sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Maggie Kuhn




Maggie Kuhn (3 de agosto de 1905 - 22 de abril de 1995)!
#Presbiteriana
 Ativista anti-guerra. Ativista dos direitos civis. Ativista dos direitos dos idosos. Advogada da reforma do lar de idosos. Professora de educação sexual. Fundadora das Panteras Cinzentas. Nasceu em Buffalo, Nova York. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Leitura da semana: trecho de "Nossa Senhora dos heréticos", de Alberto M...

Jackie Hudson




Em 3 de agosto de 2011, Jackie Hudson morreu. (Nascida em 19 de novembro de 1934.)
Freira dominicana. Ativista antinuclear. Advogada da reforma penitenciária. Presa muitas vezes por atos de desobediência civil. Em 2000, Jackie e duas outras irmãs entraram na Base da Força Aérea de Peterson, perto de Colorado Springs, e aspergiram sangue em um avião de combate. Em 2002, as mesmas três mulheres invadiram um silo de míssil Minuteman III no Colorado, onde bateram no míssil e fizeram uma cruz usando seu próprio sangue.
Nasceu em Saginaw, Michigan. Morreu em Poulsbo, Washington. Enterrada no cemitério da ressurreição, Wyoming, Michigan.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Doentes

Estamos todos doentes,
caminhamos inevitavelmente para o fim.
Não desconte suas carências em mim.
Perceba sua precipitação,
suas ansiedades
e equívocos.
Não me chame para suas brigas.
Quer ajuda?
Reconheça que suas boas ideias podem ser equivocadas.
Perceba que suas certezas podem te levar à morte.
Sim, estamos todos doentes.
Não espere que eu te cure,
nem que eu solucione teus problemas.
Somos complexos, não me idolatre,
não se deslumbre com minhas qualidades.
Analise seu caminhar, suas dores
e a que você tem submetido as pessoas que ama.
Porque estamos todos doentes
e o que de melhor podemos fazer
é perceber nossos limites,
nossas incoerências,
nossos desatinos
e ir com calma
em direção ao outro
baixando nossas expectativas
nos privando de condenar
por situações que podem ser sinais de alerta
de que estamos indo na direção errada.
Estamos todos doentes,
e comparações e cobranças podem nos matar.
Angela Natel - 29/01/2020.

O FUTURO DO TRABALHO

Anna J. Cooper




Anna J. Cooper (10 de agosto de 1858 - 27 de fevereiro de 1964)!
 #Episcopal #Feminista #Educadora #Historiadora #Conferencista
 Formada no Oberlin College. Ativista dos direitos civis. Autora de "Uma voz do sul: por uma mulher do sul" (1892). O livro ainda está impresso e foi reconhecido como uma das primeiras expressões do feminismo negro. Nascida em Raleigh, Carolina do Norte. Morreu aos 105 anos em Washington, D.C. Enterrada no City Cemetery, Raleigh, Carolina do Norte.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A Justiça Falha

Vida Goldstein




Em 15 de agosto de 1949, Vida Goldstein morreu. (Nascida em 13 de abril de 1869.)
#Pacifista #Sufragista
Cientista Cristã. Reformadora social. Escritora. Ativista. Advogava pelo desarmamento militar em todo o mundo. Em 1903, Vida concorreu ao Senado Australiano, a primeira mulher no Império Britânico a se candidatar a um parlamento nacional. Ela voltou a concorrer em 1910, 1913, 1914 e 1917. Em 1915, fundou o Exército de Paz das Mulheres, um grupo radical antiguerra. Seu objetivo era lutar contra o militarismo com "o mesmo espírito de auto sacrifício que os soldados mostraram no campo de batalha". Vida tinha muitas propostas de casamento, mas recusou-se a aceitá-las. Nasceu em Portland, Victoria, Austrália. Morreu em South Yarra, Victoria, Austrália. Cremada.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Lois Gunden Clemens




Em 27 de agosto de 2005 (27 de agosto), Lois Gunden Clemens morreu. (Nascida em 25 de fevereiro de 1915.)
#Menonita #Pacifista #Professora
Editora do "The Voice" (o boletim do Comitê de Missões e Serviços das Mulheres Menonitas). Graduada no Goshen College. Autora de uma série de palestras sobre o papel da mulher na igreja, intitulado "Woman Liberated" (1971). Em 2013, Lois foi homenageada pelo Estado de Israel como "Justa entre as Nações" por ajudar a salvar crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, ela trabalhou com o Comitê Central Menonita para estabelecer um lar infantil em Canet Plage, sul da França. Ela passou a maior parte do ano de 1943 como prisioneira de guerra em Baden-Baden, Alemanha. Ela foi libertada no início de 1944 e, no outono daquele ano, começou a ensinar francês no Goshen College. Nascida em Flanagan, Illinois. Morreu em Lansdale, Pensilvânia. Enterrada no cemitério menonita de Plains, Hatfield, Pensilvânia.

domingo, 26 de janeiro de 2020

Morto pela letra, vivificado pelo Espírito




William Lloyd Garrison sobre como Lucretia Mott o convenceu de que Deus é um pacifista:

"Se minha mente se liberalizou em algum grau, se os dogmas teológicos que antes eu considerava essenciais ao cristianismo agora repudio como absurdos e perniciosos, devo muito a James e Lucretia Mott.

"Eu me lembro em uma ocasião, quando minha reverência pela Bíblia como um volume inspirado foi tal que fui morto pela carta, entrando em conversa com Lucretia sobre o assunto da guerra, fiquei surpreso ao ouvir a declaração de seus lábios de que ela não acreditava que Deus jamais autorizou ou sancionou a guerra, em qualquer época ou nação.

"Não que eu tivesse alguma dúvida quanto à proibição de toda guerra no Novo Testamento, mas nunca pensei em questionar a integridade do registro judaico. 'Como você descarta as declarações feitas no Antigo Testamento', perguntei... 'que o Senhor ordenou a Moisés, Josué e outros, que travassem mesmo guerras de extermínio?' "Posso acreditar mais facilmente que o homem é falível do que Deus é mutável", foi a resposta dela.

"Nesta resposta, tão cheia de bom senso e verdadeira sabedoria, encontrei uma solução fácil para muitas dificuldades das Escrituras e, em vez de ser mais 'morto pela letra', 'foi' vivificado pelo espírito '”.

~ William Lloyd Garrison (de um editorial que ele escreveu no jornal The Liberator, contado em "James e Lucretia Mott: Life and Letters", publicado em 1884, pp. 296-297)

sábado, 25 de janeiro de 2020

Jane Addams




Jane Addams (6 de setembro de 1860 - 21 de maio de 1935)!
#Sufragista #Pacifista #Presbiteriana #Unitarista #Socióloga
Ativista comunitária. Membro da Liga Anti-Imperialista. Presidente Nacional do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que foi a precursora da Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Primeira mulher americana a receber o Prêmio Nobel da Paz. Reconhecida como a fundadora da profissão de serviço social nos Estados Unidos. Co-fundadora da Hull House em Chicago. Teve um relacionamento de longo prazo com Mary Rozet Smith. Suas cartas pessoais revelam que as duas mulheres se viam como um casal. Nascida em Cedarville, Illinois. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério de Cedarville.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ethel Snowden




Ethel Snowden (8 de setembro de 1881 - 22 de fevereiro de 1951)!
 #Sufragista #Pacifista #Cristã #Socialista
Ativista de direitos humanos. Ativista de temperança. Oradora. Fundou a Cruzada da Paz das Mulheres para se opor à Primeira Guerra Mundial. Nascida em Pannal, Inglaterra. Morreu em Wimbledon, Londres, Inglaterra. Cremadas, suas cinzas se espalharam no mesmo pântano que seu marido, Philip Snowden.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Leitura da semana: aforismo 125 de "A gaia ciência", de Nietzsche.

Katie Funk Wiebe




Katie Funk Wiebe (15 de setembro de 1924 - 23 de outubro de 2016)!
 #IrmaosMenonitas #Pacifista #Feminista #Escritora #Educadora #Narradora #Ensaísta #Colunista #Historiadora
Defendia as mulheres na liderança da igreja. Professora de longa data no Tabor College (1966-1990). Autora de "Alone: A Search for Joy" (1976), "Border Crossing: A Spiritual Journey" (1995) e "The Storekeeper's Daughter: A Memoir" (1997), entre outros trabalhos. Nascida em Laird, Saskatchewan. Morreu em Wichita, Kansas. Enterrada no cemitério de Gnadenau, Hillsboro, Kansas.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Mary Burnett Talbert




Mary Burnett Talbert (17 de setembro de 1866 - 15 de outubro de 1923)!
#Batista #Sufragista #Oradora
 Pioneira dos direitos civis. Ativista anti-linchamento. Formada no Oberlin College. Um dos fundadores do Movimento Niagara, um grupo que abriu o caminho para a NAACP. Mary também era uma preservacionista, ajudando a salvar a casa de Frederick Douglass em Anacostia, DC. Nascida em Oberlin, Ohio. Morreu em Buffalo, Nova York. Enterrada no cemitério Forest Lawn, Buffalo.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

CAUÊ MOURA + RITA VON HUNTY (TEMPERO DRAG) | POUCAS #64 | S02 EP31

Barbara Brown Taylor




Barbara Brown Taylor (nascida em 21 de setembro de 1951)! #Sacerdotizaepiscopal #Professora #Escritora
 No final dos anos 80, foi reitora da Igreja Episcopal Grace-Calvary em Clarksville, Geórgia. Mais tarde, ela deixou o ministério e aceitou um convite para ingressar no departamento de religião do Piedmont College, em Demorest, na Geórgia. Sua experiência no ensino de uma classe mundial de religiões no Piemonte resultou em seu último livro "Holy Envy: Finding God in the Faith of Others" (2019). Seus outros livros incluem: "Leaving Church: A Memoir of Faith" (2007), "Um altar no mundo: uma geografia da fé" (2009) e "Aprendendo a andar no escuro" (2014). Ela mora em uma fazenda no norte da Geórgia com o marido.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Frances Ellen Watkins Harper




Frances Ellen Watkins Harper (24 de setembro de 1825 - 22 de fevereiro de 1911)!
#Sufragista #Abolicionista #Unitarista
Ativista de temperança. Trabalhadora na estrada de ferro subterrânea. #Poeta #Professora #Orador #Jornalista
 Membro da Primeira Igreja Unitária na Filadélfia. Também atuou na Igreja Episcopal Metodista Africana de Mãe Bethel (AME). Nasceu em Baltimore, Maryland. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia. Enterrada no Eden Cemetery, Collingdale, Pensilvânia.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Socialmente doente

Tem dias que meu pensamento é tão obsessivo que falo, escrevo e posto muita coisa sobre o mesmo assunto.
Tem dias que uma "pequena" circunstância é capaz de me virar do avesso emocionalmente.
E chega momentos em que não consigo falar o que penso e sinto diretamente, preciso escrever, preciso dizer sem palavras audíveis, preciso comunicar.
E o pedido de socorro, o "não", o "você está me machucando" sai de outra forma, sai quebrado, em letras e formações escritas.
Assim, saio por infantil, mentirosa, dissimulada, estranha.
Ainda tem vezes que a ansiedade é tamanha que, ao lecionar a mesma aula pela décima vez a estabilidade emocional se esvai e tenho vontade de chorar.
Tem vezes que não entendo, e a pessoa me explica e explica, e continuo não entendendo, sou prolixa.
E percebo que minha linha de raciocínio é diferente, ouço uma coisa, falo outra e assim sobram desentendimentos.
Como viver socialmente doente numa sociedade que não existe para aceitar o diferente?
E sigo na caminhada, mais só do que acompanhada.
Vamos em frente.
Angela Natel

Eduardo Marinho - "Prefiro morrer do que viver uma vida programada"

Frances Willard




Frances Willard (28 de setembro de 1839 - 17 de fevereiro de 1898)!
#Metodista #Sufragista # Socialista
Ativista de temperança. Educadora. Jornalista. Em 1877, Frances conheceu Anna Adams Gordon em uma reunião de reavivamento de Dwight L. Moody. As duas mulheres tornaram-se amigas e companheiras, dividindo um lar até Frances falecer em 1898. Citação: "Os amores das mulheres se tornam cada vez mais numerosos a cada dia, e eu ponderei muito sobre o porquê dessas coisas. O que se diz sobre eles me surpreende, pois estão em toda parte. Nesses dias em que qualquer mulher capaz e cuidadosa pode merecidamente receber seu próprio apoio, não há aldeia que não tenha exemplos de 'dois corações em conselho', ambos femininos ." Nasceu em Churchville, Nova York. Morreu na cidade de Nova York. Enterrada no cemitério de Rosehill, Chicago, Illinois.

sábado, 18 de janeiro de 2020

Gwen Hennessey




Gwen Hennessey (nascida em 29 de setembro de 1932)!
#Freirafranciscana #Pacifista
Ativista anti-guerra. Ativista do desarmamento nuclear. Em 1997, a irmã Hennessey participou de atividades de protesto em andamento na Escola das Américas do Exército dos EUA, em Fort Benning, Geórgia. Em 2001, Gwen e sua irmã (biológica) Dorothy Hennessey (também freira franciscana) foram presas por invasão de propriedade em Fort Benning e sentenciadas a seis meses no campo prisional federal de Pekin (Illinois). Nascida em Manchester, Iowa. Atualmente vive na Clare Guest House em Sioux City, Iowa.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O CANUDO DE PLÁSTICO NÃO É SEU INIMIGO

Construindo teologia

Teologia não se constrói da noite pro dia.
É um constante caminhar, um dormir na noite fria.
Desconstrução leva tempo
e não é através de uma única conversa ou pensamento.

Trata-se do caminho, o caminhar.
o meio, o processo, lento sem desatino.
É além da aparência conseguir enxergar
um mais profundo e forte ensino.

Por isso, não se afobe consigo mesmo
tenha calma, ouça antes de falar.
Deus não cabe em nosso entendimento
e não precisamos também nos encaixar.

Teologia não é repetir postulações
nem defender a unhas e dentes convenções.
Teologia se faz dentro de contexto
com pé no chão e olhos também no texto.

Assim, é preciso humildade
e não enxergar nas pessoas heróis.
Somos todos cheios de vaidade
e podemos nos entrelaçar em muitos nós.

Teologia todo mundo é capaz de fazer
quando reflete, constrói pensamento
quando não se restringe ao que deseja entender
mas se desafia a cada bom momento.

Então, tenha paciência e muita calma
pois não nos cabe a ninguém condenar.
Há estruturas construídas n'alma
que levam muito tempo pra desabar.

Leia, leia muito não somente o que lhe agrada
pois ninguém é dono da verdade
reter o que é bom e achar no outro o que lhe falta
assim se alcança junto maturidade.

Angela Natel - 16/01/2020

Maggie Kuhn




Maggie Kuhn (3 de agosto de 1905 - 22 de abril de 1995)!
#Presbiteriana
 Ativista anti-guerra. Ativista dos direitos civis. Ativista dos direitos dos idosos. Advogada da reforma do lar de idosos. Professora de educação sexual. Fundadora das Panteras Cinzentas. Nasceu em Buffalo, Nova York. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia.

Leitura da semana: trecho de "Nossa Senhora dos heréticos", de Alberto M...

Jackie Hudson




Em 3 de agosto de 2011, Jackie Hudson morreu. (Nascida em 19 de novembro de 1934.)
Freira dominicana. Ativista antinuclear. Advogada da reforma penitenciária. Presa muitas vezes por atos de desobediência civil. Em 2000, Jackie e duas outras irmãs entraram na Base da Força Aérea de Peterson, perto de Colorado Springs, e aspergiram sangue em um avião de combate. Em 2002, as mesmas três mulheres invadiram um silo de míssil Minuteman III no Colorado, onde bateram no míssil e fizeram uma cruz usando seu próprio sangue.
Nasceu em Saginaw, Michigan. Morreu em Poulsbo, Washington. Enterrada no cemitério da ressurreição, Wyoming, Michigan.

Doentes

Estamos todos doentes,
caminhamos inevitavelmente para o fim.
Não desconte suas carências em mim.
Perceba sua precipitação,
suas ansiedades
e equívocos.
Não me chame para suas brigas.
Quer ajuda?
Reconheça que suas boas ideias podem ser equivocadas.
Perceba que suas certezas podem te levar à morte.
Sim, estamos todos doentes.
Não espere que eu te cure,
nem que eu solucione teus problemas.
Somos complexos, não me idolatre,
não se deslumbre com minhas qualidades.
Analise seu caminhar, suas dores
e a que você tem submetido as pessoas que ama.
Porque estamos todos doentes
e o que de melhor podemos fazer
é perceber nossos limites,
nossas incoerências,
nossos desatinos
e ir com calma
em direção ao outro
baixando nossas expectativas
nos privando de condenar
por situações que podem ser sinais de alerta
de que estamos indo na direção errada.
Estamos todos doentes,
e comparações e cobranças podem nos matar.
Angela Natel - 29/01/2020.

O FUTURO DO TRABALHO

Anna J. Cooper




Anna J. Cooper (10 de agosto de 1858 - 27 de fevereiro de 1964)!
 #Episcopal #Feminista #Educadora #Historiadora #Conferencista
 Formada no Oberlin College. Ativista dos direitos civis. Autora de "Uma voz do sul: por uma mulher do sul" (1892). O livro ainda está impresso e foi reconhecido como uma das primeiras expressões do feminismo negro. Nascida em Raleigh, Carolina do Norte. Morreu aos 105 anos em Washington, D.C. Enterrada no City Cemetery, Raleigh, Carolina do Norte.

A Justiça Falha

Vida Goldstein




Em 15 de agosto de 1949, Vida Goldstein morreu. (Nascida em 13 de abril de 1869.)
#Pacifista #Sufragista
Cientista Cristã. Reformadora social. Escritora. Ativista. Advogava pelo desarmamento militar em todo o mundo. Em 1903, Vida concorreu ao Senado Australiano, a primeira mulher no Império Britânico a se candidatar a um parlamento nacional. Ela voltou a concorrer em 1910, 1913, 1914 e 1917. Em 1915, fundou o Exército de Paz das Mulheres, um grupo radical antiguerra. Seu objetivo era lutar contra o militarismo com "o mesmo espírito de auto sacrifício que os soldados mostraram no campo de batalha". Vida tinha muitas propostas de casamento, mas recusou-se a aceitá-las. Nasceu em Portland, Victoria, Austrália. Morreu em South Yarra, Victoria, Austrália. Cremada.

Lois Gunden Clemens




Em 27 de agosto de 2005 (27 de agosto), Lois Gunden Clemens morreu. (Nascida em 25 de fevereiro de 1915.)
#Menonita #Pacifista #Professora
Editora do "The Voice" (o boletim do Comitê de Missões e Serviços das Mulheres Menonitas). Graduada no Goshen College. Autora de uma série de palestras sobre o papel da mulher na igreja, intitulado "Woman Liberated" (1971). Em 2013, Lois foi homenageada pelo Estado de Israel como "Justa entre as Nações" por ajudar a salvar crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, ela trabalhou com o Comitê Central Menonita para estabelecer um lar infantil em Canet Plage, sul da França. Ela passou a maior parte do ano de 1943 como prisioneira de guerra em Baden-Baden, Alemanha. Ela foi libertada no início de 1944 e, no outono daquele ano, começou a ensinar francês no Goshen College. Nascida em Flanagan, Illinois. Morreu em Lansdale, Pensilvânia. Enterrada no cemitério menonita de Plains, Hatfield, Pensilvânia.

Morto pela letra, vivificado pelo Espírito




William Lloyd Garrison sobre como Lucretia Mott o convenceu de que Deus é um pacifista:

"Se minha mente se liberalizou em algum grau, se os dogmas teológicos que antes eu considerava essenciais ao cristianismo agora repudio como absurdos e perniciosos, devo muito a James e Lucretia Mott.

"Eu me lembro em uma ocasião, quando minha reverência pela Bíblia como um volume inspirado foi tal que fui morto pela carta, entrando em conversa com Lucretia sobre o assunto da guerra, fiquei surpreso ao ouvir a declaração de seus lábios de que ela não acreditava que Deus jamais autorizou ou sancionou a guerra, em qualquer época ou nação.

"Não que eu tivesse alguma dúvida quanto à proibição de toda guerra no Novo Testamento, mas nunca pensei em questionar a integridade do registro judaico. 'Como você descarta as declarações feitas no Antigo Testamento', perguntei... 'que o Senhor ordenou a Moisés, Josué e outros, que travassem mesmo guerras de extermínio?' "Posso acreditar mais facilmente que o homem é falível do que Deus é mutável", foi a resposta dela.

"Nesta resposta, tão cheia de bom senso e verdadeira sabedoria, encontrei uma solução fácil para muitas dificuldades das Escrituras e, em vez de ser mais 'morto pela letra', 'foi' vivificado pelo espírito '”.

~ William Lloyd Garrison (de um editorial que ele escreveu no jornal The Liberator, contado em "James e Lucretia Mott: Life and Letters", publicado em 1884, pp. 296-297)

Jane Addams




Jane Addams (6 de setembro de 1860 - 21 de maio de 1935)!
#Sufragista #Pacifista #Presbiteriana #Unitarista #Socióloga
Ativista comunitária. Membro da Liga Anti-Imperialista. Presidente Nacional do Partido da Paz da Mulher (uma organização pacifista que foi a precursora da Liga Internacional da Mulher para a Paz e a Liberdade). Primeira mulher americana a receber o Prêmio Nobel da Paz. Reconhecida como a fundadora da profissão de serviço social nos Estados Unidos. Co-fundadora da Hull House em Chicago. Teve um relacionamento de longo prazo com Mary Rozet Smith. Suas cartas pessoais revelam que as duas mulheres se viam como um casal. Nascida em Cedarville, Illinois. Morreu em Chicago, Illinois. Enterrada no cemitério de Cedarville.

Ethel Snowden




Ethel Snowden (8 de setembro de 1881 - 22 de fevereiro de 1951)!
 #Sufragista #Pacifista #Cristã #Socialista
Ativista de direitos humanos. Ativista de temperança. Oradora. Fundou a Cruzada da Paz das Mulheres para se opor à Primeira Guerra Mundial. Nascida em Pannal, Inglaterra. Morreu em Wimbledon, Londres, Inglaterra. Cremadas, suas cinzas se espalharam no mesmo pântano que seu marido, Philip Snowden.

Leitura da semana: aforismo 125 de "A gaia ciência", de Nietzsche.

Katie Funk Wiebe




Katie Funk Wiebe (15 de setembro de 1924 - 23 de outubro de 2016)!
 #IrmaosMenonitas #Pacifista #Feminista #Escritora #Educadora #Narradora #Ensaísta #Colunista #Historiadora
Defendia as mulheres na liderança da igreja. Professora de longa data no Tabor College (1966-1990). Autora de "Alone: A Search for Joy" (1976), "Border Crossing: A Spiritual Journey" (1995) e "The Storekeeper's Daughter: A Memoir" (1997), entre outros trabalhos. Nascida em Laird, Saskatchewan. Morreu em Wichita, Kansas. Enterrada no cemitério de Gnadenau, Hillsboro, Kansas.

Mary Burnett Talbert




Mary Burnett Talbert (17 de setembro de 1866 - 15 de outubro de 1923)!
#Batista #Sufragista #Oradora
 Pioneira dos direitos civis. Ativista anti-linchamento. Formada no Oberlin College. Um dos fundadores do Movimento Niagara, um grupo que abriu o caminho para a NAACP. Mary também era uma preservacionista, ajudando a salvar a casa de Frederick Douglass em Anacostia, DC. Nascida em Oberlin, Ohio. Morreu em Buffalo, Nova York. Enterrada no cemitério Forest Lawn, Buffalo.

CAUÊ MOURA + RITA VON HUNTY (TEMPERO DRAG) | POUCAS #64 | S02 EP31

Barbara Brown Taylor




Barbara Brown Taylor (nascida em 21 de setembro de 1951)! #Sacerdotizaepiscopal #Professora #Escritora
 No final dos anos 80, foi reitora da Igreja Episcopal Grace-Calvary em Clarksville, Geórgia. Mais tarde, ela deixou o ministério e aceitou um convite para ingressar no departamento de religião do Piedmont College, em Demorest, na Geórgia. Sua experiência no ensino de uma classe mundial de religiões no Piemonte resultou em seu último livro "Holy Envy: Finding God in the Faith of Others" (2019). Seus outros livros incluem: "Leaving Church: A Memoir of Faith" (2007), "Um altar no mundo: uma geografia da fé" (2009) e "Aprendendo a andar no escuro" (2014). Ela mora em uma fazenda no norte da Geórgia com o marido.

Frances Ellen Watkins Harper




Frances Ellen Watkins Harper (24 de setembro de 1825 - 22 de fevereiro de 1911)!
#Sufragista #Abolicionista #Unitarista
Ativista de temperança. Trabalhadora na estrada de ferro subterrânea. #Poeta #Professora #Orador #Jornalista
 Membro da Primeira Igreja Unitária na Filadélfia. Também atuou na Igreja Episcopal Metodista Africana de Mãe Bethel (AME). Nasceu em Baltimore, Maryland. Morreu na Filadélfia, Pensilvânia. Enterrada no Eden Cemetery, Collingdale, Pensilvânia.

Socialmente doente

Tem dias que meu pensamento é tão obsessivo que falo, escrevo e posto muita coisa sobre o mesmo assunto.
Tem dias que uma "pequena" circunstância é capaz de me virar do avesso emocionalmente.
E chega momentos em que não consigo falar o que penso e sinto diretamente, preciso escrever, preciso dizer sem palavras audíveis, preciso comunicar.
E o pedido de socorro, o "não", o "você está me machucando" sai de outra forma, sai quebrado, em letras e formações escritas.
Assim, saio por infantil, mentirosa, dissimulada, estranha.
Ainda tem vezes que a ansiedade é tamanha que, ao lecionar a mesma aula pela décima vez a estabilidade emocional se esvai e tenho vontade de chorar.
Tem vezes que não entendo, e a pessoa me explica e explica, e continuo não entendendo, sou prolixa.
E percebo que minha linha de raciocínio é diferente, ouço uma coisa, falo outra e assim sobram desentendimentos.
Como viver socialmente doente numa sociedade que não existe para aceitar o diferente?
E sigo na caminhada, mais só do que acompanhada.
Vamos em frente.
Angela Natel

Eduardo Marinho - "Prefiro morrer do que viver uma vida programada"

Frances Willard




Frances Willard (28 de setembro de 1839 - 17 de fevereiro de 1898)!
#Metodista #Sufragista # Socialista
Ativista de temperança. Educadora. Jornalista. Em 1877, Frances conheceu Anna Adams Gordon em uma reunião de reavivamento de Dwight L. Moody. As duas mulheres tornaram-se amigas e companheiras, dividindo um lar até Frances falecer em 1898. Citação: "Os amores das mulheres se tornam cada vez mais numerosos a cada dia, e eu ponderei muito sobre o porquê dessas coisas. O que se diz sobre eles me surpreende, pois estão em toda parte. Nesses dias em que qualquer mulher capaz e cuidadosa pode merecidamente receber seu próprio apoio, não há aldeia que não tenha exemplos de 'dois corações em conselho', ambos femininos ." Nasceu em Churchville, Nova York. Morreu na cidade de Nova York. Enterrada no cemitério de Rosehill, Chicago, Illinois.

Gwen Hennessey




Gwen Hennessey (nascida em 29 de setembro de 1932)!
#Freirafranciscana #Pacifista
Ativista anti-guerra. Ativista do desarmamento nuclear. Em 1997, a irmã Hennessey participou de atividades de protesto em andamento na Escola das Américas do Exército dos EUA, em Fort Benning, Geórgia. Em 2001, Gwen e sua irmã (biológica) Dorothy Hennessey (também freira franciscana) foram presas por invasão de propriedade em Fort Benning e sentenciadas a seis meses no campo prisional federal de Pekin (Illinois). Nascida em Manchester, Iowa. Atualmente vive na Clare Guest House em Sioux City, Iowa.

O CANUDO DE PLÁSTICO NÃO É SEU INIMIGO

Construindo teologia

Teologia não se constrói da noite pro dia.
É um constante caminhar, um dormir na noite fria.
Desconstrução leva tempo
e não é através de uma única conversa ou pensamento.

Trata-se do caminho, o caminhar.
o meio, o processo, lento sem desatino.
É além da aparência conseguir enxergar
um mais profundo e forte ensino.

Por isso, não se afobe consigo mesmo
tenha calma, ouça antes de falar.
Deus não cabe em nosso entendimento
e não precisamos também nos encaixar.

Teologia não é repetir postulações
nem defender a unhas e dentes convenções.
Teologia se faz dentro de contexto
com pé no chão e olhos também no texto.

Assim, é preciso humildade
e não enxergar nas pessoas heróis.
Somos todos cheios de vaidade
e podemos nos entrelaçar em muitos nós.

Teologia todo mundo é capaz de fazer
quando reflete, constrói pensamento
quando não se restringe ao que deseja entender
mas se desafia a cada bom momento.

Então, tenha paciência e muita calma
pois não nos cabe a ninguém condenar.
Há estruturas construídas n'alma
que levam muito tempo pra desabar.

Leia, leia muito não somente o que lhe agrada
pois ninguém é dono da verdade
reter o que é bom e achar no outro o que lhe falta
assim se alcança junto maturidade.

Angela Natel - 16/01/2020