domingo, 31 de janeiro de 2021

Maria Mitchell

 


Maria Mitchell (1 de agosto de 1818 a 28 de junho de 1889)!

Virou #Quacker #Unitária #Sufragista #Abolicionista

Livre pensadora. Professora de astronomia no Vassar College. Primeira mulher americana a trabalhar como astrônoma profissional. Nascida em Nantucket, Massachusetts. Morreu em Lynn, Massachusetts. Enterrada no cemitério de Prospect Hill, Nantucket, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 30 de janeiro de 2021

Aula A Invenção da Heterossexualidade com Helena Vieira

Esther Roper

 


Esther Roper (4 de agosto de 1868 - 28 de abril de 1938)!

#Sufragista #Pacifista

 Organizadora do trabalho. Apoiadora de objetores de consciência e de suas famílias. Advogava pela reforma penitenciária. Adversária da pena de morte. Em 1896, Esther conheceu a poeta irlandesa Eva Gore-Booth. As duas mulheres se tornaram companheiras no trabalho e na vida. Juntas, elas organizaram vendedores de flores, artistas de circo, empregadas domésticas e trabalhadores de minas de carvão. Em 1900, elas fundaram e editaram uma publicação trimestral chamada "Women's Labor News". Em 1913, elas se mudaram para Londres, onde conheceram a escritora transgênero Irene Clyde. As três ativistas publicaram um jornal chamado "Urania", no qual defendiam uma sociedade livre de gênero. Nasceu em Cheshire, Inglaterra. Morreu em Hampstead, Londres, Inglaterra. Enterrada no cemitério de St. John-Hampstead, ao lado de Eva, falecida 12 anos antes.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Anna Murray Douglass

 


Em 4 de agosto de 1882, Anna Murray Douglass morreu. Nascida em 1813, dia exato desconhecido.

 #Abolicionista

 Primeira esposa de Frederick Douglass. A casa deles em Rochester, Nova York, foi uma parada importante na estrada de ferro subterrânea. Nasceu em Denton, Maryland. Morreu em Washington, D.C. Inicialmente enterrada no Graceland Cemetery em D.C. Depois que Graceland foi fechada em 1894, seus restos mortais foram transferidos para o Cemitério Mount Hope, em Rochester.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Drag queens: utopia, arte e política sobre o corpo?

Leitura da semana: trecho de "Cangaços", de Graciliano Ramos.

Ernestine Rose

 


Em 4 de agosto de 1892, Ernestine Rose morreu. Nascida em 13 de janeiro de 1810.

#Abolicionista

Livre pensadora. Conferencista. Defendia os direitos humanos e a tolerância universal. Reconhecida como a melhor oradora feminina da América do século XIX. Uma força intelectual importante no movimento das mulheres de sua época. Ela provocou polêmica e indignação em todos os lugares onde foi. Nasceu em Piotrkow Trybunalski, Polônia. Morreu em Brighton, Inglaterra. Enterrada no cemitério de Highgate, Londres, Inglaterra.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Inez Milholland

 


Inez Milholland (6 de agosto de 1886 - 25 de novembro de 1916)!

#Sufragista #Pacifista #Socialista #Ativista antiguerra. #Advogada trabalhista.

Advogava pela reforma penitenciária. Membro da Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu inesperadamente enquanto falava em Los Angeles. Enterrada no cemitério de Lewis, Lewis, Nova York. Ela tinha 30 anos.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

divulgação do meu livro de poesias: COMO EU VEJO O MUNDO

Paulina Kellogg Wright Davis

 


Paulina Kellogg Wright Davis (7 de agosto de 1813 a 24 de agosto de 1876)!

#Sufragista #Abolicionista #Educadora

 Fundadora da New England Woman Sufrrage Association. Em 1846, Paulina percorreu o leste dos EUA com um manequim dando palestras para mulheres sobre anatomia e fisiologia, e pedindo que se tornassem médicas. Fundou e editou um jornal feminista, "The Una", um dos primeiros periódicos pertencentes, editados e escritos por mulheres. Nascida em Bloomfield, Nova York. Morreu em Providence, Rhode Island. Enterrada no cemitério de Swan Point, Providence.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Elizabeth Gurley Flynn

 


Elizabeth Gurley Flynn (7 de agosto de 1890 - 5 de setembro de 1964)!

 #Comunista #Sufragista

 Organizadora do sindicato. Advogava pela liberdade de expressão. Wobbly (membro dos Trabalhadores Industriais do Mundo - I.W.W.). Membro fundador da União Americana das Liberdades Civis - ACLU. Oradora. Elizabeth fez seu primeiro discurso público no Harlem Socialist Club aos 16 anos, sobre o tema "O que o socialismo fará pelas mulheres". Presa e encarcerada muitas vezes. Serviu dois anos (1955-1957) no campo prisional federal perto de Alderson, West Virginia. Em 1957, ela concorreu ao Conselho da Cidade de Nova York como comunista. Em 1961, tornou-se presidente nacional do Partido Comunista dos EUA, autora de "The Rebel Girl: An Autobiography" (1955), entre outras obras. Amiga íntimo de Dorothy Day. Ela deixou sua pequena propriedade (alguns livros, roupas, móveis) para a Casa dos Trabalhadores Católicos de Nova York. Nascida em Concord, New Hampshire. Morreu em Moscou, Rússia. Enterrada em Forest Home Cemetery, Forest Park, Illinois.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 24 de janeiro de 2021

Anneken Jans

 


Em 24 de janeiro de 1539, uma mulher anabatista de 28 anos chamada Anneken Jans foi executada em Rotterdam, Holanda. (Ver Espelho dos Mártires - Martyrs Mirror, pp. 453-454).


Ao ser levada ao local de execução, Anneken perguntou se alguém da multidão levaria seu filho Isaías de 15 meses de idade. Um padeiro concordou em levar o menino e criá-lo com seus próprios seis filhos. (Ver gravura de Jan Luiken.) O livro "Espelho dos Mártires" inclui uma carta escrita por Anneken a Isaías que diz


"Quando você ouvir que se trata de um pequeno grupo pobre e simples que é rejeitado, desprezado e expulso pelo mundo, junte-se a ele! Meu filho, lute pela justiça até a morte"!

Lillie Devereux Blake

 


Lillie Devereux Blake (12 de agosto de 1833 - 30 de dezembro de 1913)!

#Sufragista Livre pensadora. #Jornalista #Conferencista

 Defendia os direitos das mulheres. Advogava pela reforma da imigração. Autora de "Fettered for Life" (1874), sobre a complexidade da vida das mulheres no século XIX. Nascida em Raleigh, Carolina do Norte. Morreu em Englewood, Nova Jersey. Enterrada no cemitério da união, Stratford, Connecticut.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 23 de janeiro de 2021

Lucy Stone

 


Lucy Stone (13 de agosto de 1818 a 18 de outubro de 1893)!

 #Sufragista #Abolicionista #Professora

 Resistente a impostos. Formada no Oberlin College. Editora de um jornal semanal chamado "The Women's Journal". Em 1855, Lucy se casou com Henry B. Blackwell, um colega abolicionista. Ela escolheu manter seu próprio nome (o que era escandaloso na época). Lucy e Henry concordaram em um casamento baseado em igual parceria em todas as áreas, inclusive financeira e jurídica. Nasceu em West Brookfield, Massachusetts. Morreu em Boston, Massachusetts. Cremada (a primeira cremação em Massachusetts). Seus restos mortais estão no cemitério e crematório de Forest Hills, Jamaica Plain, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Susan Sontag: Illness as Metaphor

DOENÇA COMO METÁFORA

METEORO ENTREVISTA - RITA VON HUNTY

Florence Nightingale

 


Em 13 de agosto de 1910, Florence Nightingale morreu. Nascida em 12 de maio de 1820.

 #Universalista #Reformadora social.

Crítica da religião organizada. Fundadora da enfermagem moderna. Em uma ocasião, Florence estava atendendo a uma prostituta moribunda que tinha medo de ir para o inferno. Ela disse a Florence: "Ore a Deus para que você nunca fique desesperada como estou no momento". Florence tranquilizou-a, dizendo: "Oh, minha menina, você não é mais misericordiosa agora do que o Deus que você imagina? No entanto, o Deus real é muito mais misericordioso do que qualquer criatura humana jamais foi ou pode imaginar". Nunca se casou, tendo rejeitado pelo menos quatro propostas. Sabemos pelos escritos dela que seus relacionamentos mais íntimos eram com as mulheres. Nasceu em Florença, Itália. Morreu em Londres, Inglaterra. Enterrada no cemitério de St. Margaret Church em East Wellow, Hampshire, Inglaterra.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Leitura da semana: trecho de "Olhares negros", de Bell Hooks.

Mary Elisabeth Dreier

 


Em 15 de agosto de 1963, Mary Elisabeth Dreier morreu. Nascida em 26 de setembro de 1875.

#Sufragista #Ativista sindical.

Ativista antiguerra. Advogava pelo desarmamento nuclear. Em 1905, Mary conheceu a colega reformadora Frances Kellor. As duas se tornaram parceiras e companheiras por toda a vida, dividindo um lar por 47 anos. Em 1906, Mary tornou-se presidente da filial de Nova York da Women's Union Union League. Mais tarde, ela foi presidente do Partido Mulher Sufrágio de Nova York. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu em Bar Harbor, Maine. Enterrada no cemitério Green-Wood, Brooklyn, perto de seus pais e a alguns metros de Frances.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Leticia Lopes Rocha: Fundamentalismos religiosos, caso Brasil

Juanita Morrow Nelson

 


Juanita Morrow Nelson (17 de agosto de 1923 - 9 de março de 2015)!

 #Pacifista

 Ativista dos direitos civis. Resistente aos impostos de guerra. Advogava por um estilo de vida simples. Crítica de usura. Organizadora do Congresso de Igualdade Racial (CORE). Participante do Freedom Rides de 1947. Em 1948, Juanita e seu marido Wally cofundaram uma organização chamada Peacemakers, com o objetivo de promover resistência à guerra e gastos militares. Juanita e Wally tornaram-se resistentes a impostos, não apenas recusando arquivar e responder a avisos, mas se recusando a cooperar com o governo de qualquer forma. "Não estou pagando impostos", disse ela, "porque a porcentagem esmagadora do orçamento é destinada a fins de guerra". Os Nelsons se esforçaram para reduzir sua renda o máximo possível. Eles construíram uma casa com materiais recuperados e cultivaram a maioria de seus próprios alimentos. Nascida em Cleveland, Ohio. Morreu em Greenfield, Massachusetts, aos 91 anos.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Não caibo mais

 


Há ambientes em que as pessoas se preocupam

Mais com a estampa da sua camiseta

Do que com a dignidade das pessoas.

Sim, onde posso ser constantemente chamada a atenção

Pelo que ilustra minha roupa

O mesmo lugar onde sou desrespeitada,

Recebo assédio moral,

Onde se mente, se vive um teatro.

Organizações vendidas ao mercado

E que servem somente ao dinheiro e ao poder.

Nesses lugares se cultiva a culpa

E a responsabilidade pelos atos individuais e individualistas

Desse sistema sujo e falido

Recai sobre quem é nele explorado.

Colonização de corações

Vidas lutando narcisicamente por espaço.

Pisando em outros

Desrespeitando

No papel emitindo valores inexistentes

Por causa de um reconhecimento estatal.

Sim, faculdades

Que são, na verdade, seminários confessionais

Travestidos de instituições para todos,

Mas que não passam de fábricas de seres não pensantes

Só repetidores de dogmas, correntes, culpabilizações e mentiras.

Filhos do diabo, são o próprio demônio

A desumanizar pessoas

Em prol de seus sermões manipulados.

Textos bíblicos retorcidos

Numa visão completamente adestrada.

Nesses ambientes não caibo mais.


Angela Natel


Winona LaDuke

 


Winona LaDuke (nascida em 18 de agosto de 1959)!

 Nativa americana. #Feminista #Ecologista #Economista

 Advoga pelo desenvolvimento sustentável. Diretora executiva do Honor the Earth, um grupo ambientalista ativo nos protestos do Dakota Access Pipeline. Autora de "Last Standing Woman" (1997), "Todas as nossas relações: lutas nativas por terra e vida" (1999) e "Recuperando o sagrado: o poder de nomear e reivindicar" (2005), entre outras obras. Nascida em Los Angeles, Califórnia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Belle Case La Follette

 


Em 18 de agosto de 1931, Belle Case La Follette morreu. Nascida em 21 de abril de 1859.

#Sufragista #Pacifista #Advogada #Ativista antiguerra.

Criada em um lar unitário. Coeditora (com o marido Robert La Follette da "La Follette's Weekly", antecessora da revista "The Progressive" de hoje. Em 1915, Belle ajudou a fundar o Partido da Paz da Mulher, uma organização pacifista antiguerra que mais tarde se tornou a Liga Internacional da Mulher pela Paz e Liberdade (WILPF). Nasceu em Summit, Wisconsin. Morreu em Washington, DC Enterrada no Forest Hill Cemetery, Madison, Wisconsin.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 17 de janeiro de 2021

Grace Hutchins

 


Grace Hutchins (19 de agosto de 1885 - julho de 1969)!

 #Pacifista #Feminista #Comunista #Escritora #Professora

 Reformadora do trabalho. Advogava pelos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Ativista da Irmandade da Reconciliação. Em 1920, Grace estava morando em uma casa comunitária na cidade de Nova York com cinco outras mulheres. Uma delas era Anna Rochester, também pacifista e marxista. Depois que a casa do grupo se desfez, Grace e Anna se mudaram para um apartamento na 85 Bedford Street, em Greenwich Village. Elas permaneceram juntos pelas próximas quatro décadas. Autora de "Jesus Cristo e o mundo hoje" (1922), "Labor and Silk" (1929) e "Women Who Work" (1933). Nascida em Boston, Massachusetts. Morreu na cidade de Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 16 de janeiro de 2021

Rosa Manus

 


Rosa Manus (20 de agosto de 1881 - cerca de 1943)!

 #Pacifista #Sufragista

 Nasceu e morou em Amsterdã, Holanda. Secretária da Associação Holandesa de Sufrágio Feminino. Em 1915, Rosa ajudou a organizar o Congresso Internacional das Mulheres em Haia. Este grupo evoluiu para a Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade. Em 1935, ela ajudou a estabelecer os Arquivos Internacionais para o Movimento de Mulheres. Em 16 de agosto de 1941, Rosa foi presa por suas "tendências pacifistas e internacionais" e levada para a prisão em Scheveningen (um distrito de Haia). De lá, ela foi enviada para Ravensbruck, um campo de concentração nazista para mulheres, onde provavelmente morreu em uma câmara de gás.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

DIREITO À PREGUIÇA

Esther Cooper Jackson

 


Esther Cooper Jackson (nascida em 21 de agosto de 1917)!

Ativista dos direitos civis. Assistente social. Comunista. Formada no Oberlin College. Organizadora do Congresso da Juventude do Sul do Negro no Alabama no final dos anos 30. Editora fundadora da revista "Freedomways", uma revista sobre política e artes para afro-americanos (publicada de 1961 a 1985). Nasceu em Arlington, Virgínia. Casada há 66 anos com o companheiro ativista e comunista James Jackson (d. 2007).

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Leitura da semana: trecho de "Nem santo te protege", de André Musskopf.

Grace Paley

 



Em 22 de agosto de 2007, Grace Paley morreu. Nascida em 11 de dezembro de 1922.

#Feminista #Pacifista #Ativista antiguerra.

 Resistente aos impostos de guerra. Escritora de histórias curtas. Poeta. Professora. Membro da Liga de Resistentes à Guerra. Trabalhou com o American Friends Service Committee. Autora de "Os pequenos distúrbios do homem" (1959) e "Enormes mudanças no último minuto" (1974), entre muitos outros trabalhos. Grace se descreveu como "anarquista pacifista e cooperativa combativa". Em 1978, ela foi presa como uma das "Casa Branca Onze" por exibir uma faixa antinuclear no gramado da Casa Branca. Seu obituário do New York Times disse que, durante décadas, "ela era uma presença familiar na Sexta Avenida, perto de sua casa em Greenwich Village, sorrindo amplamente, com chicletes quebrados e folhetos na mão". Nascida no Bronx, Nova York. Morreu em Thetford, Vermont.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Mary Arizona "Zonia" Baber

 


Mary Arizona "Zonia" Baber (24 de agosto de 1862 - 1955)!

#Pacifista #Feminista #Antiimperialista #Ecologista #Professor de geografia.

Ativista da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Membro do Comitê Executivo da filial de Chicago da Associação Nacional Para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Nasceu em Clark Center, Illinois. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério sempre verde, Lansing, Michigan.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Madeleine Z. Doty

 


Madeleine Z. Doty (24 de agosto de 1877 a 14 de outubro de 1963)!

 #Pacifista #Sufragista #Advogada #Professora #Jornalista

 Advogada da reforma penitenciária. Secretária Internacional da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Em 1919, casou-se com Roger Baldwin, fundador da União Americana das Liberdades Civis e também pacifista. Nasceu em Bayonne, Nova Jersey. Morreu em Greenfield, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Zona Gale

 


Zona Gale (26 de agosto de 1874 - 27 de dezembro de 1938)!

#Sufragista #Pacifista #Jornalista #Dramaturga

 Adversária da pena de morte. Lobby pela Lei de Direitos Iguais de Wisconsin em 1921. No mesmo ano, ela se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pulitzer de Drama. Nasceu em Portage, Wisconsin. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério de Silver Lake, Portage, Wisconsin. Sua lápide diz: "A vida é algo a mais do que acreditamos que seja".

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 10 de janeiro de 2021

Barbara Ehrenreich

 


Barbara Ehrenreich (nascida em 26 de agosto de 1941)!

#Feminista #Socialista #Ateia #Ativista antiguerra. #Escritora #Ensaísta

 Sobrevivente de câncer de mama. Autora de "Ritos de Sangue: Origens e História das Paixões da Guerra" (1997), "Níquel e Escurecido: Não Passando na América" (2001), "Brilhante: Como a Promoção Incansável do Pensamento Positivo América prejudicada "(2009)," Vivendo com um deus selvagem: a busca de um descrente pela verdade sobre tudo "(2014) e" Causas naturais: uma epidemia de bem-estar, a certeza de morrer e se matando para viver mais tempo "(2018), entre muitos outros trabalhos. Nascida em Butte, Montana. Vive em Alexandria, Virgínia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 9 de janeiro de 2021

TUNYA - 'Don't Wait' - A film by Lanre Malaolu

Lois Gunden Clemens

 


Em 27 de agosto de 2005, Lois Gunden Clemens morreu. Nascida em 25 de fevereiro de 1915.

 #Menonita #Pacifista #Professora #Editora do "The Voice" (o boletim do Comitê de Missões e Serviços das Mulheres Menonitas).

Formada na faculdade Goshen. Autora de uma série de palestras sobre o papel da mulher na igreja, intitulado "Mulher Liberada" (1971). Em 2013, Lois foi homenageada pelo Estado de Israel como "Justa Entre as Nações" por ajudar a salvar crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, ela trabalhou com o Comitê Central Menonita para estabelecer um lar infantil em Canet Plage, sul da França. Ela passou a maior parte do ano de 1943 como prisioneira de guerra em Baden-Baden, Alemanha. Ela foi libertada no início de 1944 e, no outono daquele ano, começou a ensinar francês no Goshen College. Nascida em Flanagan, Illinois. Morreu em Lansdale, Pensilvânia. Enterrada no cemitério menonita de Plains, Hatfield, Pensilvânia.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Mary Garrett Hay

 


Mary Garrett Hay (29 de agosto de 1857 a 29 de agosto de 1928)!

#Sufragista #Ativista de temperança.

 Presidente da Liga de Sufrágio Igual de Nova York (1910-1918). Presidente do Partido do Sufrágio da Mulher de Nova York (1912-1918). Presidente da Liga das Mulheres Eleitoras de Nova York (1918-1923). Fundadora da National American Woman Sufrrage Association. Colega de longa data e companheira de Carrie Chapman Catt. Mary e Carrie estão enterradas lado a lado no cemitério Woodlawn, Bronx, Nova York. A lápide delas diz: "Aqui jazem duas, unidas em companheirismo por 38 anos através do serviço constante a uma grande causa". Nasceu em Charlestown, Indiana. Morreu em New Rochelle, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Leitura da semana: trecho de "Covid-19: a Mãe Terra contra-ataca a Human...

Josephine St. Pierre Ruffin

 


Josephine St. Pierre Ruffin (31 de agosto de 1842 - 13 de março de 1924)!

#Sufragista #Jornalista

 Líder de direitos civis. Fundadora da "Woman's Era", o primeiro jornal publicado por uma mulher afro-americana. Ela atuou como editora de 1890 a 1897. Nasceu e morreu em Boston, Massachusetts. Enterrada no cemitério Mount Auburn, Cambridge, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Mary Grew

 


Mary Grew (1 de setembro de 1813 a 10 de outubro de 1896)!

#Sufragista #Abolicionista

 Trabalhou com Lucretia Mott na Sociedade Antiescravidão Feminina. Coeditora do "Pennsylvania Freeman", a publicação da Pennsylvania Anti-Slavery Society. Teve um relacionamento de longo prazo com a sufragista Margaret Burleigh. Nascida em Hartford, Connecticut. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia. Enterrada no cemitério Woodlands, 4000 Woodland Avenue, Filadélfia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Sara Bard Field

 


Sara Bard Field (1 de setembro de 1882 - 15 de junho de 1974)!

 #Sufragista #Pacifista #Socialista cristã. #Poeta #Oradora

 Na década de 1910, Sara criou o slogan sufragista "Sem votos, sem bebês!" Nascida em Cincinnati, Ohio. Morreu em Berkeley, Califórnia. Cremada, cinzas espalhadas.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Lillian Wald

 


Em 1º de setembro de 1940, Lillian Wald morreu. Nascida em 10 de março de 1867.

#Sufragista #Pacifista #Ativista dos direitos civis. Ativista antiguerra.

 Pioneira em enfermagem comunitária urbana. Fundadora do Henry Street Settlement no Lower East Side de Nova York. Cofundadora da Associação Nacional para o Desenvolvimento das pessoas de Cor - NAACP. Membro do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que se tornou a Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Teve um relacionamento de longo prazo com a colega reformadora Mabel Hyde Kittredge. Nascida em Cincinnati, Ohio. Morreu em Westport, Connecticut. Enterrada no cemitério Mount Hope, Rochester, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 3 de janeiro de 2021

Claire Culhane

 


Claire Culhane (2 de setembro de 1918 a 25 de abril de 1996)!

#Ativista antiguerra. #Abolicionista da prisão.

Advogava por desobediência civil e ação direta. Em meados da década de 1960, Claire passou um ano no Vietnã trabalhando em um hospital estabelecido pelo governo canadense. Ela teve exposição em primeira mão a atrocidades cometidas pelos militares dos EUA, com a cumplicidade das autoridades canadenses. Quando voltou para o Canadá em 1968, começou a trabalhar em período integral para parar a guerra e educar os canadenses sobre o papel de seu país nela. Autora de "Por que o Canadá está no Vietnã: a verdade sobre nossa ajuda externa" (1972). Nascida em Montreal, Quebec. Morreu em Vancouver, British Columbia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 2 de janeiro de 2021

Goddess Timeline

Prudence Crandall

 


Prudence Crandall (3 de setembro de 1803 - 28 de janeiro de 1890)!

Nascida em uma família #Quacker em Rhode Island. #Abolicionista #Pacifista Educadora

 Em 1833, Prudence estabeleceu a primeira escola nos EUA para meninas afro-americanas, um projeto que gerou oposição violenta. O prédio da escola, em Canterbury, Connecticut, ainda está de pé e agora abriga o Museu Prudence Crandall. Nascido em Hopkinton, Rhode Island. Morreu em Elk Falls, Kansas. Enterrada no cemitério de Elk Falls.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Renunciar


Como manter a sanidade

E a esperança

Nas relações que não admitem o divergente

A discordância, a diferença?

 

E crescendo tendo de concordar

A admitir o inadmissível

De uma relação tóxica em que eu não deveria aparecer

Nem demonstrar singularidade.

 

Apenas repetindo discursos

Num jogo de imitação

Reprimindo vontades,

Omitindo gosto pessoal

Tendo de desmerecer-me

Sem poder ser.

 

E era ridicularizada pela roupa que escolhia vestir

Pela palavra que deixava escapar

Ou pelo assunto que fazia parte de meu hiperfoco

Mas que deveria silenciar.

Para não rirem de mim

Não me xingarem

Não me exporem ao ridículo publicamente

Eu deveria simplesmente admitir-me

Num mundo outro, que não o meu.

E a toxidade da relação se misturava à admiração

E ao amor, e à dependência emocional

Ao mesmo tempo em que minha imagem se via refletida

Como ameaça, com repulsa, desgosto no olhar de desprezo

Que comumente via.

 

E por inúmeras vezes me anulei

E deixei tudo, renunciei a tudo,

E silenciei para passar tardes, dias inteiros

À disposição

E me torturava ficar seguindo por entre as araras das lojas

De roupas que não me interessavam.

E nada disso valeu de nada.

Porque me torturei

Porque me anulei

E silenciei

Achando que valorizava o outro.

Mas quando decidi cortar

A relação abusiva

Me vi vilã, fui cruelmente taxada

E desprezada por meses

Ainda que nas redes, publicamente

Houvesse uma bela fachada.

Não passou de um teatro,

E quando hoje me recuso

Me ponho reclusa

Sou tida por ingrata

Que mão ama

Que não procura.

Porque decidi ser

E não mais me permitir silenciar.

A distância preserva quem sou

E não posso mais renunciar a isso.

 

Angela Natel – 01/01/21

Madeleine Vernet

 


Madeleine Vernet (3 de setembro de 1878 - 5 de outubro de 1949)!

#Pacifista #Feminista #Escritora #Educadora

 Em 1917, Madeleine fundou um periódico feminista pacifista chamado "La Mere Educatrice" ("Maternidade e Educação"). Em 1921, ela fundou a Liga das Mulheres contra a Guerra. Em 1928, tornou-se secretária geral do Comitê Internacional de Ação e Propaganda para a Paz e o Desarmamento. Nascida em Le Houlme, França. Morreu em Levallois-Perret, Paris, França. Enterrada no cemitério de Barentin, norte da França.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Maria Mitchell

 


Maria Mitchell (1 de agosto de 1818 a 28 de junho de 1889)!

Virou #Quacker #Unitária #Sufragista #Abolicionista

Livre pensadora. Professora de astronomia no Vassar College. Primeira mulher americana a trabalhar como astrônoma profissional. Nascida em Nantucket, Massachusetts. Morreu em Lynn, Massachusetts. Enterrada no cemitério de Prospect Hill, Nantucket, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Aula A Invenção da Heterossexualidade com Helena Vieira

Esther Roper

 


Esther Roper (4 de agosto de 1868 - 28 de abril de 1938)!

#Sufragista #Pacifista

 Organizadora do trabalho. Apoiadora de objetores de consciência e de suas famílias. Advogava pela reforma penitenciária. Adversária da pena de morte. Em 1896, Esther conheceu a poeta irlandesa Eva Gore-Booth. As duas mulheres se tornaram companheiras no trabalho e na vida. Juntas, elas organizaram vendedores de flores, artistas de circo, empregadas domésticas e trabalhadores de minas de carvão. Em 1900, elas fundaram e editaram uma publicação trimestral chamada "Women's Labor News". Em 1913, elas se mudaram para Londres, onde conheceram a escritora transgênero Irene Clyde. As três ativistas publicaram um jornal chamado "Urania", no qual defendiam uma sociedade livre de gênero. Nasceu em Cheshire, Inglaterra. Morreu em Hampstead, Londres, Inglaterra. Enterrada no cemitério de St. John-Hampstead, ao lado de Eva, falecida 12 anos antes.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Anna Murray Douglass

 


Em 4 de agosto de 1882, Anna Murray Douglass morreu. Nascida em 1813, dia exato desconhecido.

 #Abolicionista

 Primeira esposa de Frederick Douglass. A casa deles em Rochester, Nova York, foi uma parada importante na estrada de ferro subterrânea. Nasceu em Denton, Maryland. Morreu em Washington, D.C. Inicialmente enterrada no Graceland Cemetery em D.C. Depois que Graceland foi fechada em 1894, seus restos mortais foram transferidos para o Cemitério Mount Hope, em Rochester.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Drag queens: utopia, arte e política sobre o corpo?

Leitura da semana: trecho de "Cangaços", de Graciliano Ramos.

Ernestine Rose

 


Em 4 de agosto de 1892, Ernestine Rose morreu. Nascida em 13 de janeiro de 1810.

#Abolicionista

Livre pensadora. Conferencista. Defendia os direitos humanos e a tolerância universal. Reconhecida como a melhor oradora feminina da América do século XIX. Uma força intelectual importante no movimento das mulheres de sua época. Ela provocou polêmica e indignação em todos os lugares onde foi. Nasceu em Piotrkow Trybunalski, Polônia. Morreu em Brighton, Inglaterra. Enterrada no cemitério de Highgate, Londres, Inglaterra.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Inez Milholland

 


Inez Milholland (6 de agosto de 1886 - 25 de novembro de 1916)!

#Sufragista #Pacifista #Socialista #Ativista antiguerra. #Advogada trabalhista.

Advogava pela reforma penitenciária. Membro da Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu inesperadamente enquanto falava em Los Angeles. Enterrada no cemitério de Lewis, Lewis, Nova York. Ela tinha 30 anos.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


divulgação do meu livro de poesias: COMO EU VEJO O MUNDO

Paulina Kellogg Wright Davis

 


Paulina Kellogg Wright Davis (7 de agosto de 1813 a 24 de agosto de 1876)!

#Sufragista #Abolicionista #Educadora

 Fundadora da New England Woman Sufrrage Association. Em 1846, Paulina percorreu o leste dos EUA com um manequim dando palestras para mulheres sobre anatomia e fisiologia, e pedindo que se tornassem médicas. Fundou e editou um jornal feminista, "The Una", um dos primeiros periódicos pertencentes, editados e escritos por mulheres. Nascida em Bloomfield, Nova York. Morreu em Providence, Rhode Island. Enterrada no cemitério de Swan Point, Providence.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Elizabeth Gurley Flynn

 


Elizabeth Gurley Flynn (7 de agosto de 1890 - 5 de setembro de 1964)!

 #Comunista #Sufragista

 Organizadora do sindicato. Advogava pela liberdade de expressão. Wobbly (membro dos Trabalhadores Industriais do Mundo - I.W.W.). Membro fundador da União Americana das Liberdades Civis - ACLU. Oradora. Elizabeth fez seu primeiro discurso público no Harlem Socialist Club aos 16 anos, sobre o tema "O que o socialismo fará pelas mulheres". Presa e encarcerada muitas vezes. Serviu dois anos (1955-1957) no campo prisional federal perto de Alderson, West Virginia. Em 1957, ela concorreu ao Conselho da Cidade de Nova York como comunista. Em 1961, tornou-se presidente nacional do Partido Comunista dos EUA, autora de "The Rebel Girl: An Autobiography" (1955), entre outras obras. Amiga íntimo de Dorothy Day. Ela deixou sua pequena propriedade (alguns livros, roupas, móveis) para a Casa dos Trabalhadores Católicos de Nova York. Nascida em Concord, New Hampshire. Morreu em Moscou, Rússia. Enterrada em Forest Home Cemetery, Forest Park, Illinois.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Anneken Jans

 


Em 24 de janeiro de 1539, uma mulher anabatista de 28 anos chamada Anneken Jans foi executada em Rotterdam, Holanda. (Ver Espelho dos Mártires - Martyrs Mirror, pp. 453-454).


Ao ser levada ao local de execução, Anneken perguntou se alguém da multidão levaria seu filho Isaías de 15 meses de idade. Um padeiro concordou em levar o menino e criá-lo com seus próprios seis filhos. (Ver gravura de Jan Luiken.) O livro "Espelho dos Mártires" inclui uma carta escrita por Anneken a Isaías que diz


"Quando você ouvir que se trata de um pequeno grupo pobre e simples que é rejeitado, desprezado e expulso pelo mundo, junte-se a ele! Meu filho, lute pela justiça até a morte"!

Lillie Devereux Blake

 


Lillie Devereux Blake (12 de agosto de 1833 - 30 de dezembro de 1913)!

#Sufragista Livre pensadora. #Jornalista #Conferencista

 Defendia os direitos das mulheres. Advogava pela reforma da imigração. Autora de "Fettered for Life" (1874), sobre a complexidade da vida das mulheres no século XIX. Nascida em Raleigh, Carolina do Norte. Morreu em Englewood, Nova Jersey. Enterrada no cemitério da união, Stratford, Connecticut.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Lucy Stone

 


Lucy Stone (13 de agosto de 1818 a 18 de outubro de 1893)!

 #Sufragista #Abolicionista #Professora

 Resistente a impostos. Formada no Oberlin College. Editora de um jornal semanal chamado "The Women's Journal". Em 1855, Lucy se casou com Henry B. Blackwell, um colega abolicionista. Ela escolheu manter seu próprio nome (o que era escandaloso na época). Lucy e Henry concordaram em um casamento baseado em igual parceria em todas as áreas, inclusive financeira e jurídica. Nasceu em West Brookfield, Massachusetts. Morreu em Boston, Massachusetts. Cremada (a primeira cremação em Massachusetts). Seus restos mortais estão no cemitério e crematório de Forest Hills, Jamaica Plain, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Susan Sontag: Illness as Metaphor

DOENÇA COMO METÁFORA

METEORO ENTREVISTA - RITA VON HUNTY

Florence Nightingale

 


Em 13 de agosto de 1910, Florence Nightingale morreu. Nascida em 12 de maio de 1820.

 #Universalista #Reformadora social.

Crítica da religião organizada. Fundadora da enfermagem moderna. Em uma ocasião, Florence estava atendendo a uma prostituta moribunda que tinha medo de ir para o inferno. Ela disse a Florence: "Ore a Deus para que você nunca fique desesperada como estou no momento". Florence tranquilizou-a, dizendo: "Oh, minha menina, você não é mais misericordiosa agora do que o Deus que você imagina? No entanto, o Deus real é muito mais misericordioso do que qualquer criatura humana jamais foi ou pode imaginar". Nunca se casou, tendo rejeitado pelo menos quatro propostas. Sabemos pelos escritos dela que seus relacionamentos mais íntimos eram com as mulheres. Nasceu em Florença, Itália. Morreu em Londres, Inglaterra. Enterrada no cemitério de St. Margaret Church em East Wellow, Hampshire, Inglaterra.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "Olhares negros", de Bell Hooks.

Mary Elisabeth Dreier

 


Em 15 de agosto de 1963, Mary Elisabeth Dreier morreu. Nascida em 26 de setembro de 1875.

#Sufragista #Ativista sindical.

Ativista antiguerra. Advogava pelo desarmamento nuclear. Em 1905, Mary conheceu a colega reformadora Frances Kellor. As duas se tornaram parceiras e companheiras por toda a vida, dividindo um lar por 47 anos. Em 1906, Mary tornou-se presidente da filial de Nova York da Women's Union Union League. Mais tarde, ela foi presidente do Partido Mulher Sufrágio de Nova York. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu em Bar Harbor, Maine. Enterrada no cemitério Green-Wood, Brooklyn, perto de seus pais e a alguns metros de Frances.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Leticia Lopes Rocha: Fundamentalismos religiosos, caso Brasil

Juanita Morrow Nelson

 


Juanita Morrow Nelson (17 de agosto de 1923 - 9 de março de 2015)!

 #Pacifista

 Ativista dos direitos civis. Resistente aos impostos de guerra. Advogava por um estilo de vida simples. Crítica de usura. Organizadora do Congresso de Igualdade Racial (CORE). Participante do Freedom Rides de 1947. Em 1948, Juanita e seu marido Wally cofundaram uma organização chamada Peacemakers, com o objetivo de promover resistência à guerra e gastos militares. Juanita e Wally tornaram-se resistentes a impostos, não apenas recusando arquivar e responder a avisos, mas se recusando a cooperar com o governo de qualquer forma. "Não estou pagando impostos", disse ela, "porque a porcentagem esmagadora do orçamento é destinada a fins de guerra". Os Nelsons se esforçaram para reduzir sua renda o máximo possível. Eles construíram uma casa com materiais recuperados e cultivaram a maioria de seus próprios alimentos. Nascida em Cleveland, Ohio. Morreu em Greenfield, Massachusetts, aos 91 anos.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Não caibo mais

 


Há ambientes em que as pessoas se preocupam

Mais com a estampa da sua camiseta

Do que com a dignidade das pessoas.

Sim, onde posso ser constantemente chamada a atenção

Pelo que ilustra minha roupa

O mesmo lugar onde sou desrespeitada,

Recebo assédio moral,

Onde se mente, se vive um teatro.

Organizações vendidas ao mercado

E que servem somente ao dinheiro e ao poder.

Nesses lugares se cultiva a culpa

E a responsabilidade pelos atos individuais e individualistas

Desse sistema sujo e falido

Recai sobre quem é nele explorado.

Colonização de corações

Vidas lutando narcisicamente por espaço.

Pisando em outros

Desrespeitando

No papel emitindo valores inexistentes

Por causa de um reconhecimento estatal.

Sim, faculdades

Que são, na verdade, seminários confessionais

Travestidos de instituições para todos,

Mas que não passam de fábricas de seres não pensantes

Só repetidores de dogmas, correntes, culpabilizações e mentiras.

Filhos do diabo, são o próprio demônio

A desumanizar pessoas

Em prol de seus sermões manipulados.

Textos bíblicos retorcidos

Numa visão completamente adestrada.

Nesses ambientes não caibo mais.


Angela Natel


Winona LaDuke

 


Winona LaDuke (nascida em 18 de agosto de 1959)!

 Nativa americana. #Feminista #Ecologista #Economista

 Advoga pelo desenvolvimento sustentável. Diretora executiva do Honor the Earth, um grupo ambientalista ativo nos protestos do Dakota Access Pipeline. Autora de "Last Standing Woman" (1997), "Todas as nossas relações: lutas nativas por terra e vida" (1999) e "Recuperando o sagrado: o poder de nomear e reivindicar" (2005), entre outras obras. Nascida em Los Angeles, Califórnia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Belle Case La Follette

 


Em 18 de agosto de 1931, Belle Case La Follette morreu. Nascida em 21 de abril de 1859.

#Sufragista #Pacifista #Advogada #Ativista antiguerra.

Criada em um lar unitário. Coeditora (com o marido Robert La Follette da "La Follette's Weekly", antecessora da revista "The Progressive" de hoje. Em 1915, Belle ajudou a fundar o Partido da Paz da Mulher, uma organização pacifista antiguerra que mais tarde se tornou a Liga Internacional da Mulher pela Paz e Liberdade (WILPF). Nasceu em Summit, Wisconsin. Morreu em Washington, DC Enterrada no Forest Hill Cemetery, Madison, Wisconsin.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Grace Hutchins

 


Grace Hutchins (19 de agosto de 1885 - julho de 1969)!

 #Pacifista #Feminista #Comunista #Escritora #Professora

 Reformadora do trabalho. Advogava pelos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Ativista da Irmandade da Reconciliação. Em 1920, Grace estava morando em uma casa comunitária na cidade de Nova York com cinco outras mulheres. Uma delas era Anna Rochester, também pacifista e marxista. Depois que a casa do grupo se desfez, Grace e Anna se mudaram para um apartamento na 85 Bedford Street, em Greenwich Village. Elas permaneceram juntos pelas próximas quatro décadas. Autora de "Jesus Cristo e o mundo hoje" (1922), "Labor and Silk" (1929) e "Women Who Work" (1933). Nascida em Boston, Massachusetts. Morreu na cidade de Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Rosa Manus

 


Rosa Manus (20 de agosto de 1881 - cerca de 1943)!

 #Pacifista #Sufragista

 Nasceu e morou em Amsterdã, Holanda. Secretária da Associação Holandesa de Sufrágio Feminino. Em 1915, Rosa ajudou a organizar o Congresso Internacional das Mulheres em Haia. Este grupo evoluiu para a Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade. Em 1935, ela ajudou a estabelecer os Arquivos Internacionais para o Movimento de Mulheres. Em 16 de agosto de 1941, Rosa foi presa por suas "tendências pacifistas e internacionais" e levada para a prisão em Scheveningen (um distrito de Haia). De lá, ela foi enviada para Ravensbruck, um campo de concentração nazista para mulheres, onde provavelmente morreu em uma câmara de gás.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


DIREITO À PREGUIÇA

Esther Cooper Jackson

 


Esther Cooper Jackson (nascida em 21 de agosto de 1917)!

Ativista dos direitos civis. Assistente social. Comunista. Formada no Oberlin College. Organizadora do Congresso da Juventude do Sul do Negro no Alabama no final dos anos 30. Editora fundadora da revista "Freedomways", uma revista sobre política e artes para afro-americanos (publicada de 1961 a 1985). Nasceu em Arlington, Virgínia. Casada há 66 anos com o companheiro ativista e comunista James Jackson (d. 2007).

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "Nem santo te protege", de André Musskopf.

Grace Paley

 



Em 22 de agosto de 2007, Grace Paley morreu. Nascida em 11 de dezembro de 1922.

#Feminista #Pacifista #Ativista antiguerra.

 Resistente aos impostos de guerra. Escritora de histórias curtas. Poeta. Professora. Membro da Liga de Resistentes à Guerra. Trabalhou com o American Friends Service Committee. Autora de "Os pequenos distúrbios do homem" (1959) e "Enormes mudanças no último minuto" (1974), entre muitos outros trabalhos. Grace se descreveu como "anarquista pacifista e cooperativa combativa". Em 1978, ela foi presa como uma das "Casa Branca Onze" por exibir uma faixa antinuclear no gramado da Casa Branca. Seu obituário do New York Times disse que, durante décadas, "ela era uma presença familiar na Sexta Avenida, perto de sua casa em Greenwich Village, sorrindo amplamente, com chicletes quebrados e folhetos na mão". Nascida no Bronx, Nova York. Morreu em Thetford, Vermont.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Arizona "Zonia" Baber

 


Mary Arizona "Zonia" Baber (24 de agosto de 1862 - 1955)!

#Pacifista #Feminista #Antiimperialista #Ecologista #Professor de geografia.

Ativista da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Membro do Comitê Executivo da filial de Chicago da Associação Nacional Para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Nasceu em Clark Center, Illinois. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério sempre verde, Lansing, Michigan.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Madeleine Z. Doty

 


Madeleine Z. Doty (24 de agosto de 1877 a 14 de outubro de 1963)!

 #Pacifista #Sufragista #Advogada #Professora #Jornalista

 Advogada da reforma penitenciária. Secretária Internacional da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Em 1919, casou-se com Roger Baldwin, fundador da União Americana das Liberdades Civis e também pacifista. Nasceu em Bayonne, Nova Jersey. Morreu em Greenfield, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Zona Gale

 


Zona Gale (26 de agosto de 1874 - 27 de dezembro de 1938)!

#Sufragista #Pacifista #Jornalista #Dramaturga

 Adversária da pena de morte. Lobby pela Lei de Direitos Iguais de Wisconsin em 1921. No mesmo ano, ela se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pulitzer de Drama. Nasceu em Portage, Wisconsin. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério de Silver Lake, Portage, Wisconsin. Sua lápide diz: "A vida é algo a mais do que acreditamos que seja".

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Barbara Ehrenreich

 


Barbara Ehrenreich (nascida em 26 de agosto de 1941)!

#Feminista #Socialista #Ateia #Ativista antiguerra. #Escritora #Ensaísta

 Sobrevivente de câncer de mama. Autora de "Ritos de Sangue: Origens e História das Paixões da Guerra" (1997), "Níquel e Escurecido: Não Passando na América" (2001), "Brilhante: Como a Promoção Incansável do Pensamento Positivo América prejudicada "(2009)," Vivendo com um deus selvagem: a busca de um descrente pela verdade sobre tudo "(2014) e" Causas naturais: uma epidemia de bem-estar, a certeza de morrer e se matando para viver mais tempo "(2018), entre muitos outros trabalhos. Nascida em Butte, Montana. Vive em Alexandria, Virgínia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


TUNYA - 'Don't Wait' - A film by Lanre Malaolu

Lois Gunden Clemens

 


Em 27 de agosto de 2005, Lois Gunden Clemens morreu. Nascida em 25 de fevereiro de 1915.

 #Menonita #Pacifista #Professora #Editora do "The Voice" (o boletim do Comitê de Missões e Serviços das Mulheres Menonitas).

Formada na faculdade Goshen. Autora de uma série de palestras sobre o papel da mulher na igreja, intitulado "Mulher Liberada" (1971). Em 2013, Lois foi homenageada pelo Estado de Israel como "Justa Entre as Nações" por ajudar a salvar crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, ela trabalhou com o Comitê Central Menonita para estabelecer um lar infantil em Canet Plage, sul da França. Ela passou a maior parte do ano de 1943 como prisioneira de guerra em Baden-Baden, Alemanha. Ela foi libertada no início de 1944 e, no outono daquele ano, começou a ensinar francês no Goshen College. Nascida em Flanagan, Illinois. Morreu em Lansdale, Pensilvânia. Enterrada no cemitério menonita de Plains, Hatfield, Pensilvânia.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Garrett Hay

 


Mary Garrett Hay (29 de agosto de 1857 a 29 de agosto de 1928)!

#Sufragista #Ativista de temperança.

 Presidente da Liga de Sufrágio Igual de Nova York (1910-1918). Presidente do Partido do Sufrágio da Mulher de Nova York (1912-1918). Presidente da Liga das Mulheres Eleitoras de Nova York (1918-1923). Fundadora da National American Woman Sufrrage Association. Colega de longa data e companheira de Carrie Chapman Catt. Mary e Carrie estão enterradas lado a lado no cemitério Woodlawn, Bronx, Nova York. A lápide delas diz: "Aqui jazem duas, unidas em companheirismo por 38 anos através do serviço constante a uma grande causa". Nasceu em Charlestown, Indiana. Morreu em New Rochelle, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "Covid-19: a Mãe Terra contra-ataca a Human...

Josephine St. Pierre Ruffin

 


Josephine St. Pierre Ruffin (31 de agosto de 1842 - 13 de março de 1924)!

#Sufragista #Jornalista

 Líder de direitos civis. Fundadora da "Woman's Era", o primeiro jornal publicado por uma mulher afro-americana. Ela atuou como editora de 1890 a 1897. Nasceu e morreu em Boston, Massachusetts. Enterrada no cemitério Mount Auburn, Cambridge, Massachusetts.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Grew

 


Mary Grew (1 de setembro de 1813 a 10 de outubro de 1896)!

#Sufragista #Abolicionista

 Trabalhou com Lucretia Mott na Sociedade Antiescravidão Feminina. Coeditora do "Pennsylvania Freeman", a publicação da Pennsylvania Anti-Slavery Society. Teve um relacionamento de longo prazo com a sufragista Margaret Burleigh. Nascida em Hartford, Connecticut. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia. Enterrada no cemitério Woodlands, 4000 Woodland Avenue, Filadélfia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Sara Bard Field

 


Sara Bard Field (1 de setembro de 1882 - 15 de junho de 1974)!

 #Sufragista #Pacifista #Socialista cristã. #Poeta #Oradora

 Na década de 1910, Sara criou o slogan sufragista "Sem votos, sem bebês!" Nascida em Cincinnati, Ohio. Morreu em Berkeley, Califórnia. Cremada, cinzas espalhadas.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Lillian Wald

 


Em 1º de setembro de 1940, Lillian Wald morreu. Nascida em 10 de março de 1867.

#Sufragista #Pacifista #Ativista dos direitos civis. Ativista antiguerra.

 Pioneira em enfermagem comunitária urbana. Fundadora do Henry Street Settlement no Lower East Side de Nova York. Cofundadora da Associação Nacional para o Desenvolvimento das pessoas de Cor - NAACP. Membro do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que se tornou a Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Teve um relacionamento de longo prazo com a colega reformadora Mabel Hyde Kittredge. Nascida em Cincinnati, Ohio. Morreu em Westport, Connecticut. Enterrada no cemitério Mount Hope, Rochester, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Claire Culhane

 


Claire Culhane (2 de setembro de 1918 a 25 de abril de 1996)!

#Ativista antiguerra. #Abolicionista da prisão.

Advogava por desobediência civil e ação direta. Em meados da década de 1960, Claire passou um ano no Vietnã trabalhando em um hospital estabelecido pelo governo canadense. Ela teve exposição em primeira mão a atrocidades cometidas pelos militares dos EUA, com a cumplicidade das autoridades canadenses. Quando voltou para o Canadá em 1968, começou a trabalhar em período integral para parar a guerra e educar os canadenses sobre o papel de seu país nela. Autora de "Por que o Canadá está no Vietnã: a verdade sobre nossa ajuda externa" (1972). Nascida em Montreal, Quebec. Morreu em Vancouver, British Columbia.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Goddess Timeline

Prudence Crandall

 


Prudence Crandall (3 de setembro de 1803 - 28 de janeiro de 1890)!

Nascida em uma família #Quacker em Rhode Island. #Abolicionista #Pacifista Educadora

 Em 1833, Prudence estabeleceu a primeira escola nos EUA para meninas afro-americanas, um projeto que gerou oposição violenta. O prédio da escola, em Canterbury, Connecticut, ainda está de pé e agora abriga o Museu Prudence Crandall. Nascido em Hopkinton, Rhode Island. Morreu em Elk Falls, Kansas. Enterrada no cemitério de Elk Falls.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Renunciar


Como manter a sanidade

E a esperança

Nas relações que não admitem o divergente

A discordância, a diferença?

 

E crescendo tendo de concordar

A admitir o inadmissível

De uma relação tóxica em que eu não deveria aparecer

Nem demonstrar singularidade.

 

Apenas repetindo discursos

Num jogo de imitação

Reprimindo vontades,

Omitindo gosto pessoal

Tendo de desmerecer-me

Sem poder ser.

 

E era ridicularizada pela roupa que escolhia vestir

Pela palavra que deixava escapar

Ou pelo assunto que fazia parte de meu hiperfoco

Mas que deveria silenciar.

Para não rirem de mim

Não me xingarem

Não me exporem ao ridículo publicamente

Eu deveria simplesmente admitir-me

Num mundo outro, que não o meu.

E a toxidade da relação se misturava à admiração

E ao amor, e à dependência emocional

Ao mesmo tempo em que minha imagem se via refletida

Como ameaça, com repulsa, desgosto no olhar de desprezo

Que comumente via.

 

E por inúmeras vezes me anulei

E deixei tudo, renunciei a tudo,

E silenciei para passar tardes, dias inteiros

À disposição

E me torturava ficar seguindo por entre as araras das lojas

De roupas que não me interessavam.

E nada disso valeu de nada.

Porque me torturei

Porque me anulei

E silenciei

Achando que valorizava o outro.

Mas quando decidi cortar

A relação abusiva

Me vi vilã, fui cruelmente taxada

E desprezada por meses

Ainda que nas redes, publicamente

Houvesse uma bela fachada.

Não passou de um teatro,

E quando hoje me recuso

Me ponho reclusa

Sou tida por ingrata

Que mão ama

Que não procura.

Porque decidi ser

E não mais me permitir silenciar.

A distância preserva quem sou

E não posso mais renunciar a isso.

 

Angela Natel – 01/01/21

Madeleine Vernet

 


Madeleine Vernet (3 de setembro de 1878 - 5 de outubro de 1949)!

#Pacifista #Feminista #Escritora #Educadora

 Em 1917, Madeleine fundou um periódico feminista pacifista chamado "La Mere Educatrice" ("Maternidade e Educação"). Em 1921, ela fundou a Liga das Mulheres contra a Guerra. Em 1928, tornou-se secretária geral do Comitê Internacional de Ação e Propaganda para a Paz e o Desarmamento. Nascida em Le Houlme, França. Morreu em Levallois-Perret, Paris, França. Enterrada no cemitério de Barentin, norte da França.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.