décadas colocando panos quentes sobre relacionamentos fundamentados na mentira, no abuso, na conveniência, no agradar e sempre sorrir, ainda que situações me deixassem desconfortável, ainda que ultrapassassem limites do respeito, do meu espaço, da minha vontade.
Não vou mais fingir concordar, não vou mais me calar.
E tudo o que ensinei com tanta veemência por décadas, repetindo discursos, dogmas e doutrinas, hoje provoco, ensino, questiono, numa constante desconstrução de mim mesma, com base em pesquisa.
E pesquisa não é um ponto final, absoluto.
É um constante desafiar-se,
uma constante elaboração de tese e antítese,
"até que se prove o contrário".
Estou cansada da superficialidade dessas interações, que se contenta com respostas simplistas, interpretações rasas e condicionadas.
Quero ir mais fundo,
pra poder mudar,
mudar a mim,
a mim somente.
Angela Natel

Selo cilíndrico no estilo Uruk

 






Selo cilíndrico no estilo Uruk, gravado com uma "história em desenho", usado para rolar uma impressão numa superfície bidimensional, geralmente argila molhada. Ele é dedicado a um Deus considerado menor, Ninishkun, que é mostrado intercedendo em nome de seu dono, junto à grande Deusa Ishtar. Ela coloca seu pé sobre um leão, que é segurado com uma coleira. A espada na sua mão esquerda e as armas aparecendo sobre as suas costas mostram o caráter bélico da Deusa. Feito em calcário preto (4,2 x 2,5 cm). Datado entre 2350 e 2150 AEC. Os nomes para esta fase do desenvolvimento da Mesopotâmia é "Antigo Império de Ágade", "Período Acádico" ou "Período Sargônico". Atual Iraque.


Museu do Instituto Oriental de Chicago - EUA.






Leitura da semana: trecho de " Bruxas, parteiras e enfermeiras: uma hist...

Escultura de uma Deusa representada sentada

 

Escultura de uma Deusa representada sentada, com as mãos nos quadris e os seios descobertos. Feita de terracota (20 cm de altura x 10 cm de largura) com a cabeça e as características faciais modeladas de maneira exagerada, com algumas partes destacadas com tinta vermelha. Cultura de Vinca. Datada entre 5700 e 4500 AEC. Período Neolítico (Pré-Histórico). Sudeste da Europa, na atual Sérvia e em pequenas partes da Bulgária e Romênia (particularmente Transilvânia).


OLHAR INQUIETO - Convidada: Kristin Kobes Du Mez. Tema - Livro: JESUS E ...

A violência religiosa dos tradutores da Bíblia Hebraica para com o culto...

Sessão de Comunicação 3


Tem comunicação minha aqui!

A elite sacerdotal redigindo a Bíblia Hebraica.

 


A elite sacerdotal redigindo a Bíblia Hebraica.
Saiba mais no Curso: “Saul e o usurpador Davi: os livros de Samuel”.

10 horas com certificação - aulas gravadas para assistir quando quiser.
Conteúdo
Neste curso iremos examinar as narrativas, tradições e personagens dos livros de Samuel, do Antigo Testamento (Bíblia Hebraica), em perspectiva sócio literária dentro da metodologia histórico-crítica indiciária.
Trabalharemos os elementos linguísticos dos textos em língua hebraica, com análise de como são caracterizadas as personagens, aprofundamento da sua complexidade moral e como a interpretação destas personagens influencia na compreensão dos textos dentro do contexto de sua redação, bem como as construções em torno das tradições a respeito das figuras de Saul e Davi, as diferenças textuais, inserções redacionais e intenções sócio-históricas nessas narrativas.

Métodos de ensino e aprendizagem
- 9 horas de aulas gravadas para acesso dos alunos, distribuídas em 3 momentos de 3 horas cada em estilo de conferência, mais orientação de leitura e análise dos textos para atividades entre as aulas, mais discussão em grupo.
- Plataforma online com material de leitura, aulas gravadas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido.

O curso inclui:
- Atendimento personalizado.
- Certificado de conclusão.

Pré-requisitos:
Ter acesso à internet.

PARA RECEBER O ACESSO AO PACOTE COMPLETO EM SEU E-MAIL: efetue o pagamento de R$ 104,00 e colocar seu nome completo e endereço de e-mail na descrição do pagamento (ou enviar comprovante por e-mail).

Formas de pagamento:
1. Pix: eetown@gmail.com
2. PicPay: @angelanatel
3. Mercado Pago: link.mercadopago.com.br/angelanatel (nesse caso acrescentando 5 reais ao valor total do curso)
4. PayPal - eetown@gmail.com (nesse caso acrescentando 7 reais ao valor total do curso).
Ao adquirir qualquer um de meus cursos você está contribuindo para meu sustento pessoal, meu tratamento médico e acompanhamento terapêutico. Muito obrigada!

Conjunto figurativo, indígena, descrevendo duas mulheres, uma dando à luz e outra participando do parto.

 





Conjunto figurativo, indígena, descrevendo duas mulheres, uma dando à luz e outra participando do parto. Feito de tumbaga, uma liga com 33% de ouro, prata, cobre (medidas: Comprimento 16 cm, Altura 9,50 cm, Largura 7 cm. Peso: 201 gramas). Cultura Quimbaya - Data entre 500 e 1500 EC. - Colômbia.


Sorteio de livros para apoiadores do apoia.se, alunos dos cursos e membr...


Seja muito bem vinde a fazer parte do 'espaço da Deusas' tornando -se membro de meu canal na YouTube escolhendo sua modalidade. Todos os meses tem sorteio de livros e/ou de cursos para os membros - https://www.youtube.com/channel/UC8OOyoQ5vZO-ip9ipz07UDw/join

Contribua com o http://apoia.se/angelanatel com o valor de sua escolha e terá 50% de desconto em quatro de meus cursos.

De todas essas maneiras você contribui para meu sustento, tratamento médico e acompanhamento terapêutico, e ainda concorre a livros maravilhosos e ganha ou concorre a cursos.

Adquirindo qualquer um de meus cursos, você já está automaticamente concorrendo de tempos em tempos, a livros. Quanto mais cursos adquirir, de mais sorteios participará - https://linktr.ee/angelanatel

Sessão de Comunicação 1

Vaso com pictografia descrevendo a figura de uma mulher

 


Vaso com pictografia descrevendo a figura de uma mulher. Cerâmica medindo 37,00 x 41.50 x 28.50 cm. Cultura de Nazca - Período datável entre 100 AEC. e 800 EC. Região sul da costa do Peru.

Museu de Fowler na UCLA



Mesa 2: Gênero e Mulheres: entre a Grécia e o Egito


Para consultar a programação completa e o caderno de resumos com os resumos das sessões de comunicação, acesse: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1PdsFvU0qK0Lvo-w8-pIBjIsGsgLk4xp_?fbclid=IwAR1H0pH3ZLNGZWYt8F9NqJVCFJ8ZNRbEBD5Ix99NVvGu1kyKsXtRoficmt4 
- Quarta de manhã apresentarei uma comunicação neste Congresso - na sessão de Comunicações 3 - ative o lembrete para não perder: https://www.youtube.com/watch?v=a4AkI-76BuU

Congresso online do Messalinas

 


O nosso evento começa hoje, às 14h, e será inteiramente transmitido pelo Canal do Youtube do Messsalinas USP. Para consultar a programação completa e o caderno de resumos com os resumos das sessões de comunicação, acesse: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1PdsFvU0qK0Lvo-w8-pIBjIsGsgLk4xp_?fbclid=IwAR1H0pH3ZLNGZWYt8F9NqJVCFJ8ZNRbEBD5Ix99NVvGu1kyKsXtRoficmt4

- Quarta de manhã apresentarei uma comunicação neste Congresso - na sessão de Comunicações 3 - ative o lembrete para não perder: https://www.youtube.com/watch?v=a4AkI-76BuU

Homens se preparando para cortar ao meio uma mulher da etnia Cinta-Largas

 


Homens se preparando para cortar ao meio uma mulher da etnia Cinta-Largas, em um território indígena, na região entre o Mato Grosso e Rondônia, em 1963.
Essa imagem faz parte do vergonhoso episódio conhecido como Massacre do Paralelo Onze:
O Governo do Brasil desenvolveu políticas de ocupação do centro e norte do país, permitindo a expansão de fronteiras agrícolas, fato que consequentemente intensificou o processo de grilagem de terras, favorecendo o aumento de poder dos grandes latifundiários e incentivando um massacre.
Nessa catástrofe, mais de 3.500 indígenas foram dizimados. A maioria envenenados por arsênico, colocado em suas comidas de forma proposital, com ajuda de agentes do Estado.
Autor da Foto: Der Spiegel/ O Globo
Texto - 
@joelpaviotti

Principais Referências:
https://pib.socioambiental.org/en/noticias?id=17879
http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=Encontrado_documento_que_comprova_massacre_de_indigenas_durante_a_ditadura_militar&id=7419
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cintas-largas
http://www.taquiprati.com.br/cronica/1159-a-universidade-e-os-crimes-contra-os-indios

Relatório feito na época, na íntegra:
https://pt.scribd.com/doc/142787746/Relatorio-Figueiredo
Repost 
@midiaindiaoficial
#genocidioindigena #agronegocio #demarcaçãojá


Estatueta antropomorfa feminina

 


Estatueta antropomorfa feminina com nariz em forma de bico, possivelmente uma Divindade. Moldada em argila (seca ao sol). Cultura Sesklo. Datada entre 6.000 e 5.500 AEC. Período Neolítico. Encontrada na aldeia Nea Nikomedeia, Tessália, Grécia Antiga (a planície da Tessália, que fica entre o Monte Oeta / Othrys e o Monte Olimpo, foi o local da batalha entre os Titãs e os Olimpianos).


Sobre minhas unhas e minha deficiência invisível.


Muito obrigada, @dudu.hair e @lethyvilar (Instagram), por todo o carinho, respeito e preocupação. Para saber mais, acesse a playlist "Autismo e outras deficiências" em meu canal no Youtube (Angela Natel). - https://www.youtube.com/watch?v=wdGa_ZUJCxk&list=PLRrzcVW8BygGZVA74TniQmVgX13pliQYy Siga Dudu Hair - https://www.instagram.com/dudu.hair/ Siga Leticia Vilar - https://www.instagram.com/lethyvilar/ Seja muito bem vinde a fazer parte do 'espaço da Deusas' tornando -se membro de meu canal na YouTube escolhendo sua modalidade. Todos os meses tem sorteio de livros e/ou de cursos para os membros - https://www.youtube.com/channel/UC8OOyoQ5vZO-ip9ipz07UDw/join Contribua com o http://apoia.se/angelanatel com o valor de sua escolha e terá 50% de desconto em quatro de meus cursos. De todas essas maneiras você contribui para meu sustento, tratamento médico e acompanhamento terapêutico, e ainda concorre a livros maravilhosos e ganha ou concorre a cursos. Adquirindo qualquer um de meus cursos, você já está automaticamente concorrendo de tempos em tempos, a livros. Quanto mais cursos adquirir, de mais sorteios participará - https://linktr.ee/angelanatel

Estatueta votiva de uma mulher

 


Estatueta votiva de uma mulher segurando um prato com 2 pares de elementos comestíveis, representando uma adoradora e suas oferendas (a natureza exata da escultura permanece enigmática). Na maioria das vezes, são ex-votos dedicados em um templo ou santuário (também foram encontradas em tumbas). Feita de bronze - Cultura Nurágica (fruto da cultura megalítica). Datada entre 800 e 700 AEC. Encontrada na ilha da Sardenha (Mar Mediterrâneo), Itália.



"Pintou um clima": a culpabilização das vítimas é a base do fundamentalismo cristão

 


É raro que alguém diga, de forma aberta, que é a favor de estupradores, que concorda com machistas, pedófilos, que apoia racistas.

Em vez disso, o que ocorre é a negação dessas violências.

E se diz: "sim, sou contra tudo isso, mas o que aconteceu ali não foi uma violência, a vítima mentiu, exagerou ou então provocou isso".

Por vezes até mesmo vítimas dessas violências anunciam esse tipo de discurso, o que a meu ver pode ser uma forma de se proteger do reconhecimento de que ali ocorreu um trauma.

Responsabilizar as vítimas pelas violências que lhes acontecem é uma maneira de ainda tentar dar sentido à defesa de um mundo justo e perfeito, de um ser divino bondoso e poderoso que ordena tudo.

No desespero de defender esse mundo supostamente justo, em que toda ação teria uma reação equilibrada, por vezes se apela para outras vidas. Ex: se um bebê sofreu uma violência, fica mais difícil dizer que ele "provocou" ou "pediu" por aquilo, então se diz que ele teria um débito de outra vida a ser quitado nessa.

A culpabilização das vítimas é a principal forma de manter essa ilusão de que haveria uma justiça maior no mundo. Isso porque no cristianismo há a ideia de que nada acontece sem a permissão do deus e que portanto haveria no mundo uma grande justiça, um grande motivo por trás de tudo.

Diante da constatação de que no mundo há muitas violências e injustiças, essa ideologia aciona o "livre-arbítrio", de maneira que todo o mal que sucede a alguém é justificado por sua própria ação. Quem "não pediu com fé" não alcançou o mérito de ser "salvo" por milagre da fome, do estupro, das demais violências.

Abandonar essa ideologia é fundamental para que se possa reconhecer a concretude das violências e ter a radicalidade de afirmar que nenhuma ação da vítima justifica violência alguma. Nem a roupa, nem o horário, nada.

É preciso sustentar essa falta de um sentido único de justiça transcendental na vida para que a gente possa, de fato, vivê-la com saúde, enfrentando seus problemas sem apelar para nenhum livre-arbítrio.

Descatequizar para descolonizar é fundamental para o reflorestamento do mundo.”

Geni Núñez - @genipapos no Instagram

Assista a live completa "Descatequizar para descolonizar" com Geni Núñez em https://www.youtube.com/watch?v=mhtXVH-kO3I&t=2152s


Nem Deus perdoa

 


Você quer saber o que os textos gregos do Novo Testamento dizem? Quer entendê-los? Não perca o curso "Leituras do Novo Testamento: os quatro Evangelhos e a literatura".


Neste curso iremos examinar linguística e literariamente os principais textos dos quatro evangelhos canônicos: Mateus, Marcos, Lucas e João (Novo Testamento).

Neste curso a concentração será na análise de termos gregos chaves para a compreensão das principais narrativas de cada Evangelho, suas relações com a literatura da época de sua redação e contextualização autoral. Além disso serão fornecidos materiais para aprofundamento interdisciplinar, bem como dicas de compreensão das narrativas.


Conteúdo do curso

Introdução à narratologia e figuras de linguagem importantes nos Evangelhos.

Trabalho sobre narrativas específicas de cada Evangelho canônico.


Métodos de ensino e aprendizagem

– 12 horas distribuídas em 4 gravações de 3 horas cada – uma para cada Evangelho – breves conferências, leitura de textos.

1 aula extra gravada para aprofundamento.

– Plataforma online com material de leitura e perguntas para guiar os alunos através do material de leitura que será fornecido, acesso a todas as aulas gravadas para assistir quando quiser.


O curso inclui:

– Atendimento personalizado.

– Certificado de conclusão de 15 horas.


Pré-requisitos:

Ter acesso à internet.

Não é necessário um conhecimento prévio.


PARA ADQUIRIR:

Envie 120 reais com seu nome completo e endereço de e-mail na descrição do pagamento (ou enviar comprovante por e-mail).


FORMAS DE PAGAMENTO:

1. Pix: eetown@gmail.com

2. PicPay: @angelanatel

3. Mercado Pago: link.mercadopago.com.br/angelanatel (nesse caso acrescentando 5 reais ao valor total)

4. PayPal - eetown@gmail.com (nesse caso acrescentando 7 reais ao valor total).


Ao adquirir qualquer um de meus cursos você está contribuindo para meu sustento pessoal, meu tratamento médico e acompanhamento terapêutico. Muito obrigada!