sexta-feira, 9 de julho de 2021

- Perguntinhas sobre Deus -

 


(tradução da letra de Atahualpa Yupanqui)

.

Um dia, eu perguntei:

Avô, onde está Deus.

Meu avô ficou triste,

E ele não me respondeu nada.

Meu avô morreu nos campos,

Sem oração ou confissão.

E os índios o enterraram,

Flauta de cana e tambor.

No momento em que perguntei:

Pai, o que você sabe de Deus?

Meu pai se tornou sério

E ele não me respondeu nada.

Meu pai morreu na mina

Sem médico ou proteção.

Cor do sangue do mineiro

Ele tem o ouro do chefe!

Meu irmão vive nas montanhas

E não conhece uma flor.

Suor, malária, cobras,

A vida do lenhador.

E que ninguém lhe pergunte

Se ele souber onde Deus está.

Ele ainda não passou por sua casa

Tão importante, senhor.

Eu canto para as estradas,

E quando estou na prisão

Eu ouço as vozes do povo

Que cantam melhor do que eu.

Há uma coisa na terra

Mais importante que Deus.

E isso é que ninguém cospe sangue

Para que outra pessoa viva melhor.

Que Deus cuida dos pobres?

Talvez ele faça, e talvez não.

Mas é certo que ele come seu almoço

Na mesa do chefe.

Nenhum comentário:

- Perguntinhas sobre Deus -

 


(tradução da letra de Atahualpa Yupanqui)

.

Um dia, eu perguntei:

Avô, onde está Deus.

Meu avô ficou triste,

E ele não me respondeu nada.

Meu avô morreu nos campos,

Sem oração ou confissão.

E os índios o enterraram,

Flauta de cana e tambor.

No momento em que perguntei:

Pai, o que você sabe de Deus?

Meu pai se tornou sério

E ele não me respondeu nada.

Meu pai morreu na mina

Sem médico ou proteção.

Cor do sangue do mineiro

Ele tem o ouro do chefe!

Meu irmão vive nas montanhas

E não conhece uma flor.

Suor, malária, cobras,

A vida do lenhador.

E que ninguém lhe pergunte

Se ele souber onde Deus está.

Ele ainda não passou por sua casa

Tão importante, senhor.

Eu canto para as estradas,

E quando estou na prisão

Eu ouço as vozes do povo

Que cantam melhor do que eu.

Há uma coisa na terra

Mais importante que Deus.

E isso é que ninguém cospe sangue

Para que outra pessoa viva melhor.

Que Deus cuida dos pobres?

Talvez ele faça, e talvez não.

Mas é certo que ele come seu almoço

Na mesa do chefe.