quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resposta

Abraço mandado
recado dado
manipulado.
Não, obrigado.

(Lioness, 29/09/09)

Odeio

Eu odeio errar,
e odeio que errem comigo.
Odeio odiar
e odeio ter que trabalhar
olhando para o próprio umbigo.

Triste é viver
e ter que esperar
para fazer sentido.
Triste é morrer
e ter a sensação
de não ter vivido.

05 de março 2009 - Lioness

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Meu primeiro livro de discipulado


24/03/03

Sonhei que a F, se desviou.

Durante a ministração de R. B. (marido da H. B.) no culto, pela manhã, comecei a ter idéias sobre o tema do livro de discipulado para os moçambicanos. Parei de prestar atenção do que R. dizia e fiz um esboço, na hora, do conteúdo de cada capítulo. Comecei a preparar um material de discipulado assim quye cheguei em casa. Acrescentei um anexo sobre “Quem é Deus” no livrinho.

Apliquei prova de evangelismo, vim para casa, comi um macarrão 2 minutos e corrigi TODAS as provas.

Tomei banho. Peguei lista das camaratas com o A., que recebeu o DIRE (visto permanente de estrangeiros) hoje (aleluia!).

Pappo com a C., que está diferente (mais legal). Fiz macarrão com ovo, jantei e li um pouco. Ver internet.


25/03/03

Sonhei a noite toda que fui roubada de várias formas.

Fui no Shoprite. Não consegui tirar dinheiro, nem lá, nem no aeroporto. Comprei só o que estava mais em falta e trouxe um lanche prá mim e prá I..

Quando cheguei, liguei para o R. e para o pai e a mãe. Almocei e separei material. Vento forte e chuva.

Dei prova na aula de espiritualidade.

Às 15:30 horas, mais ou menos, I. veio tomar um café. Papo. Mostrei-lhe o livrinho de discipulado (como estava). Banho e frio (aleluia!). Corrigir provas, fechar notas, fiz mais uma lição do livrinho.


26/03/03

I. sonhou com nós duas limpando uma casa muito grande, cheia de camas, mas muito velha.

D. deu aula de espiritualidade. Falei com ele depois da aula sobre alunos “problemáticos” (A.e P. C.).

Entreguei materiais para Pr. E.. Trabalhei no livro de discipulado durante todo o dia.

Pus roupa suja e roupa de cama para lavar. J. veio pedir ajuda com um gravador.

I. está com malária (again). Terminei livro (escrito à mão), comi e tomei banho. Escrever, ler, orar, adorar...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Em pé de guerra


20/03/03 – 3 meses e meio aqui!

Saí com a I.. Andamos muito atrás de scanner barato, mas não conseguimos. Internet. Almoço 10 para às 17 horas.

Na volta, soubemos que seis alunos da Escola Bíblica foram mandados embora. Janta na casa do M., onde lavei a louça.

Estourou a guerra no Iraque.

Depois do banho, meditar e ler.


21/03/03

Aula de revisão de dons. Palavra sobre a ministração de 1ª Coríntios 5 e fotos.

Aula de changana – como explicar o livro sem palavras. Anotei tudo foneticamente. Não almocei.

Empacotar livros sem palavras. Lavei roupa. C. ligou. Pai e mãe também ligaram. Novidades MARAVILHOSAS: W. B. chega aqui dia 13 de abril.

Peguei chave da casa do M.. I. ficou cansadíssima. Tomei banho. Ler, organizar as coisas, escrever, tomar um lanche com Iara, conversar.


22/03/03

Sonhei com o K;.

Hoje houve manifestação de guerra nas ruas de Maputo. Os ‘brancos’ foram aconselhados a não saírem de casa para não serem confundidos com norte-americanos, pois os islamismo ainda predomina por aqui.

Passei só nervoso com a I; me dizendo o que fazer e mudando de idéia a cada dez minutos. Fui com ela e o A. levar a mudança do Dr. O.. Passamos no Shoprite e no aeroporto para tirar dinheiro. Almoço.

Fiz cartazes para a clínica. Tomei café na casa do M.. Abraços. Ler antes de dormir...


23/03/03

Passei o dia esperando telefonema do Brasil e NADA! Ainda bem que pude almoçar no M., onde se pode atender ligações externas diretamente.

Vim para casa à noite. Banho e leitura.

domingo, 27 de setembro de 2009

O início do fim

26 de fevereiro de 2009


Você me destruiu

Meu coração partiu

Podridão da alma exalou

Brilho no olhar que secou.

Dor

Amargura

Ódio

Rancor.

Minhas palavras não matam

Quem morto já está.

Me sinto morta

Neutralizada

Impotente

Rejeitada.

Não existo

Só respiro

Não vivo

Incomodo

Cobro

Culpo

Me desdobro.

Sem vida

Quanto mais eu grito

Quanto mais peço ajuda

Mais surdos se fazem

Mais fundo eu me jogo.

Não entendem

Não querem entender

Cada um tem seu problema

O meu é trabalho demais.

Casei, foi um erro.

Precipitação

Me perdi

Você me abandonou.

Em cada momento de necessidade

Você me deixou.

Cada vez que eu mais precisei

Sozinha fiquei.

Você estava ocupado demais

Com seu negócio

Com seu amigo

Com seu tio

Com a Igreja

Que me deixou sozinha

Quando mais precisei de você.

Agora você planeja uma vida

Dividida

Eu estou há meses remoendo

Pensamento que tortura

Rejeição

Abandono

Solidão

Marido que não é marido

Marido com duas casas

Marido que não quer viver

Perto da esposa

Preferia não ter nascido.


(Lioness)

sábado, 26 de setembro de 2009

3a Carta da ...- Moçambique


Então...

Estou realmente feliz aqui, é claro que com saudades, e muitas vezes me sentindo sozinha, mas Deus é maravilhoso, como sempre. Deus tem aberto portas que homem nenhum fecha, as aulas de português que estou dando para os missionários de língua inglesa é uma prova, o quarto que recebi é um dos melhores de toda a missão (e brasileiro nenhum antes tinha acesso), estou tendo aulas de changana (a língua do povo daqui) e já tenho usado isso nas aulas com os pastores - o que tem facilitado muito as explicações.

Mas a bênção maior foi ontem numa aula que tive um tempo livre com o primeiro ano: Com as aulas de changana acabei descobrindo um pequeno problema no conceito de Deus que eles têm e nunca perceberam ( ou nunca tinha sido relevante para eles). Descobri porque eles vão à igreja e ao curandeiro ao mesmo tempo, porque nunca escrevem Deus com letra maiúscula, porque sempre dizem 'o deus' quando se referem a Deus, e porque eles têm dificuldade em compreender que Deus é um. Nas aulas de changana descobri que Deus é 'Xikwembu', que é singular de 'swikwembu', que são os espíritos dos ancestrais que os curandeiros e feiticeiros invocam em seus trabalhos. Então Deus, pra eles, é um espírito que é invocado na igreja. A diferença na pronúncia é imperceptível em determinados momentos, e só Deus pra arrumar a confusão na cabeça deles.

Ontem na aula com os pastores Deus começou a ministrar muito claro para trabalhar sobre o conceito de Deus na cultura changana, e eles confirmaram tudo o que eu suspeitava, com fatos de suas igrejas, com testemunhos de pastores desviados e tudo o mais. Ministrei sobre a onisciência, onipresença, onipotência e eternidade de Deus, sobre o nome de Deus e sobre a diferença de palavras em changana. Eles ficaram muito felizes de me ver escrevendo em changana e aceitaram de coração a palavra vinda de Deus. Meditamos juntos no Salmo 139 que ressalta a pessoa de Deus e sobre Oséias 4:6, que diz: 'O meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento'..., e saí ontem da sala de aula com um dos pastores me dizendo: 'Agora entendo porque sofremos quando tentamos fazer as coisas certas. As pessoas não conhecem a Deus, mas agora posso enfrentar as dificuldades e barreiras porque sei quem Deus é, e porque Cristo sofreu por mim, também posso sofrer por Ele.'

Imaginem a minha alegria, a satisfação do meu coração em ver os planos de paz de Deus sendo concretizados em minha vida. Foi demais!!! Mas, a batalha também foi grande, pois logo depois disso meu estômago começou a doer, vomitei tudo o que comi ontem e, pela primeira vez na minha vida, passei TODA A NOITE com fortíssimas dores de estômago, que só parou lá por 7 da manhã de hoje, quando dormi até às 9. Nem os remédios para dor que a enfermeira do centro me deu adiantaram. Só Jesus para nos manter em pé. Ainda não comi nada, só bebi um suco, mas estou bem. Vale a pena.

Estejam orando por mim pelo dia 29 de março, pois fui convidada por um de meus alunos para passar um fim de semana em OUTRA PROVÍNCIA DE MOÇAMBIQUE: GAZA, onde estarei pregando num culto de jovens. É uma alegria para mim poder sair um pouco de Maputo e conhecer outros lugares deste país.

Quanto à mudança da S., tenho acompanhado um pouco pelo telefone com os meus pais, e estou muito feliz. Estou de mudança junto com vocês e estou me preparando para muito trabalho e muita celebração na presença de Deus junto com vocês. Tenho pensado nos jovens todos os dias e não vejo a hora de poder reencontrá-los. Quero dar uma palavra de encorajamento a todos vocês: 'PROVEM E VEJAM QUE O SENHOR É BOM. COMO É FELIZ O HOMEM QUE NELE SE REFUGIA. OS LEÕES PODEM PASSAR NECESSIDADE E FOME, MAS OS QUE BUSCAM O SENHOR DE NADA TÊM FALTA'.
(Salmo 34:8 e 10)

Ah, como eu amo a cada um de vocês...
Shalom, amigos...

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Batalhas ao expôr a verdade


17/03/03

Tivemos uma reunião. Pensei em escrever algo para o discipulado dos moçambicanos.

Confusão de informações sobre as aulas dessa semana. Tive uma aula tumultuada. Recolhi trabalhos. Corrigir e escrever. Dei lembrancinhas e fiz contas.

Milagre: A I. veio tomar café comigo, mesmo assim parece interesse, porque ela precisa de mim no discipulado dos educadores das crianças. Corrigir trabalhos até meia noite. Banho e leitura.


18/03/03

Levantei mais ou menos às 9 horas. Preparei material, corrigi testes e trabalhos e liguei para o Pr. E.. Fui ver as cópias com o M., mas só passei nervoso. Pelo menos trouxe todas as cópias.

A I. me ligou dizendo que trouxe almoço prá mim. Peguei mais papel colorido com a B.. Almocei com a I..

Aula ABENÇOADÍSSIMA sobre o problema do conceito de Deus em changana. Depois liguei para a I..

M. me ligou. Tomei banho. Começou a me dar uma dor de estômago terrível. Tentei dormir, mas tive de vomitar tudo o que comi primeiro, aí dormi.

Às 21:30 horas fui no M.. Remédios.


19/03/03

Dormi mesmo só às 7 horas da manhã, sem dor. Acordei 10 para às 9 horas. Me arrumei e saí.

Andei bastante, mas fiquei quase duas horas na internet. Depois fui para o Tiger (Shopping), onde encontrei o M. e a I.. Almoçamos e voltamos juntos para o Zimpeto.

Papo e desabafo com a I.. Não fomos no grupo grande dos missionários. Ler.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Top Secret

08/05/07

I am a secret garden.

Please, follow these lines.

Come, my precious one

Because my love is better than wine.


I was made from you

From a part of your side

And now I’m coming back to you

For your delight.


I came from a distant land

And met you when you’re meditating

Please, bring me to your mother’s tent

And you’ll appreciate.


For seven years you worked here

But they seemed to you but a few days.

As Jacob worked year by year

For Rachel’s love in many ways.


Now, please, lover of my soul

Urge me not to leave you

For where you go I’ll go

And anything but death can part me from you.


Please, forgive me

For didn’t do good for you

I don’t have any excuses

But I sincerely love you.


I want do you only good

As long as there is life within me.

There is no flaw in you

And a real blessing for you I want to be.


Tentei expressar meus sentimentos

Daquilo que escondi profundamente.

Não posso fugir dos pensamentos

Que mostram que agi tão duramente.


Perdoe, por favor, minhas palavras.

Quão insana me tornei sem razão.

Quem me dera eu sofresse calada

Para não mais quebrar teu coração.


Eu daria qualquer coisa em minha vida

De tudo o que há em minha alma

Prá curar cada dor, cada ferida

E trazer de volta tua calma.


Tentei buscar inspiração

Naquilo que mais pode inspirar

Mas eis que perco a concentração

Quando em ti começo a pensar.


Eu sou um jardim fechado

Onde ninguém jamais entrou

As chaves são para o meu amado

Aquele que primeiro me amou.


Vem colher os meus frutos

Frutos do amor que guardei.

Vem, meu amor, pois são muitos

E por ti tanto tempo esperei.


Please, come

Because your love is better than wine!

You are lovely, and pleasand,

You, whom my soul loves.


Your name is like perfume poured out.

My lover, fairest among women.

Please, send forth your fragance over me, my beloved.

You are beautiful, you are delightful


You are more to me than ten sons!

I am your garden and you are mine!

Please, turn away your flashing eyes from me,

For they have overcome me!


You are the chief among ten thousand to my soul.

Come into your garden and eat

Its choicest fruits.


Your appearance is excellent,

Stately, and majestic as the cedars.

I am yours and your desire is toward me!


Please, come, the one altogether lovely.

I will give you my love.


If I could call you my brother

I would kiss you, and none would despise me.

Under your shadow I delight to sit

And your fruit is sweet to my taste.

I am sick with love, my fair one.


Arise, my beloved, and come away.

Let me see your face

Let me hear your voice

For your voice is sweet

And your face is lovely.


My heart was touched

When you kissed me.

You’re mine

And I’m yours.


Kiss me with

The kisses of your mouth!

I dreamed with you

The one whom my soul loves.


How fair you are, my love,

How very fair!

Your mouth is lovely.

Come away with me.


How much better is your love than wine!

Come, and drink abundantly of love,

My precious one.

Now I know You are mine,

Irrevocably mine!


I dreamed that I heard your voice.

I am sick from love, simply sick to be with you.

I will betroth you to me forever

Yes, I will betroth you to me

In righteousness and justice,

In steadfast love, and in mercy.

I will even betroth you to me

In stability and in faithfulness,

And you shall know the Lord.


I turn to you with unconcealed eagerness

To begin my life of

Sweet companionship with you.


Make haste, and come quickly,

And take me to our waiting home

Upon the mountains of spices!


(Lioness - poema de presente de aniversário para o 'marido', antes de nos casarmos)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cada stress...


11/03/03

Dormi até mais tarde (acho que 9 horas). Calor. Peguei minhas cópias para a Escola Bíblica. Separei material. G. deu-me almoço.

Aula sobre espiritualidade e aula de português. Comi salada de fruta e tomei banho. Janta e ‘gelinhos’* que sobraram da festa das crianças com o M., o J. e o A..

Preenchi os formulários para o plano de saúde que M. A. (H. B.) quer fazer para os brasileiros.


12/03/03

G. e C. foram à África do Sul. Dei aula sobre espiritualidade.

Lavei e estendi roupa. Meditei. Preparei materiais e elaborei provas. Falei com o M. e com o D. (tradutores e professores auxiliares moçambicanos da Escola Bíblica). Li a Bíblia.

Observei movimento atrás da casa. Pai e mãe ligaram. Tomei banho. M. ligou. Não fui ao grupo. Deitar, ler, esperar...


13/03/03

Saí com a I.: fomos ao hospital e às farmácias para abastecer a clínica. Fotos, almoço, internet e praia. Comprei material escolar.

Culto à noite. Lanche na casa do M.. Banho e dormir.


14/03/03

Aula sobre dons e aula de changana. Lavei roupa. Fiz 80 livros sem palavras. Que sessão para tirar xerox com o M.!

À tardezinha, M. ligou convidando para um café. Acabamos fazendo uma janta DAQUELAS! I. só enrolou que vinha. Ler...


15/03/03

Lavei roupa, fiz mais livros sem palavras com o material que a B. (África do Sul) me deu. Grampear trabalhos de evangelismo.

Falei com a H. (enfermeira da Alemanha). Escrever... P. (Nova Zelândia) e H. vieram me visitar. Servi chá e café para elas.

I. ligou. Me arrumei e fui na casa do M.. Ele, I. e eu fomos ao aeroporto, onde almoçamos, conversamos e tiramos fotos. Comprei um broche da bandeira de Moçambique.

De volta, passamos no Shoprite, e houve stress entre B.** e M.. I. veio tomar um café comigo e acabou ficando no telefone. Foi embora cedo.


16/03/03

Na Igreja Batista Renovada foi uma bênção, com ministério com surdos e tudo!

Fomos até a África do Sul (fronteira), almoçamos e voltamos. Na casa do M., café e janta.

Liguei para o pai e a mãe. Dor de cabeça. Ler.


* O que se conhece no Brasil por ‘geladinho’, ‘chupa-chupa’, etc.

** M. é um missionário solteiro suíço que resolveu abrigar em sua casa três meninos: B., D. e P..

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tensão na 'Casa Grande'


05/03/03

Depois da aula, peguei um livro e fui fazer cartazes: relógio, fruto do Espírito e turma do Smilinguido. A I. só prometeu, mas não veio. Fiz tradução para a S.. Peguei cartaz do Arco-Íris. Almocei/Jantei e tomei banho.

Teve grupo familiar. Preciso ler mais em inglês. Matar mosquitos.


06/03/03 – três meses aqui!

Levantei lá por 8:30 horas. Lavei roupa de cama, tomei café, varri e passei pano no quarto e na sala, limpei mosquiteiro e mala, estendi lençois. Tempo estranho.

Fiz 30 frutos do Espirito com cartolina. Dei aula de português sobre as horas, a palavra tempo e idade.

Almocei/Jantei depois das 17 horas, depois tomei banho.

Fiz uma árvore para colocar os frutos. Não fui à Igreja. Preparei uma carta-presente para a G. e, junto com mais duas cartas, entreguei ao J. para que ele as colocasse no correio na África do Sul para mim. Ler...


07/03/03

Aula abençoada na Escola Bíblica, e depois aula de changana. Fiz os convites para a festa de aniversário de amanhã.

Tomei banho, almocei/jantei. Fui na cozinha dos misionários e depois na casa do M.. Tomei um café. Terminei convites.

Dor de cabeça. I. chegou e foi muito legal. Só depois que o clima ficou HORRÍVEL por causa do J. e a mania da televisão. Papo com a I..


08/03/03

Ler até 1:30 h da manhã. Dormir.

Saímos para o mercado, onde o A. comprou os últimos doces para a festa. De volta, refresco com a I. e o P.. Encher bexigas.

Ligações para a I. do Brasil. M. veio tomar um café. Tentaram entrar no quarto de A. e J., entraram na nossa sala e levaram o CD player da G. e as chaves dela, mais o dinheiro da clínica que estava na pochete da I.. Por Deus meu quarto estava trancado.

Correria, decoração da festa. Trocar fechaduras das portas.

“Festa” difícil, com o A. dando ordens. Fim repentino. Fui no Tinache (laboratório clínico) com a I.. Papo com o M.. Ler.


09/03/03

Ler a Bíblia durante toda a manhã, atenta à porta do lado. Mais tarde, fiquei com os brasileiros e o M., tomei ‘sumo’* na hora do almoço.

Acompanhei a I. à tarde. Conflitos.

Às 17 horas fui tomar banho e me arrumar. Lá por 15 para às 19 horas fomos ao ‘Mimos’, onde comemos uma pizza deliciosa (não como a do Brasil. é claro) com batatas fritas, e sorvete bom demais! Meia noite de volta.


10/03/03

Pizza no café da manhã. Culto, aula e papo. Saí com a I. para o Tinache e o Shoprite. Lanche e papo.

Teve mais um roubo na “Casa Grande”**. Ler.


* Como os moçambicanos chamam o que os brasileiros chamam ‘suco’. O perigo de se usar ‘suco’ é sua semelhança com ‘suca’, uma palavra em changana que significa ‘Sai!’.

** Como costumávamos chamar a casa que abrigava quatro kitinetes, numa das quais eu morava.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Compras em Moçambique!


28/02/03

Depois da aula sobre dons, me encontrei com A. (pastora moçambicana), que me deu uma aula de changana.

Liguei para M. e almocei.

Às 14:30 horas peguei carona com J. e S. (Canadá) e fui para Maputo. Comprei cartazes, dicionários de changana-português e um livro. G. me deu uma bolsa e um livro de Salmos em inglês atual. Achei Guaraná Antártica (original do Brasil) por 15 mil meticais!

Voltei numa chapa (Vann – lotação) cheia – de matar! Banho, cansaço. Embrulhei um dicionário de presente para a A..


01/03/03

Levei a manhã toda para fazer um cartaz do Ministério Arco-Íris para a festa de aniversário das crianças. Não almocei.

Às 15 horas, acho, fui com a I., a C. e mais 14 bebês para um parque de diversões bem simples e depois beber refresco na praia.

Ventania DAQUELAS por causa de um ciclone entre Moçambique e a ilha de Madagascar. Mar super agitado e maré alta.

Depois, à noite, comemos lingüiça e galinha com refresco na casa do M.. Bom demais!


02/03/03

Culto às 10 horas com palavra/revelação de Deus sobre a África e a Tribo de Judá (leão/louvor).

Fomos com três visitantes almoçar no Impala (restaurante Indiano) e, apesar do Piri-Piri (molho de pimenta daqui), foi legal. Lindo mesmo foi ver o mar...

De volta, liguei para o pai e a mãe. As fotos e os postais chegaram. Muito papo com o A.. Escrever...


03/03/03

Depois do culto, esperei até a hora da aula, que foi uma bênção. Digitei um estudo e uma carta. Almocei às 17 horas.

Lavei roupa na máquina da G.. Banho. Café e papo na casa do M.. Roubaram 100 dólares da I..


04/03/03

Passei a manhã fazendo cópias à mão de um trabalho para os alunos (já que a máquina de xerox não está funcionando). Aula sobre espiritualidade, depois aula de português para os missionários. Almocei e conversei com a I..

Corrigir trabalhos e ler depois do banho. Ver internet.

Resposta

Abraço mandado
recado dado
manipulado.
Não, obrigado.

(Lioness, 29/09/09)

Odeio

Eu odeio errar,
e odeio que errem comigo.
Odeio odiar
e odeio ter que trabalhar
olhando para o próprio umbigo.

Triste é viver
e ter que esperar
para fazer sentido.
Triste é morrer
e ter a sensação
de não ter vivido.

05 de março 2009 - Lioness

Meu primeiro livro de discipulado


24/03/03

Sonhei que a F, se desviou.

Durante a ministração de R. B. (marido da H. B.) no culto, pela manhã, comecei a ter idéias sobre o tema do livro de discipulado para os moçambicanos. Parei de prestar atenção do que R. dizia e fiz um esboço, na hora, do conteúdo de cada capítulo. Comecei a preparar um material de discipulado assim quye cheguei em casa. Acrescentei um anexo sobre “Quem é Deus” no livrinho.

Apliquei prova de evangelismo, vim para casa, comi um macarrão 2 minutos e corrigi TODAS as provas.

Tomei banho. Peguei lista das camaratas com o A., que recebeu o DIRE (visto permanente de estrangeiros) hoje (aleluia!).

Pappo com a C., que está diferente (mais legal). Fiz macarrão com ovo, jantei e li um pouco. Ver internet.


25/03/03

Sonhei a noite toda que fui roubada de várias formas.

Fui no Shoprite. Não consegui tirar dinheiro, nem lá, nem no aeroporto. Comprei só o que estava mais em falta e trouxe um lanche prá mim e prá I..

Quando cheguei, liguei para o R. e para o pai e a mãe. Almocei e separei material. Vento forte e chuva.

Dei prova na aula de espiritualidade.

Às 15:30 horas, mais ou menos, I. veio tomar um café. Papo. Mostrei-lhe o livrinho de discipulado (como estava). Banho e frio (aleluia!). Corrigir provas, fechar notas, fiz mais uma lição do livrinho.


26/03/03

I. sonhou com nós duas limpando uma casa muito grande, cheia de camas, mas muito velha.

D. deu aula de espiritualidade. Falei com ele depois da aula sobre alunos “problemáticos” (A.e P. C.).

Entreguei materiais para Pr. E.. Trabalhei no livro de discipulado durante todo o dia.

Pus roupa suja e roupa de cama para lavar. J. veio pedir ajuda com um gravador.

I. está com malária (again). Terminei livro (escrito à mão), comi e tomei banho. Escrever, ler, orar, adorar...

Em pé de guerra


20/03/03 – 3 meses e meio aqui!

Saí com a I.. Andamos muito atrás de scanner barato, mas não conseguimos. Internet. Almoço 10 para às 17 horas.

Na volta, soubemos que seis alunos da Escola Bíblica foram mandados embora. Janta na casa do M., onde lavei a louça.

Estourou a guerra no Iraque.

Depois do banho, meditar e ler.


21/03/03

Aula de revisão de dons. Palavra sobre a ministração de 1ª Coríntios 5 e fotos.

Aula de changana – como explicar o livro sem palavras. Anotei tudo foneticamente. Não almocei.

Empacotar livros sem palavras. Lavei roupa. C. ligou. Pai e mãe também ligaram. Novidades MARAVILHOSAS: W. B. chega aqui dia 13 de abril.

Peguei chave da casa do M.. I. ficou cansadíssima. Tomei banho. Ler, organizar as coisas, escrever, tomar um lanche com Iara, conversar.


22/03/03

Sonhei com o K;.

Hoje houve manifestação de guerra nas ruas de Maputo. Os ‘brancos’ foram aconselhados a não saírem de casa para não serem confundidos com norte-americanos, pois os islamismo ainda predomina por aqui.

Passei só nervoso com a I; me dizendo o que fazer e mudando de idéia a cada dez minutos. Fui com ela e o A. levar a mudança do Dr. O.. Passamos no Shoprite e no aeroporto para tirar dinheiro. Almoço.

Fiz cartazes para a clínica. Tomei café na casa do M.. Abraços. Ler antes de dormir...


23/03/03

Passei o dia esperando telefonema do Brasil e NADA! Ainda bem que pude almoçar no M., onde se pode atender ligações externas diretamente.

Vim para casa à noite. Banho e leitura.

O início do fim

26 de fevereiro de 2009


Você me destruiu

Meu coração partiu

Podridão da alma exalou

Brilho no olhar que secou.

Dor

Amargura

Ódio

Rancor.

Minhas palavras não matam

Quem morto já está.

Me sinto morta

Neutralizada

Impotente

Rejeitada.

Não existo

Só respiro

Não vivo

Incomodo

Cobro

Culpo

Me desdobro.

Sem vida

Quanto mais eu grito

Quanto mais peço ajuda

Mais surdos se fazem

Mais fundo eu me jogo.

Não entendem

Não querem entender

Cada um tem seu problema

O meu é trabalho demais.

Casei, foi um erro.

Precipitação

Me perdi

Você me abandonou.

Em cada momento de necessidade

Você me deixou.

Cada vez que eu mais precisei

Sozinha fiquei.

Você estava ocupado demais

Com seu negócio

Com seu amigo

Com seu tio

Com a Igreja

Que me deixou sozinha

Quando mais precisei de você.

Agora você planeja uma vida

Dividida

Eu estou há meses remoendo

Pensamento que tortura

Rejeição

Abandono

Solidão

Marido que não é marido

Marido com duas casas

Marido que não quer viver

Perto da esposa

Preferia não ter nascido.


(Lioness)

3a Carta da ...- Moçambique


Então...

Estou realmente feliz aqui, é claro que com saudades, e muitas vezes me sentindo sozinha, mas Deus é maravilhoso, como sempre. Deus tem aberto portas que homem nenhum fecha, as aulas de português que estou dando para os missionários de língua inglesa é uma prova, o quarto que recebi é um dos melhores de toda a missão (e brasileiro nenhum antes tinha acesso), estou tendo aulas de changana (a língua do povo daqui) e já tenho usado isso nas aulas com os pastores - o que tem facilitado muito as explicações.

Mas a bênção maior foi ontem numa aula que tive um tempo livre com o primeiro ano: Com as aulas de changana acabei descobrindo um pequeno problema no conceito de Deus que eles têm e nunca perceberam ( ou nunca tinha sido relevante para eles). Descobri porque eles vão à igreja e ao curandeiro ao mesmo tempo, porque nunca escrevem Deus com letra maiúscula, porque sempre dizem 'o deus' quando se referem a Deus, e porque eles têm dificuldade em compreender que Deus é um. Nas aulas de changana descobri que Deus é 'Xikwembu', que é singular de 'swikwembu', que são os espíritos dos ancestrais que os curandeiros e feiticeiros invocam em seus trabalhos. Então Deus, pra eles, é um espírito que é invocado na igreja. A diferença na pronúncia é imperceptível em determinados momentos, e só Deus pra arrumar a confusão na cabeça deles.

Ontem na aula com os pastores Deus começou a ministrar muito claro para trabalhar sobre o conceito de Deus na cultura changana, e eles confirmaram tudo o que eu suspeitava, com fatos de suas igrejas, com testemunhos de pastores desviados e tudo o mais. Ministrei sobre a onisciência, onipresença, onipotência e eternidade de Deus, sobre o nome de Deus e sobre a diferença de palavras em changana. Eles ficaram muito felizes de me ver escrevendo em changana e aceitaram de coração a palavra vinda de Deus. Meditamos juntos no Salmo 139 que ressalta a pessoa de Deus e sobre Oséias 4:6, que diz: 'O meu povo tem sido destruído por falta de conhecimento'..., e saí ontem da sala de aula com um dos pastores me dizendo: 'Agora entendo porque sofremos quando tentamos fazer as coisas certas. As pessoas não conhecem a Deus, mas agora posso enfrentar as dificuldades e barreiras porque sei quem Deus é, e porque Cristo sofreu por mim, também posso sofrer por Ele.'

Imaginem a minha alegria, a satisfação do meu coração em ver os planos de paz de Deus sendo concretizados em minha vida. Foi demais!!! Mas, a batalha também foi grande, pois logo depois disso meu estômago começou a doer, vomitei tudo o que comi ontem e, pela primeira vez na minha vida, passei TODA A NOITE com fortíssimas dores de estômago, que só parou lá por 7 da manhã de hoje, quando dormi até às 9. Nem os remédios para dor que a enfermeira do centro me deu adiantaram. Só Jesus para nos manter em pé. Ainda não comi nada, só bebi um suco, mas estou bem. Vale a pena.

Estejam orando por mim pelo dia 29 de março, pois fui convidada por um de meus alunos para passar um fim de semana em OUTRA PROVÍNCIA DE MOÇAMBIQUE: GAZA, onde estarei pregando num culto de jovens. É uma alegria para mim poder sair um pouco de Maputo e conhecer outros lugares deste país.

Quanto à mudança da S., tenho acompanhado um pouco pelo telefone com os meus pais, e estou muito feliz. Estou de mudança junto com vocês e estou me preparando para muito trabalho e muita celebração na presença de Deus junto com vocês. Tenho pensado nos jovens todos os dias e não vejo a hora de poder reencontrá-los. Quero dar uma palavra de encorajamento a todos vocês: 'PROVEM E VEJAM QUE O SENHOR É BOM. COMO É FELIZ O HOMEM QUE NELE SE REFUGIA. OS LEÕES PODEM PASSAR NECESSIDADE E FOME, MAS OS QUE BUSCAM O SENHOR DE NADA TÊM FALTA'.
(Salmo 34:8 e 10)

Ah, como eu amo a cada um de vocês...
Shalom, amigos...

Batalhas ao expôr a verdade


17/03/03

Tivemos uma reunião. Pensei em escrever algo para o discipulado dos moçambicanos.

Confusão de informações sobre as aulas dessa semana. Tive uma aula tumultuada. Recolhi trabalhos. Corrigir e escrever. Dei lembrancinhas e fiz contas.

Milagre: A I. veio tomar café comigo, mesmo assim parece interesse, porque ela precisa de mim no discipulado dos educadores das crianças. Corrigir trabalhos até meia noite. Banho e leitura.


18/03/03

Levantei mais ou menos às 9 horas. Preparei material, corrigi testes e trabalhos e liguei para o Pr. E.. Fui ver as cópias com o M., mas só passei nervoso. Pelo menos trouxe todas as cópias.

A I. me ligou dizendo que trouxe almoço prá mim. Peguei mais papel colorido com a B.. Almocei com a I..

Aula ABENÇOADÍSSIMA sobre o problema do conceito de Deus em changana. Depois liguei para a I..

M. me ligou. Tomei banho. Começou a me dar uma dor de estômago terrível. Tentei dormir, mas tive de vomitar tudo o que comi primeiro, aí dormi.

Às 21:30 horas fui no M.. Remédios.


19/03/03

Dormi mesmo só às 7 horas da manhã, sem dor. Acordei 10 para às 9 horas. Me arrumei e saí.

Andei bastante, mas fiquei quase duas horas na internet. Depois fui para o Tiger (Shopping), onde encontrei o M. e a I.. Almoçamos e voltamos juntos para o Zimpeto.

Papo e desabafo com a I.. Não fomos no grupo grande dos missionários. Ler.

Top Secret

08/05/07

I am a secret garden.

Please, follow these lines.

Come, my precious one

Because my love is better than wine.


I was made from you

From a part of your side

And now I’m coming back to you

For your delight.


I came from a distant land

And met you when you’re meditating

Please, bring me to your mother’s tent

And you’ll appreciate.


For seven years you worked here

But they seemed to you but a few days.

As Jacob worked year by year

For Rachel’s love in many ways.


Now, please, lover of my soul

Urge me not to leave you

For where you go I’ll go

And anything but death can part me from you.


Please, forgive me

For didn’t do good for you

I don’t have any excuses

But I sincerely love you.


I want do you only good

As long as there is life within me.

There is no flaw in you

And a real blessing for you I want to be.


Tentei expressar meus sentimentos

Daquilo que escondi profundamente.

Não posso fugir dos pensamentos

Que mostram que agi tão duramente.


Perdoe, por favor, minhas palavras.

Quão insana me tornei sem razão.

Quem me dera eu sofresse calada

Para não mais quebrar teu coração.


Eu daria qualquer coisa em minha vida

De tudo o que há em minha alma

Prá curar cada dor, cada ferida

E trazer de volta tua calma.


Tentei buscar inspiração

Naquilo que mais pode inspirar

Mas eis que perco a concentração

Quando em ti começo a pensar.


Eu sou um jardim fechado

Onde ninguém jamais entrou

As chaves são para o meu amado

Aquele que primeiro me amou.


Vem colher os meus frutos

Frutos do amor que guardei.

Vem, meu amor, pois são muitos

E por ti tanto tempo esperei.


Please, come

Because your love is better than wine!

You are lovely, and pleasand,

You, whom my soul loves.


Your name is like perfume poured out.

My lover, fairest among women.

Please, send forth your fragance over me, my beloved.

You are beautiful, you are delightful


You are more to me than ten sons!

I am your garden and you are mine!

Please, turn away your flashing eyes from me,

For they have overcome me!


You are the chief among ten thousand to my soul.

Come into your garden and eat

Its choicest fruits.


Your appearance is excellent,

Stately, and majestic as the cedars.

I am yours and your desire is toward me!


Please, come, the one altogether lovely.

I will give you my love.


If I could call you my brother

I would kiss you, and none would despise me.

Under your shadow I delight to sit

And your fruit is sweet to my taste.

I am sick with love, my fair one.


Arise, my beloved, and come away.

Let me see your face

Let me hear your voice

For your voice is sweet

And your face is lovely.


My heart was touched

When you kissed me.

You’re mine

And I’m yours.


Kiss me with

The kisses of your mouth!

I dreamed with you

The one whom my soul loves.


How fair you are, my love,

How very fair!

Your mouth is lovely.

Come away with me.


How much better is your love than wine!

Come, and drink abundantly of love,

My precious one.

Now I know You are mine,

Irrevocably mine!


I dreamed that I heard your voice.

I am sick from love, simply sick to be with you.

I will betroth you to me forever

Yes, I will betroth you to me

In righteousness and justice,

In steadfast love, and in mercy.

I will even betroth you to me

In stability and in faithfulness,

And you shall know the Lord.


I turn to you with unconcealed eagerness

To begin my life of

Sweet companionship with you.


Make haste, and come quickly,

And take me to our waiting home

Upon the mountains of spices!


(Lioness - poema de presente de aniversário para o 'marido', antes de nos casarmos)

Cada stress...


11/03/03

Dormi até mais tarde (acho que 9 horas). Calor. Peguei minhas cópias para a Escola Bíblica. Separei material. G. deu-me almoço.

Aula sobre espiritualidade e aula de português. Comi salada de fruta e tomei banho. Janta e ‘gelinhos’* que sobraram da festa das crianças com o M., o J. e o A..

Preenchi os formulários para o plano de saúde que M. A. (H. B.) quer fazer para os brasileiros.


12/03/03

G. e C. foram à África do Sul. Dei aula sobre espiritualidade.

Lavei e estendi roupa. Meditei. Preparei materiais e elaborei provas. Falei com o M. e com o D. (tradutores e professores auxiliares moçambicanos da Escola Bíblica). Li a Bíblia.

Observei movimento atrás da casa. Pai e mãe ligaram. Tomei banho. M. ligou. Não fui ao grupo. Deitar, ler, esperar...


13/03/03

Saí com a I.: fomos ao hospital e às farmácias para abastecer a clínica. Fotos, almoço, internet e praia. Comprei material escolar.

Culto à noite. Lanche na casa do M.. Banho e dormir.


14/03/03

Aula sobre dons e aula de changana. Lavei roupa. Fiz 80 livros sem palavras. Que sessão para tirar xerox com o M.!

À tardezinha, M. ligou convidando para um café. Acabamos fazendo uma janta DAQUELAS! I. só enrolou que vinha. Ler...


15/03/03

Lavei roupa, fiz mais livros sem palavras com o material que a B. (África do Sul) me deu. Grampear trabalhos de evangelismo.

Falei com a H. (enfermeira da Alemanha). Escrever... P. (Nova Zelândia) e H. vieram me visitar. Servi chá e café para elas.

I. ligou. Me arrumei e fui na casa do M.. Ele, I. e eu fomos ao aeroporto, onde almoçamos, conversamos e tiramos fotos. Comprei um broche da bandeira de Moçambique.

De volta, passamos no Shoprite, e houve stress entre B.** e M.. I. veio tomar um café comigo e acabou ficando no telefone. Foi embora cedo.


16/03/03

Na Igreja Batista Renovada foi uma bênção, com ministério com surdos e tudo!

Fomos até a África do Sul (fronteira), almoçamos e voltamos. Na casa do M., café e janta.

Liguei para o pai e a mãe. Dor de cabeça. Ler.


* O que se conhece no Brasil por ‘geladinho’, ‘chupa-chupa’, etc.

** M. é um missionário solteiro suíço que resolveu abrigar em sua casa três meninos: B., D. e P..

Tensão na 'Casa Grande'


05/03/03

Depois da aula, peguei um livro e fui fazer cartazes: relógio, fruto do Espírito e turma do Smilinguido. A I. só prometeu, mas não veio. Fiz tradução para a S.. Peguei cartaz do Arco-Íris. Almocei/Jantei e tomei banho.

Teve grupo familiar. Preciso ler mais em inglês. Matar mosquitos.


06/03/03 – três meses aqui!

Levantei lá por 8:30 horas. Lavei roupa de cama, tomei café, varri e passei pano no quarto e na sala, limpei mosquiteiro e mala, estendi lençois. Tempo estranho.

Fiz 30 frutos do Espirito com cartolina. Dei aula de português sobre as horas, a palavra tempo e idade.

Almocei/Jantei depois das 17 horas, depois tomei banho.

Fiz uma árvore para colocar os frutos. Não fui à Igreja. Preparei uma carta-presente para a G. e, junto com mais duas cartas, entreguei ao J. para que ele as colocasse no correio na África do Sul para mim. Ler...


07/03/03

Aula abençoada na Escola Bíblica, e depois aula de changana. Fiz os convites para a festa de aniversário de amanhã.

Tomei banho, almocei/jantei. Fui na cozinha dos misionários e depois na casa do M.. Tomei um café. Terminei convites.

Dor de cabeça. I. chegou e foi muito legal. Só depois que o clima ficou HORRÍVEL por causa do J. e a mania da televisão. Papo com a I..


08/03/03

Ler até 1:30 h da manhã. Dormir.

Saímos para o mercado, onde o A. comprou os últimos doces para a festa. De volta, refresco com a I. e o P.. Encher bexigas.

Ligações para a I. do Brasil. M. veio tomar um café. Tentaram entrar no quarto de A. e J., entraram na nossa sala e levaram o CD player da G. e as chaves dela, mais o dinheiro da clínica que estava na pochete da I.. Por Deus meu quarto estava trancado.

Correria, decoração da festa. Trocar fechaduras das portas.

“Festa” difícil, com o A. dando ordens. Fim repentino. Fui no Tinache (laboratório clínico) com a I.. Papo com o M.. Ler.


09/03/03

Ler a Bíblia durante toda a manhã, atenta à porta do lado. Mais tarde, fiquei com os brasileiros e o M., tomei ‘sumo’* na hora do almoço.

Acompanhei a I. à tarde. Conflitos.

Às 17 horas fui tomar banho e me arrumar. Lá por 15 para às 19 horas fomos ao ‘Mimos’, onde comemos uma pizza deliciosa (não como a do Brasil. é claro) com batatas fritas, e sorvete bom demais! Meia noite de volta.


10/03/03

Pizza no café da manhã. Culto, aula e papo. Saí com a I. para o Tinache e o Shoprite. Lanche e papo.

Teve mais um roubo na “Casa Grande”**. Ler.


* Como os moçambicanos chamam o que os brasileiros chamam ‘suco’. O perigo de se usar ‘suco’ é sua semelhança com ‘suca’, uma palavra em changana que significa ‘Sai!’.

** Como costumávamos chamar a casa que abrigava quatro kitinetes, numa das quais eu morava.

Compras em Moçambique!


28/02/03

Depois da aula sobre dons, me encontrei com A. (pastora moçambicana), que me deu uma aula de changana.

Liguei para M. e almocei.

Às 14:30 horas peguei carona com J. e S. (Canadá) e fui para Maputo. Comprei cartazes, dicionários de changana-português e um livro. G. me deu uma bolsa e um livro de Salmos em inglês atual. Achei Guaraná Antártica (original do Brasil) por 15 mil meticais!

Voltei numa chapa (Vann – lotação) cheia – de matar! Banho, cansaço. Embrulhei um dicionário de presente para a A..


01/03/03

Levei a manhã toda para fazer um cartaz do Ministério Arco-Íris para a festa de aniversário das crianças. Não almocei.

Às 15 horas, acho, fui com a I., a C. e mais 14 bebês para um parque de diversões bem simples e depois beber refresco na praia.

Ventania DAQUELAS por causa de um ciclone entre Moçambique e a ilha de Madagascar. Mar super agitado e maré alta.

Depois, à noite, comemos lingüiça e galinha com refresco na casa do M.. Bom demais!


02/03/03

Culto às 10 horas com palavra/revelação de Deus sobre a África e a Tribo de Judá (leão/louvor).

Fomos com três visitantes almoçar no Impala (restaurante Indiano) e, apesar do Piri-Piri (molho de pimenta daqui), foi legal. Lindo mesmo foi ver o mar...

De volta, liguei para o pai e a mãe. As fotos e os postais chegaram. Muito papo com o A.. Escrever...


03/03/03

Depois do culto, esperei até a hora da aula, que foi uma bênção. Digitei um estudo e uma carta. Almocei às 17 horas.

Lavei roupa na máquina da G.. Banho. Café e papo na casa do M.. Roubaram 100 dólares da I..


04/03/03

Passei a manhã fazendo cópias à mão de um trabalho para os alunos (já que a máquina de xerox não está funcionando). Aula sobre espiritualidade, depois aula de português para os missionários. Almocei e conversei com a I..

Corrigir trabalhos e ler depois do banho. Ver internet.