"Tenho visto postagens sobre os níveis de suporte (1, 2 e 3) porque erroneamente as pessoas dizem (incluindo profissionais) "Fulano é autista leve", "É autista severo". A questão é que essas nomenclaturas, leve, moderado e severo se quer existem nos manuais de diagnóstico médico. O pior é que muitos médicos usam, e usam para subestimar os que eles chamam de severo e superestimar o que eles chamam de leve. Os que chamam de moderado ficam no limbo.
Eu normalmente coloco nível 1 e entre parênteses, ou aspas, leve, porque tem gente que ainda não sabe o que é nível de suporte, mas é bom ir aprendendo.
Então o que existe? Existem os níveis como eu já disse de SUPORTE que infelizmente são confundidos com níveis de autismo. Se você coloca como níveis de autismo, significa que existem mais e menos autista. Então, um autista nível 1 é menos que o nível 2, o 2 é menos que o 3 e o 3 é o "mais autista de todos". Só que isso não existe. Existem autistas que precisam de ajuda, suportes durante a vida que são diferentes.
Aí sim, SUPORTE 1, SUPORTE 2 e SUPORTE 3. Só que é nivel de SUPORTE, APOIO e não nível de autismo. Mesmo assim, todo autista precisa de apoio. Nível 1 não significa ser esquecido e não precisar de nada. É apenas MENOS EM RELAÇÃO AOS OUTROS 2 e 3.
Eu sempre vi notícias, estatísticas de que o maior número de suicídio entre autistas é com autistas de suporte 1 (não que não exista com os demais) e a resposta que eles dão é de que os 2 e 3 não tem tanta consciência do que acontece com eles, por isso não chegam a esse ponto. Só que isso é a maior bobagem. Eu sou nível 2 e tenho total consciência. Conheço nível 3 que também tem total consciência. Acontece que esse número maior de depressão e suicídio entre os de suporte 1, ao meu ver é pelo descaso.
Apesar de eu não ter diagnóstico cedo, eu sempre recebi um apoio enorme da minha família. Ia para terapias, porque eu era extremamente mais dependente, por muito tempo. Tambem tive a benção de ter uma família boa. Só que muitas vezes os ditos "leves" são obrigados a viver sem suporte. Já vi escolas negando adaptação para o aluno porque era nível 1. Como eles vão ter qualidade de vida?
Tentem não usar esse tipo de expressão que acaba confundindo as coisas e contribuindo para que um grupo seja negligenciado. Autismo é autismo para todos e todos devem receber o suporte que necessitam."
Carol Souza-Autistando
Nenhum comentário:
Postar um comentário