segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Hoje é dia da Teóloga, do Teólogo, de Teólogue.

 


Hoje é dia da Teóloga, do Teólogo, de Teólogue.

Sim, é dia de quem teologiza.

Teologar é construir conhecimento, é fazer ciência, é viver, é prazer.

Teologar é encarnar uma mensagem.

 

Hoje aproveito para a valorização de quem se esmera em fazer valer sua formação teológica.

Porque fazer teologia não é somente ter um diploma de graduação, mestrado ou doutorado.

Ter formação é fundamental, aliada à vida, sem a qual não existe o teologar.

Isso significa não dar uma de teólogo ou ser referência em Teologia sem ter formação, para não desrespeitar nem invisibilizar seus irmãos teólogos.

Significa servir com o que sabe e tem, mas sempre com dignidade.

É também não lidar com a vida como se somente a sua linha teológica fosse válida e aceitável.

Teologia sem o outro - o transcendente e o imanente - não vale de nada.

 

Parabéns a todos os que constroem Teologia,

que teologizam,

que não temem o diferente e o diálogo,

que não se acham os donos da verdade,

que não apenas ouvem o diferente, mas o consideram,

que não se preocupam em provar-se certos e os outros errados,

mas buscam o serviço, a coerência e, principalmente,

a igualdade, a justiça e a misericórdia.

 

Nesse nosso dia, eu clamo por heterologia no teologar.

Por respeito a tudo o que existe, e que a Teologia seja sempre serva das pessoas e não as pessoas servas da Teologia.

Por dignidade e aprendizagem.

Por instituições em que as pessoas respeitem a diversidade e que sejam acessíveis, sem serem capacitistas, racistas, misóginas nem homofóbicas, que não teatralizem uma faculdade somente para obter diploma.

Por pesquisa, por parceria, por não querer impor confessionalidade a ninguém, nem exigir serviço gratuito de ninguém.

Parabéns, Teólogues!

Parabéns, Teólogas!

Parabéns, Teólogos!

Ainda temos muito trabalho a fazer!

Angela Natel – 30/11/2020


Maeyken Boosers

 



Em 18 de setembro de 1564, uma jovem chamada Maeyken Boosers foi queimada na fogueira em Tournai, na Bélgica. Ela era uma anabatista. O livro “Espelho dos Mártires” inclui sete cartas escritas por ela enquanto estava na prisão (Ver ‘Martyrs Mirror’ - ‘Espelho dos Mártires’, pp. 667-669).

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


domingo, 29 de novembro de 2020

Mabel Vernon

 


Mabel Vernon (19 de setembro de 1883 - 2 de setembro de 1975)!

#Quacker #Pacifista #Sufragista

 Graduada da Swarthmore College. Mabel foi a principal organizadora do "Silent Sentinels", uma rede de mulheres que se revezavam em piquetes na Casa Branca todos os dias, de janeiro de 1917 a junho de 1919. Depois que o Presidente Wilson anunciou a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, Mabel fazia parte de um grupo que se reunia com Wilson. Ela disse a ele: "Se o direito daqueles que querem ter voz em seu governo é uma causa tão sagrada que constitua o motivo de entrar em guerra em sua defesa, senhor presidente, não ajudará imediatamente a medida perante o Congresso exigindo autogoverno para as mulheres deste país? " Nos seus últimos anos, Mabel atuou na Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Ela morou em Washington, DC, com sua companheira, Consuelo Reyes-Calderon, de 1951 até sua morte em 1975. Nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu em Washington, DC.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 28 de novembro de 2020

Compartilhar - Esperança feminista em 12 verbos

Elizabeth Smith Miller

 



Elizabeth Smith Miller (20 de setembro de 1822 a 22 de maio de 1911)!

#Sufragista #Abolicionista

 Advogava pela reforma do vestuário para mulheres. Ela desenvolveu a saia na altura do joelho usada sobre as calças que ficaram conhecidas como "bloomers" (em homenagem a Amelia Bloomer que as popularizou). Enterrada no cemitério de Peterboro, Peterboro, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Etta Semple

 



Etta Semple (21 de setembro de 1855 - 11 de abril de 1914)!

 #Feminista #Socialista #Ateia

 Adversária da pena de morte. Crítica de missionários que tentam despojar os povos indígenas de suas crenças ancestrais. Fundadora da Kansas Freethought Association. Editora do "Freethought Ideal", um artigo bimestral de 8 páginas que ela produziu na sala de sua casa em Ottawa, Kansas. O jornal publicou uma série "Mulheres na Bíblia", na qual Etta examinou as representações misóginas da Bíblia sobre as mulheres. Em 1902, ela abriu um sanatório "Natural Cure" com 31 quartos. "Nenhum vagabundo nunca passou fome e nenhuma mulher caída foi derrubada por nós", escreveu ela. Citação: "Eu nunca vi uma pessoa capaz de suportar a dúvida e a incredulidade que surgem em sua mente ao ler a Bíblia com espírito de investigação". Nascida em Quincy, Illinois. Morreu em Ottawa, Kansas. Enterrada no cemitério da esperança, Ottawa, Kansas.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Leitura da semana: trecho de "Asherah a Deusa de Israel" organizado por ...


BENATO, Tammy H.; NATEL, Angela; DIETRICH, Luiz J. Como as traduções bíblicas sequestraram a Deusa Asherah e desmoralizaram suas sacerdotisas e os seus sacerdotes. In ROSSI, Luiz A. S.; MATOS, Sue'Hellen M. de. (Orgs.). Asherah a Deusa de Israel. São Paulo: Fonte Editorial, 2020, pp. 157-192 (páginas lidas no vídeo: 161-162).

Anita Augspurg

 



Anita Augspurg (22 de setembro de 1857 - 20 de dezembro de 1943)!

#Feminista #Ativista antiguerra. #Atriz #Advogada #Escritora #Oradora

 Nasceu em Verden, Alemanha. Em 1895, Anita começou a escrever para o jornal Die Frauenbewegung ("O Movimento das Mulheres"), denunciando a discriminação de gênero e descrevendo o casamento como uma forma de prostituição legalizada. Em 1896, ela participou da Conferência Internacional das Mulheres em Berlim, Alemanha. Enquanto lá conheceu a feminista radical Lida Gustava Heymann. As duas mulheres se tornaram parceiras e companheiras pelo resto de suas vidas. Durante a Primeira Guerra Mundial, Anita e Lida organizaram encontros ilegais de radicais em seu apartamento em Munique. Em abril de 1915, elas participaram do Congresso Internacional das Mulheres em Haia, que levou à fundação da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Elas deixaram a Alemanha em 1933, passando algum tempo na América do Sul, antes de se estabelecerem em Zurique, na Suíça. Anita morreu alguns meses depois de Lida. Ambas estão enterradas no cemitério Fluntern, em Zurique.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Victoria Woodhull

 



Victoria Woodhull (23 de setembro de 1838 - 9 de junho de 1927)!

#Sufragista #Abolicionista

 Crítica da religião organizada. Primeira candidata a presidente dos Estados Unidos. Cofundadora (com sua irmã, Tennessee Claflin) do "Woodhull & Claflin's Weekly". Em dezembro de 1871, o jornal publicou a primeira versão em inglês do "Manifesto Comunista". Em 1872, Victoria organizou o Partido dos Direitos Iguais e foi nomeada candidata presidencial. Sua plataforma incluía: direitos de voto para mulheres, regulamentação de monopólios, nacionalização das ferrovias, jornada de trabalho de 8 horas e abolição da pena de morte. Ela foi presa por obscenidade alguns dias antes da eleição por publicar uma exposição sobre um caso entre o ministro do Brooklyn, Henry Ward Beecher, e a esposa de seu melhor amigo, Elizabeth Tilton. O caso de adultério de Beecher-Tilton foi a julgamento em 1875, tornando-se uma sensação nacional. Victoria passou a segunda metade de sua vida como expatriada na Inglaterra, onde morreu. Ela foi cremada, suas cinzas espalhadas no mar. Nascida em Homer, Ohio.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 24 de novembro de 2020

Mary Church Terrell

 



Mary Church Terrell (23 de setembro de 1863 - 24 de julho de 1954)!

#Sufragista #Ativista dos direitos civis. #Professora #Jornalista

 Formada no Oberlin College. Em 1896, ela cofundou (com Josephine Ruffin) a Federação de Mulheres Afro-Americanas. Em 1909, ela foi cofundadora da Associaçãoo Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Autora de "Uma mulher de cor em um mundo branco" (1940). Nascida em Memphis, Tennessee. Morreu em Annapolis, Maryland. Enterrada no Lincoln Memorial Cemetery, Suitland, Maryland.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Bell Hooks

 



Bell Hooks (Gloria Jean Watkins, 25 de setembro de 1952)!

#Feminista #Ativista social. #Escritora #Professora #Autora de "Não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo" (1981), "Teoria feminista: da margem ao centro" (1984) e "A vontade de mudar: homens, masculinidade e amor" (2003) , entre muitos outros trabalhos. Nasceu em Hopkinsville, Kentucky.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 22 de novembro de 2020

Mary Elisabeth Dreier

 



Mary Elisabeth Dreier (26 de setembro de 1875 - 15 de agosto de 1963)!

#Sufragista #Ativista sindical. Ativista antiguerra.

Advogava pelo desarmamento nuclear. Em 1905, Mary conheceu a colega reformadora Frances Kellor. As duas mulheres se tornaram parceiras e companheiras, dividindo um lar por 47 anos. Em 1906, Mary tornou-se presidente da filial de Nova York da Liga Sindical das Mulheres. Mais tarde, ela foi presidente do Partido Mulher Sufrágio de Nova York. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu em Bar Harbor, Maine. Enterrada no cemitério Green-Wood, Brooklyn.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 21 de novembro de 2020

Edith Abbott

 


Edith Abbott (26 de setembro de 1876 - 28 de julho de 1957)!

#Sufragista #Pacifista Assistente social. #Economista #Educadora #Escritora

 Uma das organizadoras em 1915 do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que mais tarde se tornou a Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Nasceu e morreu em Grand Island, Nebraska. Enterrada no cemitério de Grand Island.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Elisabeth Plainacher

 



Em 27 de setembro de 1583, Elisabeth Plainacher foi queimada na fogueira em Viena, na Áustria.

Acusada de ser uma bruxa. Elisabeth criara a neta, Anna Schlutterbauer, cuja mãe havia morrido. Quando Anna chegou à adolescência, começou a ter convulsões. Seu pai acreditava que as convulsões foram causadas por uma azaração colocada na menina por sua avó. Elisabeth e Anna foram levadas para Viena, onde seu caso foi "investigado" por Georg Scherer, o inquisidor jesuíta. Scherer conduziu exorcismos em Anna, que ele alegou ter causado 12.652 demônios serem expulsos do corpo da garota. Ele também conduziu "interrogatórios" de Elisabeth durante os quais ela confessou tudo, sob tortura. Elisabeth tinha cerca de 70 anos na época de sua execução. Suas cinzas foram jogadas no Danúbio.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Documentário NoivaS do Cordeiro

Filme HD: Eduardo Marinho em TRANSIÇÃO

Leitura da semana: trecho de "Zelota", de Reza Aslan.

Diane Abbott

 



Diane Abbott (nascida em 27 de setembro de 1953)!

#Feminista #Socialista

 Membro do Parlamento inglês. Membro do Partido Trabalhista. Representa Hackney North e Stoke Newington desde 1987. Votou contra a guerra no Iraque e contra a guerra no Afeganistão. Oponente do programa submarino de armas nucleares Trident. Nasceu em Paddington, Londres.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Sylvia Pankhurst

 


Em 27 de setembro de 1960, Sylvia Pankhurst morreu. Nascida em 5 de maio de 1882. #Sufragista #Pacifista #Anticolonialista

 Nasceu em Manchester, Inglaterra. Fundadora da Federação Feminina de Sufrágio (FSM) em Londres, Inglaterra. Fundadora do jornal "Women's Dreadnought", mais tarde renomeada como "Workers 'Dreadnought". Durante a Primeira Guerra Mundial, Sylvia e suas colegas ajudaram a esconder objetores de consciência da polícia. Mais tarde, Sylvia se tornou amiga de Haile Selassie. Ela acabou se mudando para a Etiópia e fundou um diário chamado "Ethiopia Observer". Morreu em Addis Abeba, onde foi-lhe dado um funeral completo. Enterrada em frente à Catedral da Trindade em Addis Abeba.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 17 de novembro de 2020

ESTEREÓTIPO

Resistência

 


É preciso resistir e persistir

Por todas as mulheres

Todas, sem exceção.


Porque o terror, o sofrimento,

A violência e a morte 

Já ceifou tantas de nós.


É tempo de nos ajudar,

Nos proteger,

Levantarmos umas às outras

De acordo com nossa capacidade.


Somos tão diferentes

E nossa luta deve ser por todes.

Agradeço pelo que tenho aprendido

Pelos caminhos e possibilidades.

Já não me sinto na obrigação

De atender expectativas masculinas

Porque me violentaram a vida toda

De tantas maneiras:

Física, psicológica, patrimonial.

Me excluíram de trabalhos e oportunidades

Porque decidi ser autêntica

E não vender minha consciência.


O patriarcado tira seu dinheiro

Mas não pode lhe roubar sua alma.

Tenta desmoralizar sua reputação

Mas não pode tocar na sua esperança.

É uma questão de sobrevivência.


Sou mulher assexual e autista.

Sou eu mesma.

Ainda que tentem me julgar e condenar

Pela estética como agressiva,

Pela falta de tato típica de minha condição.

Mas é isso que sou

É parte de mim, não é uma doença.

É resistência.


Angela Natel

.

Brincos de @kaiti_artes 

Camiseta de @usebrusinhas

Frances Willard

 




Frances Willard (28 de setembro de 1839 - 17 de fevereiro de 1898)!

#Metodista #Sufragista #Socialista #Ativista de temperança. #Educador #Jornalista

 Em 1877, Frances conheceu Anna Adams Gordon em uma reunião de reavivamento de Dwight L. Moody. As duas mulheres tornaram-se amigas e companheiras, dividindo um lar até Frances falecer em 1898. Citação: "Os amores das mulheres se tornam cada vez mais numerosos a cada dia, e eu ponderei muito sobre o porquê dessas coisas. O que se diz sobre eles me surpreende, pois estão em toda parte. Nesses dias em que qualquer mulher capaz e cuidadosa pode merecidamente receber seu próprio apoio, não há aldeia que não tenha exemplos de 'dois corações em conselho', ambos femininos." Nasceu em Churchville, Nova York. Morreu na cidade de Nova York. Enterrada no cemitério de Rosehill, Chicago, Illinois.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

History's "worst" nun - Theresa A. Yugar

Hetty Bower

 



Hetty Bower (28 de setembro de 1905 - 12 de novembro de 2013)!

#Feminista #Ativista trabalhista. Ativista antiguerra. Ativista antinuclear.

Membro fundadora em 1957 da Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND). Demonstradora incansável de questões de paz e justiça. Nasceu em Londres, Inglaterra. Morreu em Hampstead, Inglaterra, aos 108 anos.

~Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 15 de novembro de 2020

Janeane Garofalo

 



Janeane Garofalo (nascida em 28 de setembro de 1964)!

#Feminista #Ateia #Ativista antiguerra. #Comediante de stand-up. #Atriz

 Nascida em Newton, Nova Jersey. Vive em Greenwich Village.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 14 de novembro de 2020

Lançamento do e-book "Pedaços de Humanidade", de Angela Natel

Nora Stanton Blatch Barney

 



Nora Stanton Blatch Barney (30 de setembro de 1883 - 18 de janeiro de 1971)!

#Sufragista #Ativista da paz. #Arquiteta #Engenheira civil.

Neta de Elizabeth Cady Stanton. Nascida em Basingstoke, Reino Unido. Morreu em Greenwich, Connecticut. Enterrada no cemitério Woodlawn, Bronx, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Annie Besant

 



Annie Besant (1 de outubro de 1847 - 20 de setembro de 1933)!

#Feminista #Socialista #Teosofista Livre pensadora. #Ativista trabalhista. #Oradora

#Advogava pela auto-regra irlandesa e pela auto-regra indiana. Autora de "Cristianismo esotérico" (1905), entre muitas outras obras. Nascida em Clapham, Londres, Inglaterra. Morreu em Adyar, na Índia. Cremadas, suas cinzas se espalharam pelo Ganges.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Leitura da semana: trecho de "Fragmentos", de Marilyn Monroe.

Claesken e Proentgen

 



Em 3 de outubro de 1562, duas mulheres foram executadas afogadas em uma banheira, em segredo, em Hondschoote, França. Elas eram Anabatistas. Elas também eram irmãs. Seus nomes eram Claesken e Proentgen (cf. livro “Espelho dos Mártires”, p. 663). Claesken era a viúva de Frans de Swarte, que foi queimado na estaca de Hondschoote no início daquele ano. Proentgen era a viúva de Karel van de Velde, também queimado na fogueira anteriormente.

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Lois B. Wilson

 


Em 5 de outubro de 1988, Lois B. Wilson morreu. (Nascida em 4 de março de 1891.)

Cofundadora da Al-Anon. Embora independente, Al-Anon é baseado nas ideias e princípios dos Alcoólicos Anônimos. (O marido de Lois, Bill Wilson, foi cofundador da A.A.) Lois iniciou o Al-Anon em 1951 com Anne B., em resposta a uma preocupação de que entes queridos de alcoólatras também precisavam de ajuda com seus problemas. Lois nasceu na 182 Clinton Street, em Brooklyn Heights, Nova York. Ela se casou com Bill em 24 de janeiro de 1918. Ela aguentou a bebida por muitos anos antes de ele ficar sóbrio em 1934. Infelizmente, as coisas não melhoraram para Lois, porque Bill passava a maior parte do tempo com seus "companheiros de AA". deixando Lois ressentida e com ciúmes. Ela também teve que suportar o fato de que Bill teve vários casos durante os anos em que estava desenvolvendo o programa do A.A. Lois sobreviveu a Bill por 17 anos, durante os quais foi reverenciada como a "primeira-dama de A.A." Hoje existem dezenas de milhares de grupos Al-Anon em todo o mundo. Autora de "Lois Remembers" (1979). Enterrada no cemitério East Dorset, Vermont.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 10 de novembro de 2020

Tanneken van der Leyen

 



Em 5 de outubro de 1555, uma mulher chamada Tanneken van der Leyen foi executada por afogamento em Antuérpia, Bélgica. Ela foi amarrada em um saco e jogada no rio Scheldt. Ela era #Anabatista de Ghent (cerca de 55 quilômetros a oeste). As informações constam no livro “Espelho dos Mártires”, p. 550.

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Elizabeth Gray Vining

 



Elizabeth Gray Vining (6 de outubro de 1902 - 27 de novembro de 1999)!

#Quacker #Pacifista #Ativista antiguerra. #Escritora #Bibliotecária #Professora

 De 1946 a 1950, Elizabeth foi professora do futuro imperador do Japão (Akihito). Autora de "Contribuições dos Quackers" (1939), "Janelas para o príncipe herdeiro" (1952), "Amigo da vida - uma biografia de Rufus M. Jones" (1958) e "Quiet Pilgrimage" (1970), entre muitos outros trabalhos. Nascida em Germantown, Pensilvânia. Morreu em Kennett Square, Pensilvânia. Cremada.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 8 de novembro de 2020

Fannie Lou Hamer

 



Fannie Lou Hamer (6 de outubro de 1917 a 14 de março de 1977)!

 #Batista

 Líder de direitos civis. Ativista de registro de eleitores. Ativista antiguerra. Secretária de Campo do Comitê de Coordenação Não-Violenta de Estudantes (SNCC). Organizadora do Mississippi Freedom Summer em 1964. Vice-Presidente do Partido Democrático da Liberdade do Mississippi. Nascida em Montgomery County, Mississippi. Morreu em Mound Bayou, Mississippi. Enterrada no Fannie Lou Hamer Memorial Garden, Ruleville, Mississippi.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


sábado, 7 de novembro de 2020

Maeyken Wens

 



Em 6 de outubro de 1573, uma mulher chamada Maeyken Wens foi queimada na fogueira em Antuérpia, na Bélgica. Ela era uma anabatista, e foi presa em abril e presa no castelo Steen. Quando ela foi levada para a estaca, o carrasco aplicou um parafuso de língua para que ela não pudesse se dirigir à multidão. Depois que os incêndios cessaram, Adriaen, filho de Maeyken, procurou o parafuso nas cinzas, para salvar como lembrança de sua mãe. O livro ‘Espelho dos Mártires’ preserva cinco cartas de Maeyken para membros da família e outros. (Gravura de Jan Luiken para o’ Espelho dos Mártires’. Veja as páginas 979-983.)

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Esther Everett Lape

 



Esther Everett Lape (8 de outubro de 1881 a 17 de maio de 1981)!

#Feminista #Ativista da paz. #Jornalista

 Graduada em Wellesley. Ensinou inglês em Swarthmore e Barnard. Esther e sua parceira, Elizabeth Fisher Read, moravam em Greenwich Village, onde trabalhavam por muitas causas progressistas. Juntas, elas publicaram a revista "Cidade, Estado e Nação". Elas eram amigas e mentoras de Eleanor Roosevelt. Esther nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu na cidade de Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Leitura da semana: trecho de "O papel de parede amarelo", de Charlotte P...

Mary Ann Shadd Cary

 



Mary Ann Shadd Cary (9 de outubro de 1823 - 5 de junho de 1893)!

 #Abolicionista #Sufragista #Jornalista #Professora #Advogada

 Primeira editora afro-americana da América do Norte. Educada por Quakers na Pensilvânia. Na década de 1850, Mary Ann estava em Windsor, Ontário, onde dirigia um jornal anti-escravidão chamado "Homem Livre da Província". Após a Guerra Civil, mudou-se para Washington, D.C., onde lecionou em escolas públicas e cursou a Faculdade de Direito da Howard University. Ela se formou em 1883, aos 60 anos. Ela era ativa na National Woman Sufrrage Association, trabalhando com Susan B. Anthony e Elizabeth Cady Stanton. Nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu em Washington, D.C. Originalmente enterrada no Cemitério da Harmonia Columbian, um cemitério afro-americano na 9th Street e Rhode Island Avenue NE. Em 1959, todas as sepulturas foram transferidas para o National Harmony Memorial Park, em Landover, Maryland. O local original do cemitério agora está coberto pela estação de metrô Rhode Island. A antiga casa de Mary Ann, na 1421 W Street NW, foi declarada um marco histórico nacional em 1976.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Alice Morgan Wright

 



Alice Morgan Wright (10 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1975)!

#Sufragista #Artista #Ativista da paz. Ativista de bem-estar animal.

Formou-se no Smith College em 1904. Estudou escultura na Art Student League em Nova York. Enquanto estava na Smith, Alice conheceu Edith J. Goode. As duas mulheres se tornaram companheiras ao longo da vida, até a morte de Edith em 1970. Alice e Edith eram trabalhadoras incansáveis pela paz e pela justiça - tanto para os animais quanto para os humanos. Enterrada no cemitério rural de Albany, no Condado de Albany, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


terça-feira, 3 de novembro de 2020

Mary Grew

 



Em 10 de outubro de 1896, Mary Grew morreu. Nascida em 1 de setembro de 1813.

#Sufragista #Abolicionista

 Advogava pela não-violência de Garrisonian. Trabalhou com Lucretia Mott na Sociedade Anti-Escravidão Feminina. Envolvida em um relacionamento de longo prazo com a colega sufragista Margaret Burleigh. Nascida em Hartford, Connecticut. Enterrada no cemitério Woodlands, 4000 Woodland Avenue, Filadélfia, Pensilvânia.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Live com Élcio Mendonça

Mary Heaton Vorse

 



Mary Heaton Vorse (11 de outubro de 1874 - 14 de junho de 1966)!

#Pacifista #Sufragista #Socialista #Ativista trabalhista. Ativista dos direitos civis. Ativista da paz. #Jornalista

 Membro fundador do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista formada para se opor à Primeira Guerra Mundial, evoluindo posteriormente para a Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade). Nascida em Nova York. Morreu em Provincetown, Massachusetts. Enterrada no cemitério de Provincetown, Provincetown.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


domingo, 1 de novembro de 2020

Frances Dana Barker Gage

 



Frances Dana Barker Gage (12 de outubro de 1808 - 10 de novembro de 1884)!

#Feminista #Universalista #Abolicionista #Escritora #Poeta

 Nasceu em Marietta, Ohio. Morreu em Greenwich, Connecticut. Enterrada no segundo cemitério da Igreja Congregacional, Greenwich.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Hoje é dia da Teóloga, do Teólogo, de Teólogue.

 


Hoje é dia da Teóloga, do Teólogo, de Teólogue.

Sim, é dia de quem teologiza.

Teologar é construir conhecimento, é fazer ciência, é viver, é prazer.

Teologar é encarnar uma mensagem.

 

Hoje aproveito para a valorização de quem se esmera em fazer valer sua formação teológica.

Porque fazer teologia não é somente ter um diploma de graduação, mestrado ou doutorado.

Ter formação é fundamental, aliada à vida, sem a qual não existe o teologar.

Isso significa não dar uma de teólogo ou ser referência em Teologia sem ter formação, para não desrespeitar nem invisibilizar seus irmãos teólogos.

Significa servir com o que sabe e tem, mas sempre com dignidade.

É também não lidar com a vida como se somente a sua linha teológica fosse válida e aceitável.

Teologia sem o outro - o transcendente e o imanente - não vale de nada.

 

Parabéns a todos os que constroem Teologia,

que teologizam,

que não temem o diferente e o diálogo,

que não se acham os donos da verdade,

que não apenas ouvem o diferente, mas o consideram,

que não se preocupam em provar-se certos e os outros errados,

mas buscam o serviço, a coerência e, principalmente,

a igualdade, a justiça e a misericórdia.

 

Nesse nosso dia, eu clamo por heterologia no teologar.

Por respeito a tudo o que existe, e que a Teologia seja sempre serva das pessoas e não as pessoas servas da Teologia.

Por dignidade e aprendizagem.

Por instituições em que as pessoas respeitem a diversidade e que sejam acessíveis, sem serem capacitistas, racistas, misóginas nem homofóbicas, que não teatralizem uma faculdade somente para obter diploma.

Por pesquisa, por parceria, por não querer impor confessionalidade a ninguém, nem exigir serviço gratuito de ninguém.

Parabéns, Teólogues!

Parabéns, Teólogas!

Parabéns, Teólogos!

Ainda temos muito trabalho a fazer!

Angela Natel – 30/11/2020


Maeyken Boosers

 



Em 18 de setembro de 1564, uma jovem chamada Maeyken Boosers foi queimada na fogueira em Tournai, na Bélgica. Ela era uma anabatista. O livro “Espelho dos Mártires” inclui sete cartas escritas por ela enquanto estava na prisão (Ver ‘Martyrs Mirror’ - ‘Espelho dos Mártires’, pp. 667-669).

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


Mabel Vernon

 


Mabel Vernon (19 de setembro de 1883 - 2 de setembro de 1975)!

#Quacker #Pacifista #Sufragista

 Graduada da Swarthmore College. Mabel foi a principal organizadora do "Silent Sentinels", uma rede de mulheres que se revezavam em piquetes na Casa Branca todos os dias, de janeiro de 1917 a junho de 1919. Depois que o Presidente Wilson anunciou a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, Mabel fazia parte de um grupo que se reunia com Wilson. Ela disse a ele: "Se o direito daqueles que querem ter voz em seu governo é uma causa tão sagrada que constitua o motivo de entrar em guerra em sua defesa, senhor presidente, não ajudará imediatamente a medida perante o Congresso exigindo autogoverno para as mulheres deste país? " Nos seus últimos anos, Mabel atuou na Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Ela morou em Washington, DC, com sua companheira, Consuelo Reyes-Calderon, de 1951 até sua morte em 1975. Nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu em Washington, DC.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Compartilhar - Esperança feminista em 12 verbos

Elizabeth Smith Miller

 



Elizabeth Smith Miller (20 de setembro de 1822 a 22 de maio de 1911)!

#Sufragista #Abolicionista

 Advogava pela reforma do vestuário para mulheres. Ela desenvolveu a saia na altura do joelho usada sobre as calças que ficaram conhecidas como "bloomers" (em homenagem a Amelia Bloomer que as popularizou). Enterrada no cemitério de Peterboro, Peterboro, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Etta Semple

 



Etta Semple (21 de setembro de 1855 - 11 de abril de 1914)!

 #Feminista #Socialista #Ateia

 Adversária da pena de morte. Crítica de missionários que tentam despojar os povos indígenas de suas crenças ancestrais. Fundadora da Kansas Freethought Association. Editora do "Freethought Ideal", um artigo bimestral de 8 páginas que ela produziu na sala de sua casa em Ottawa, Kansas. O jornal publicou uma série "Mulheres na Bíblia", na qual Etta examinou as representações misóginas da Bíblia sobre as mulheres. Em 1902, ela abriu um sanatório "Natural Cure" com 31 quartos. "Nenhum vagabundo nunca passou fome e nenhuma mulher caída foi derrubada por nós", escreveu ela. Citação: "Eu nunca vi uma pessoa capaz de suportar a dúvida e a incredulidade que surgem em sua mente ao ler a Bíblia com espírito de investigação". Nascida em Quincy, Illinois. Morreu em Ottawa, Kansas. Enterrada no cemitério da esperança, Ottawa, Kansas.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "Asherah a Deusa de Israel" organizado por ...


BENATO, Tammy H.; NATEL, Angela; DIETRICH, Luiz J. Como as traduções bíblicas sequestraram a Deusa Asherah e desmoralizaram suas sacerdotisas e os seus sacerdotes. In ROSSI, Luiz A. S.; MATOS, Sue'Hellen M. de. (Orgs.). Asherah a Deusa de Israel. São Paulo: Fonte Editorial, 2020, pp. 157-192 (páginas lidas no vídeo: 161-162).

Anita Augspurg

 



Anita Augspurg (22 de setembro de 1857 - 20 de dezembro de 1943)!

#Feminista #Ativista antiguerra. #Atriz #Advogada #Escritora #Oradora

 Nasceu em Verden, Alemanha. Em 1895, Anita começou a escrever para o jornal Die Frauenbewegung ("O Movimento das Mulheres"), denunciando a discriminação de gênero e descrevendo o casamento como uma forma de prostituição legalizada. Em 1896, ela participou da Conferência Internacional das Mulheres em Berlim, Alemanha. Enquanto lá conheceu a feminista radical Lida Gustava Heymann. As duas mulheres se tornaram parceiras e companheiras pelo resto de suas vidas. Durante a Primeira Guerra Mundial, Anita e Lida organizaram encontros ilegais de radicais em seu apartamento em Munique. Em abril de 1915, elas participaram do Congresso Internacional das Mulheres em Haia, que levou à fundação da Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade (WILPF). Elas deixaram a Alemanha em 1933, passando algum tempo na América do Sul, antes de se estabelecerem em Zurique, na Suíça. Anita morreu alguns meses depois de Lida. Ambas estão enterradas no cemitério Fluntern, em Zurique.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Victoria Woodhull

 



Victoria Woodhull (23 de setembro de 1838 - 9 de junho de 1927)!

#Sufragista #Abolicionista

 Crítica da religião organizada. Primeira candidata a presidente dos Estados Unidos. Cofundadora (com sua irmã, Tennessee Claflin) do "Woodhull & Claflin's Weekly". Em dezembro de 1871, o jornal publicou a primeira versão em inglês do "Manifesto Comunista". Em 1872, Victoria organizou o Partido dos Direitos Iguais e foi nomeada candidata presidencial. Sua plataforma incluía: direitos de voto para mulheres, regulamentação de monopólios, nacionalização das ferrovias, jornada de trabalho de 8 horas e abolição da pena de morte. Ela foi presa por obscenidade alguns dias antes da eleição por publicar uma exposição sobre um caso entre o ministro do Brooklyn, Henry Ward Beecher, e a esposa de seu melhor amigo, Elizabeth Tilton. O caso de adultério de Beecher-Tilton foi a julgamento em 1875, tornando-se uma sensação nacional. Victoria passou a segunda metade de sua vida como expatriada na Inglaterra, onde morreu. Ela foi cremada, suas cinzas espalhadas no mar. Nascida em Homer, Ohio.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Church Terrell

 



Mary Church Terrell (23 de setembro de 1863 - 24 de julho de 1954)!

#Sufragista #Ativista dos direitos civis. #Professora #Jornalista

 Formada no Oberlin College. Em 1896, ela cofundou (com Josephine Ruffin) a Federação de Mulheres Afro-Americanas. Em 1909, ela foi cofundadora da Associaçãoo Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor - NAACP. Autora de "Uma mulher de cor em um mundo branco" (1940). Nascida em Memphis, Tennessee. Morreu em Annapolis, Maryland. Enterrada no Lincoln Memorial Cemetery, Suitland, Maryland.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Bell Hooks

 



Bell Hooks (Gloria Jean Watkins, 25 de setembro de 1952)!

#Feminista #Ativista social. #Escritora #Professora #Autora de "Não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo" (1981), "Teoria feminista: da margem ao centro" (1984) e "A vontade de mudar: homens, masculinidade e amor" (2003) , entre muitos outros trabalhos. Nasceu em Hopkinsville, Kentucky.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Elisabeth Dreier

 



Mary Elisabeth Dreier (26 de setembro de 1875 - 15 de agosto de 1963)!

#Sufragista #Ativista sindical. Ativista antiguerra.

Advogava pelo desarmamento nuclear. Em 1905, Mary conheceu a colega reformadora Frances Kellor. As duas mulheres se tornaram parceiras e companheiras, dividindo um lar por 47 anos. Em 1906, Mary tornou-se presidente da filial de Nova York da Liga Sindical das Mulheres. Mais tarde, ela foi presidente do Partido Mulher Sufrágio de Nova York. Nascida em Brooklyn, Nova York. Morreu em Bar Harbor, Maine. Enterrada no cemitério Green-Wood, Brooklyn.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Edith Abbott

 


Edith Abbott (26 de setembro de 1876 - 28 de julho de 1957)!

#Sufragista #Pacifista Assistente social. #Economista #Educadora #Escritora

 Uma das organizadoras em 1915 do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que mais tarde se tornou a Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Nasceu e morreu em Grand Island, Nebraska. Enterrada no cemitério de Grand Island.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Elisabeth Plainacher

 



Em 27 de setembro de 1583, Elisabeth Plainacher foi queimada na fogueira em Viena, na Áustria.

Acusada de ser uma bruxa. Elisabeth criara a neta, Anna Schlutterbauer, cuja mãe havia morrido. Quando Anna chegou à adolescência, começou a ter convulsões. Seu pai acreditava que as convulsões foram causadas por uma azaração colocada na menina por sua avó. Elisabeth e Anna foram levadas para Viena, onde seu caso foi "investigado" por Georg Scherer, o inquisidor jesuíta. Scherer conduziu exorcismos em Anna, que ele alegou ter causado 12.652 demônios serem expulsos do corpo da garota. Ele também conduziu "interrogatórios" de Elisabeth durante os quais ela confessou tudo, sob tortura. Elisabeth tinha cerca de 70 anos na época de sua execução. Suas cinzas foram jogadas no Danúbio.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Documentário NoivaS do Cordeiro

Filme HD: Eduardo Marinho em TRANSIÇÃO

Leitura da semana: trecho de "Zelota", de Reza Aslan.

Diane Abbott

 



Diane Abbott (nascida em 27 de setembro de 1953)!

#Feminista #Socialista

 Membro do Parlamento inglês. Membro do Partido Trabalhista. Representa Hackney North e Stoke Newington desde 1987. Votou contra a guerra no Iraque e contra a guerra no Afeganistão. Oponente do programa submarino de armas nucleares Trident. Nasceu em Paddington, Londres.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Sylvia Pankhurst

 


Em 27 de setembro de 1960, Sylvia Pankhurst morreu. Nascida em 5 de maio de 1882. #Sufragista #Pacifista #Anticolonialista

 Nasceu em Manchester, Inglaterra. Fundadora da Federação Feminina de Sufrágio (FSM) em Londres, Inglaterra. Fundadora do jornal "Women's Dreadnought", mais tarde renomeada como "Workers 'Dreadnought". Durante a Primeira Guerra Mundial, Sylvia e suas colegas ajudaram a esconder objetores de consciência da polícia. Mais tarde, Sylvia se tornou amiga de Haile Selassie. Ela acabou se mudando para a Etiópia e fundou um diário chamado "Ethiopia Observer". Morreu em Addis Abeba, onde foi-lhe dado um funeral completo. Enterrada em frente à Catedral da Trindade em Addis Abeba.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


ESTEREÓTIPO

Resistência

 


É preciso resistir e persistir

Por todas as mulheres

Todas, sem exceção.


Porque o terror, o sofrimento,

A violência e a morte 

Já ceifou tantas de nós.


É tempo de nos ajudar,

Nos proteger,

Levantarmos umas às outras

De acordo com nossa capacidade.


Somos tão diferentes

E nossa luta deve ser por todes.

Agradeço pelo que tenho aprendido

Pelos caminhos e possibilidades.

Já não me sinto na obrigação

De atender expectativas masculinas

Porque me violentaram a vida toda

De tantas maneiras:

Física, psicológica, patrimonial.

Me excluíram de trabalhos e oportunidades

Porque decidi ser autêntica

E não vender minha consciência.


O patriarcado tira seu dinheiro

Mas não pode lhe roubar sua alma.

Tenta desmoralizar sua reputação

Mas não pode tocar na sua esperança.

É uma questão de sobrevivência.


Sou mulher assexual e autista.

Sou eu mesma.

Ainda que tentem me julgar e condenar

Pela estética como agressiva,

Pela falta de tato típica de minha condição.

Mas é isso que sou

É parte de mim, não é uma doença.

É resistência.


Angela Natel

.

Brincos de @kaiti_artes 

Camiseta de @usebrusinhas

Frances Willard

 




Frances Willard (28 de setembro de 1839 - 17 de fevereiro de 1898)!

#Metodista #Sufragista #Socialista #Ativista de temperança. #Educador #Jornalista

 Em 1877, Frances conheceu Anna Adams Gordon em uma reunião de reavivamento de Dwight L. Moody. As duas mulheres tornaram-se amigas e companheiras, dividindo um lar até Frances falecer em 1898. Citação: "Os amores das mulheres se tornam cada vez mais numerosos a cada dia, e eu ponderei muito sobre o porquê dessas coisas. O que se diz sobre eles me surpreende, pois estão em toda parte. Nesses dias em que qualquer mulher capaz e cuidadosa pode merecidamente receber seu próprio apoio, não há aldeia que não tenha exemplos de 'dois corações em conselho', ambos femininos." Nasceu em Churchville, Nova York. Morreu na cidade de Nova York. Enterrada no cemitério de Rosehill, Chicago, Illinois.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


History's "worst" nun - Theresa A. Yugar

Hetty Bower

 



Hetty Bower (28 de setembro de 1905 - 12 de novembro de 2013)!

#Feminista #Ativista trabalhista. Ativista antiguerra. Ativista antinuclear.

Membro fundadora em 1957 da Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND). Demonstradora incansável de questões de paz e justiça. Nasceu em Londres, Inglaterra. Morreu em Hampstead, Inglaterra, aos 108 anos.

~Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Janeane Garofalo

 



Janeane Garofalo (nascida em 28 de setembro de 1964)!

#Feminista #Ateia #Ativista antiguerra. #Comediante de stand-up. #Atriz

 Nascida em Newton, Nova Jersey. Vive em Greenwich Village.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Lançamento do e-book "Pedaços de Humanidade", de Angela Natel

Nora Stanton Blatch Barney

 



Nora Stanton Blatch Barney (30 de setembro de 1883 - 18 de janeiro de 1971)!

#Sufragista #Ativista da paz. #Arquiteta #Engenheira civil.

Neta de Elizabeth Cady Stanton. Nascida em Basingstoke, Reino Unido. Morreu em Greenwich, Connecticut. Enterrada no cemitério Woodlawn, Bronx, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Annie Besant

 



Annie Besant (1 de outubro de 1847 - 20 de setembro de 1933)!

#Feminista #Socialista #Teosofista Livre pensadora. #Ativista trabalhista. #Oradora

#Advogava pela auto-regra irlandesa e pela auto-regra indiana. Autora de "Cristianismo esotérico" (1905), entre muitas outras obras. Nascida em Clapham, Londres, Inglaterra. Morreu em Adyar, na Índia. Cremadas, suas cinzas se espalharam pelo Ganges.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "Fragmentos", de Marilyn Monroe.

Claesken e Proentgen

 



Em 3 de outubro de 1562, duas mulheres foram executadas afogadas em uma banheira, em segredo, em Hondschoote, França. Elas eram Anabatistas. Elas também eram irmãs. Seus nomes eram Claesken e Proentgen (cf. livro “Espelho dos Mártires”, p. 663). Claesken era a viúva de Frans de Swarte, que foi queimado na estaca de Hondschoote no início daquele ano. Proentgen era a viúva de Karel van de Velde, também queimado na fogueira anteriormente.

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


Lois B. Wilson

 


Em 5 de outubro de 1988, Lois B. Wilson morreu. (Nascida em 4 de março de 1891.)

Cofundadora da Al-Anon. Embora independente, Al-Anon é baseado nas ideias e princípios dos Alcoólicos Anônimos. (O marido de Lois, Bill Wilson, foi cofundador da A.A.) Lois iniciou o Al-Anon em 1951 com Anne B., em resposta a uma preocupação de que entes queridos de alcoólatras também precisavam de ajuda com seus problemas. Lois nasceu na 182 Clinton Street, em Brooklyn Heights, Nova York. Ela se casou com Bill em 24 de janeiro de 1918. Ela aguentou a bebida por muitos anos antes de ele ficar sóbrio em 1934. Infelizmente, as coisas não melhoraram para Lois, porque Bill passava a maior parte do tempo com seus "companheiros de AA". deixando Lois ressentida e com ciúmes. Ela também teve que suportar o fato de que Bill teve vários casos durante os anos em que estava desenvolvendo o programa do A.A. Lois sobreviveu a Bill por 17 anos, durante os quais foi reverenciada como a "primeira-dama de A.A." Hoje existem dezenas de milhares de grupos Al-Anon em todo o mundo. Autora de "Lois Remembers" (1979). Enterrada no cemitério East Dorset, Vermont.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Tanneken van der Leyen

 



Em 5 de outubro de 1555, uma mulher chamada Tanneken van der Leyen foi executada por afogamento em Antuérpia, Bélgica. Ela foi amarrada em um saco e jogada no rio Scheldt. Ela era #Anabatista de Ghent (cerca de 55 quilômetros a oeste). As informações constam no livro “Espelho dos Mártires”, p. 550.

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


Elizabeth Gray Vining

 



Elizabeth Gray Vining (6 de outubro de 1902 - 27 de novembro de 1999)!

#Quacker #Pacifista #Ativista antiguerra. #Escritora #Bibliotecária #Professora

 De 1946 a 1950, Elizabeth foi professora do futuro imperador do Japão (Akihito). Autora de "Contribuições dos Quackers" (1939), "Janelas para o príncipe herdeiro" (1952), "Amigo da vida - uma biografia de Rufus M. Jones" (1958) e "Quiet Pilgrimage" (1970), entre muitos outros trabalhos. Nascida em Germantown, Pensilvânia. Morreu em Kennett Square, Pensilvânia. Cremada.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Fannie Lou Hamer

 



Fannie Lou Hamer (6 de outubro de 1917 a 14 de março de 1977)!

 #Batista

 Líder de direitos civis. Ativista de registro de eleitores. Ativista antiguerra. Secretária de Campo do Comitê de Coordenação Não-Violenta de Estudantes (SNCC). Organizadora do Mississippi Freedom Summer em 1964. Vice-Presidente do Partido Democrático da Liberdade do Mississippi. Nascida em Montgomery County, Mississippi. Morreu em Mound Bayou, Mississippi. Enterrada no Fannie Lou Hamer Memorial Garden, Ruleville, Mississippi.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Maeyken Wens

 



Em 6 de outubro de 1573, uma mulher chamada Maeyken Wens foi queimada na fogueira em Antuérpia, na Bélgica. Ela era uma anabatista, e foi presa em abril e presa no castelo Steen. Quando ela foi levada para a estaca, o carrasco aplicou um parafuso de língua para que ela não pudesse se dirigir à multidão. Depois que os incêndios cessaram, Adriaen, filho de Maeyken, procurou o parafuso nas cinzas, para salvar como lembrança de sua mãe. O livro ‘Espelho dos Mártires’ preserva cinco cartas de Maeyken para membros da família e outros. (Gravura de Jan Luiken para o’ Espelho dos Mártires’. Veja as páginas 979-983.)

~ Da série de execuções anabatistas do movimento matriarcal menonita.


Esther Everett Lape

 



Esther Everett Lape (8 de outubro de 1881 a 17 de maio de 1981)!

#Feminista #Ativista da paz. #Jornalista

 Graduada em Wellesley. Ensinou inglês em Swarthmore e Barnard. Esther e sua parceira, Elizabeth Fisher Read, moravam em Greenwich Village, onde trabalhavam por muitas causas progressistas. Juntas, elas publicaram a revista "Cidade, Estado e Nação". Elas eram amigas e mentoras de Eleanor Roosevelt. Esther nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu na cidade de Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Leitura da semana: trecho de "O papel de parede amarelo", de Charlotte P...

Mary Ann Shadd Cary

 



Mary Ann Shadd Cary (9 de outubro de 1823 - 5 de junho de 1893)!

 #Abolicionista #Sufragista #Jornalista #Professora #Advogada

 Primeira editora afro-americana da América do Norte. Educada por Quakers na Pensilvânia. Na década de 1850, Mary Ann estava em Windsor, Ontário, onde dirigia um jornal anti-escravidão chamado "Homem Livre da Província". Após a Guerra Civil, mudou-se para Washington, D.C., onde lecionou em escolas públicas e cursou a Faculdade de Direito da Howard University. Ela se formou em 1883, aos 60 anos. Ela era ativa na National Woman Sufrrage Association, trabalhando com Susan B. Anthony e Elizabeth Cady Stanton. Nasceu em Wilmington, Delaware. Morreu em Washington, D.C. Originalmente enterrada no Cemitério da Harmonia Columbian, um cemitério afro-americano na 9th Street e Rhode Island Avenue NE. Em 1959, todas as sepulturas foram transferidas para o National Harmony Memorial Park, em Landover, Maryland. O local original do cemitério agora está coberto pela estação de metrô Rhode Island. A antiga casa de Mary Ann, na 1421 W Street NW, foi declarada um marco histórico nacional em 1976.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Alice Morgan Wright

 



Alice Morgan Wright (10 de outubro de 1881 - 8 de abril de 1975)!

#Sufragista #Artista #Ativista da paz. Ativista de bem-estar animal.

Formou-se no Smith College em 1904. Estudou escultura na Art Student League em Nova York. Enquanto estava na Smith, Alice conheceu Edith J. Goode. As duas mulheres se tornaram companheiras ao longo da vida, até a morte de Edith em 1970. Alice e Edith eram trabalhadoras incansáveis pela paz e pela justiça - tanto para os animais quanto para os humanos. Enterrada no cemitério rural de Albany, no Condado de Albany, Nova York.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Mary Grew

 



Em 10 de outubro de 1896, Mary Grew morreu. Nascida em 1 de setembro de 1813.

#Sufragista #Abolicionista

 Advogava pela não-violência de Garrisonian. Trabalhou com Lucretia Mott na Sociedade Anti-Escravidão Feminina. Envolvida em um relacionamento de longo prazo com a colega sufragista Margaret Burleigh. Nascida em Hartford, Connecticut. Enterrada no cemitério Woodlands, 4000 Woodland Avenue, Filadélfia, Pensilvânia.

~ Da série de cemitérios dos heróis do movimento matriarcal menonita.


Live com Élcio Mendonça

Mary Heaton Vorse

 



Mary Heaton Vorse (11 de outubro de 1874 - 14 de junho de 1966)!

#Pacifista #Sufragista #Socialista #Ativista trabalhista. Ativista dos direitos civis. Ativista da paz. #Jornalista

 Membro fundador do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista formada para se opor à Primeira Guerra Mundial, evoluindo posteriormente para a Liga Internacional Feminina pela Paz e Liberdade). Nascida em Nova York. Morreu em Provincetown, Massachusetts. Enterrada no cemitério de Provincetown, Provincetown.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.


Frances Dana Barker Gage

 



Frances Dana Barker Gage (12 de outubro de 1808 - 10 de novembro de 1884)!

#Feminista #Universalista #Abolicionista #Escritora #Poeta

 Nasceu em Marietta, Ohio. Morreu em Greenwich, Connecticut. Enterrada no segundo cemitério da Igreja Congregacional, Greenwich.

~ Da série de heróis do movimento matriarcal menonita.