Deusa em ouro batido de um templo cananeu no alto de Lachish. Ela segura lótus ou lírios egípcios e usa uma coroa de penas duplas com chifres de carneiro (de origem kemética / egípcia). Ela parte da convenção de Deusas do sudoeste asiático (especialmente Ishtar / 'Ashtart / QDSU = "Santa") em pé sobre os leões, em vez de se equilibrar sobre um cavalo que também usa uma coroa de penas duplas.
Esta importante cidade cananeia ficava em um tel (monte de um povoado de longa data) bem a sudoeste de Jerusalém, bem mais perto de Gaza. A Deusa dataria do século 12 AEC, dentro da faixa posterior de muitas placas de cerâmica cananeia em homenagem a "Ashtart, a Deusa donzela do amor, riqueza e guerra". Mais informações sobre as várias conquistas de Lachish aqui: https://www.baslibrary.org/biblical-archaeology-review/13/1/1?fbclid=IwAR2arGDg4EuIXMI2nYC8JuIdjzw4eOV7Sov1zEK4XE0_m69I7MfrYPKB-w4
.Curso 'Asherah: Deusa de Israel'
Para acessar as 2h de aula gravadas mais o material didático, é só enviar um pix de 50 reais para eetown@gmail.com e colocar seu nome completo e endereço de e-mail na descrição do pix.
Conteúdo:
- Asherah no antigo sudoeste Asiático
- Asherah como Deusa de Israel e de Judá
- Asherah como esposa de Javé
- Arqueologia, Historiografia e muito mais!
Não perca essa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário